Rondônia, - 20:44

 

Você está no caderno - Notícias do interior de Rondônia
Em Ji-Paraná: Outubro Rosa
Ação da Prefeitura no Outubro Rosa atendeu mais 3400 mulheres
As equipes das Unidades de Saúde de Ji-Paraná intensificaram a realização de exames preventivos e orientações durante o mês de outubro.
Publicado Quinta-Feira, 8 de Novembro de 2018, às 06:02 | Fonte Prefeitura de Ji-Paraná 0

  
 
 

 

As equipes das Unidades de Saúde de Ji-Paraná intensificaram a realização de exames preventivos e orientações durante o mês de outubro. Foram mais de 3400 atendimentos realizados.

Durante o mês da campanha, 1739 mulheres fizeram a coleta do preventivo e 358 pacientes se submeteram ao exame de mamografia. Além disso, 1283 mulheres fizeram 5132 testes rápidos para sífilis, HIV e Hepatite.

O objetivo da campanha foi oferecer às mulheres a oportunidade de se proteger contra o câncer de mama e colo do útero. O resultado do esforço foi positivo, de acordo com o balanço feito pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

            Para o diretor da Atenção Básica, Bruno Cézar o resultado da campanha surpreendeu as equipes que perceberam a maior preocupação das mulheres com a saúde.

“Graças ao trabalho de divulgação sobre a campanha Outubro Rosa, tivemos muita procura nas unidades. Além disso, realizamos parcerias com as empresas para atender às funcionárias”, ressaltou Bruno.

            Este ano a Secretaria Municipal de Saúde inovou estendendo o horário de atendimento até as 21h30, em quatro unidades durante uma semana. “Nós decidimos não fazer o dia “D” com atendimento durante um sábado. Investir no atendimento noturno teve melhor resultado. Sabemos que para o próximo ano devemos repetir a iniciativa para que as mulheres tenham a oportunidade de fazer os exames preventivos”, disse o diretor da Atenção Básica.

As ações da saúde da mulher, intensificadas durante o mês de outubro, são realizadas durante todo o ano. Mas durante esse período a demanda aumenta por conta da Campanha de prevenção. Quem não fez os exames, basta procurar a unidade mais próxima que receberá atendimento.

As mulheres devem realizar o exame preventivo do colo do útero com freqüência e a mamografia depois dos 40 anos de idade para rastreamento do câncer. Detectar a doença precocemente aumenta da chance de cura.

O preventivo pode ser feito em uma das Unidades Básicas de Saúde ou no Centro de Saúde da Mulher Ceci Cunha, onde também é oferecido o exame de mamografia. O atendimento é feito das 7h30 às 13h30 e é gratuito.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Notícias do interior de Rondônia


Jaru: Programa Aprender com Saúde chega na escola Aldemir Lima Cantanhede
Na última sexta-feira (12), os atendimentos do Programa ‘Aprender com Saúde’ chegaram na escola Aldemir Lima Cantanhede, no setor dois....


Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos é apresentado em Rolim
O Programa do Sebrae para o Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, visa incentivar os alunos a desenvolver o empreendedorismo...


Rolim de Moura: equipe da Semusa intensifica campanha de vacinação nas escolas
A vacina contra o HPV é a medida mais eficaz para prevenção contra a infeção...


Chuvas causaram prejuízos de mais de R$ 850 mil reais em Rolim de Moura
Mais de cinco linhas tiveram pontes, bueiros e galerias danificadas, sofreram com a força da água....

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News