Rondônia, - 14:34

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
Internacional
Tribunal da Espanha bloqueia nova moção de independência da Catalunha
Publicado Terça-Feira, 17 de Julho de 2018, às 17:39 | Fonte Revista Exame 0

 
 

Catalunha: região declarou independência unilateralmente em outubro, na sequência de um referendo (Javier Barbancho/Reuters)

 

Madri – O Tribunal Constitucional da Espanha comunicou nesta terça-feira que bloqueou uma moção aprovada pelo Parlamento da Catalunha visando retomar as medidas para declarar a independência da rica região do nordeste do país.

A suspensão formal da corte à moção secessionista aprovada no dia 5 de julho pela assembleia catalã em Barcelona veio na esteira de uma apelação apresentada pelo governo central espanhol em Madri contra a medida.

O Parlamento catalão pode apelar da decisão do Tribunal Constitucional nos próximos 20 dias. Tanto a corte máxima quando o governo espanhol disseram que a Catalunha não pode realizar um referendo sobre a independência sem violar a Constituição da Espanha.

Na semana passada o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, acertou iniciativas conjuntas com o líder catalão, Quim Torra, mas voltou a descartar qualquer manobra para uma separação regional.

A Catalunha declarou independência unilateralmente em outubro, na sequência de um referendo, levando o então premiê Mariano Rajoy a impor o controle direto de Madri e a convocar uma eleição regional – na qual partidos separatistas voltaram a conquistar uma maioria parlamentar.

Como resultado, Torra disse que a busca catalã pela separação continuará no novo governo.

Sánchez, embora contrário à independência catalã, adotou uma abordagem mais branda para o problema do que Rajoy, privilegiando o diálogo e a remoção dos controles financeiros da Catalunha.

 







Veja também em INTERNACIONAL


75 anos da libertação de Auschwitz: Ser indiferente é ser cúmplice
Jerusalém acolheu o maior encontro diplomático e político desde a cria­ção do Estado judaico, em 1948. No “Yad Vashem — Memorial do Holocausto”, juntaram-se 49......


Trump diz-se honrado por ser o primeiro presidente dos EUA em marcha antiaborto
''As crianças por nascer nunca tiveram um defensor tão acérrimo na Casa Branca'', afirmou Donald Trump na concentração anual antiaborto, onde criticou os democratas...


Trump será 1º presidente a participar de marcha contra o aborto
“O presidente e seu governo têm sido defensores constantes da vida”, disse a organizadora da marcha...


Wuhan construirá hospital dedicado ao coronavírus em poucos dias
Governo tenta impedir um surto de coronavírus após mais de 25 mortes...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News