Rondônia, - 01:15

 

Você está no caderno - Agronegocios / Pecuária
A soja avança em Rondônia
Rondônia é a nova promessa da soja no País
A produção de soja avança da região do Cone Sul onde são cultivadas 183 mil hectare de lavouras para área central, incorporando o..
Publicado Domingo, 14 de Outubro de 2018, às 09:52 | Fonte José Luiz Alves 0

 
 

Divulgação

Plantação de Soja

A produção de soja avança da região do Cone Sul onde são cultivadas 183 mil hectare de lavouras para área central, incorporando o Vale do Jamarí, com mais 65 mil hectare de lavouras, assim como o município de Porto Velho que nesta safra esta plantando 12 mil e 500 hectares. De acordo com levantamento apresentado pela Central Agrícola, Rondônia, cultiva mais de 330 mil hectares de soja totalizando mais de 1,1 milhões de toneladas.

O algodão chega à Rondônia

Homologado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Pela EMBRAPA, o Estado de Rondônia saiu da zona de exclusão para o plantio de algodão geneticamente modificado (GM), podendo passar como Mato Grosso e outros estados a cultivar e comercializar o produto. As primeiras lavouras plantadas no Cone do Sul do Estado devem começar em janeiro de 2019.

O que o agronegócio espera?

Há nos meios rurais de Rondônia uma expectativa enorme quanto ao comportamento dos futuros governantes, presidente da República e Governo estadual, quanto ao futuro do agronegócio neste estado. A maioria espera segurança jurídica no campo legalizando e colocando ordem nas questões fundiárias.

Priorizar a criação de instrumentos capazes de reduzir os riscos de queda na produção, assim como garantir renda ao homem do campo atraindo novas fontes de recursos, aos grandes, médios e pequenos ruralistas, de maneira clara e desburocratizada gerando uma competitividade sadia, onde todos ganham.

Outro fator preocupante para o agronegócio rondoniense, em se tratando de nossa paróquia, gira em torno das prioridades em estabelecer princípios claros com os mercados importadores de alimentos fortalecendo o fluxo de negócios com a China e Estados Unidos, seguindo pela rota do Pacifico, tendo como cabeça de ponte a BR 364, os rios Madeiras e Amazonas.

O candidato que ocupar a cadeira mais importante do Centro Político Administrativo (CPA), em Porto Velho, por certo, terá que se preocupar em apoiar as políticas públicas voltadas para o crescimento sustentável do setor que mantêm a economia de pé no estado, baseada numa agricultura de precisão e uma pecuária de alta genética preservando os recursos naturais e ambientais.

Em Rondônia repousam mais de 100 mil pequenas propriedades rurais sem a devida titulação, nas mãos de agricultores familiares considerados posseiros ou invasores, abastecendo os centros urbanos e gerando renda nas áreas rurais. Essa situação desconfortável a quem produz e vive no campo, por certo, deverá compor agenda do futuro governante que assumirá os destinos de Rondônia a partir de 1º de janeiro de 2019.







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Agronegocios / Pecuária


Universidade cria técnica que identifica uso de agrotóxicos em frutas
Um estudo desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) possibilitará, a produtores e autoridades sanitárias, identificar e mensurar o uso de agroquímicos – em especial pesticidas e fungicidas – nas frutas e legumes consumidos no país....


FNO disponibiliza R$ 2 bilhões para financiamentos no Tocantins
Na ocasião, o presidente da instituição financeira, Valdecir Tose, anunciou que a meta é alcançar R$ 2 bilhões em investimentos no Tocantins em 2019....


Agrotins 2019: Maior feira de agrotecnologia da Região Norte segue até sábado (11)
A abertura do evento contará com a presença do governador do Tocantins, Mauro Carlesse, juntamente com autoridades estaduais, expositores...


Agrotins 2019: Seagro abre inscrições para evento sobre tilápia
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e  Aquicultura (Seagro) inicia a partir desta sexta-feira, 26......

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News