Rondônia, - 11:58

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
Internacional
Detido homem que queria matar primeiro-ministro espanhol
O suspeito está detido em Barcelona e teria o “sério propósito” de assassinar o primeiro-ministro espanhol devido à exumação de Franco
Publicado Sexta-Feira, 9 de Novembro de 2018, às 06:15 | Fonte Expresso 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=356549&codDep=24" data-text="Detido homem que queria matar primeiro-ministro espanhol

  
 
 

EZEQUIEL BECERRA/GETTY


A polícia espanhola anunciou esta quinta-feira que deteve um homem em Terrassa, Barcelona, depois de este manifestar a sua intenção de atacar o primeiro-ministro espanhol em vingança pela exumação de Francisco Franco do Vale dos Caídos.

De acordo com fontes policiais, o homem, filho de um autarca franquista que tinha um arsenal de armas em casa, é um segurança com três décadas de experiência e que gosta de armas, tendo sido detido a 19 de setembro.

O juiz decidiu manter o homem em prisão preventiva, decisão que foi confirmada pelo Tribunal de Barcelona, alegando que o homem tinha o "sério propósito" de cometer um homicídio.

O detido, que permanece num estabelecimento prisional em Barcelona, havia anunciado a sua intenção de matar o primeiro-ministro, Pedro Sanchez, em várias mensagens num grupo de WhatsApp, tendo solicitado aos membros ajudar para concretizar a sua intenção.

O juiz agora pretende esclarecer se as suas "habilidades mentais" poderiam influenciar os seus planos para atacar o primeiro-ministro, que aparentemente começou quando Sanchez anunciou a intenção de exumar os restos do ditador Francisco Franco.

O Governo garantiu esta quinta-feira que a segurança do presidente do executivo "em nenhum caso foi comprometida" e descreveu a detenção como um "incidente".

O parlamento espanhol aprovou em setembro a proposta do Governo socialista a autorizar a exumação dos restos mortais do ditador Francisco Franco do mausoléu no Vale dos Caídos, nos arredores de Madrid, onde estão desde a sua morte.
A decisão foi tomada por 172 votos a favor, dois contra e 164 abstenções, entre as quais as dos deputados do Partido Popular (direita) e Cidadãos (direita liberal).

Francisco Franco Bahamonde foi um militar espanhol que integrou o golpe de Estado que, em 1936, marcou o início da Guerra Civil Espanhola, tendo exercido desde 1938 o lugar de chefe de Estado até morrer em 1975, ano em que se iniciou a transição do país para um sistema democrático.

Em nome de uma suposta "reconciliação" nacional, Franco transferiu a partir de 1959 os restos mortais de 37.000 vítimas - nacionalistas e republicanos - da guerra civil para o local que é visto como exaltador da ditadura franquista.

O Governo espanhol indicou sua intenção de completar a exumação do corpo do ditador até ao fim do ano.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em INTERNACIONAL


Ditadura na Venezuela: Chavismo prende 27 militares que se rebelaram
Nas redes sociais, tornaram-se virais os vídeos dos militares com pedidos para que a população se juntasse ao protesto....


Embaixadora italiana em Paris chamada ao MNE depois de Di Maio ter acusado França de explorar África
O líder do Cinco Estrelas exortou a UE a impor sanções contra França por esta “nunca ter parado de colonizar dezenas de Estados africanos”. Essas sanções deveriam ser aplicadas a “todos os países que empobrecem África e obrigam aquelas pessoas a sa...


Presidente russo e PM japonês encontram-se para resolver disputa de ilhas que remonta ao fim da II Guerra
O exército soviético ocupou as Ilhas Curilas nos últimos dias do conflito. No entanto, Tóquio recusa-se a reconhecer a soberania de Moscovo sobre aquele território. Em novembro, Shinzo Abe e Vladimir Putin concordaram em intensificar as negociações...


Restaurante de lusodescendente em França recebe estrela Michelin
A estrela foi atribuída esta segunda-feira pelo 'Guia Michelin' ao ‘chef’ Tomy Gousset, conhecido cozinheiro parisiense, numa cerimónia na capital francesa que contou com a presença dos premiados...

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News