Rondônia, - 07:56

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
Internacional
Tribunal da Espanha bloqueia nova moção de independência da Catalunha
Publicado Terça-Feira, 17 de Julho de 2018, às 17:39 | Fonte Revista Exame 0

 
 

Catalunha: região declarou independência unilateralmente em outubro, na sequência de um referendo (Javier Barbancho/Reuters)

 

Madri – O Tribunal Constitucional da Espanha comunicou nesta terça-feira que bloqueou uma moção aprovada pelo Parlamento da Catalunha visando retomar as medidas para declarar a independência da rica região do nordeste do país.

A suspensão formal da corte à moção secessionista aprovada no dia 5 de julho pela assembleia catalã em Barcelona veio na esteira de uma apelação apresentada pelo governo central espanhol em Madri contra a medida.

O Parlamento catalão pode apelar da decisão do Tribunal Constitucional nos próximos 20 dias. Tanto a corte máxima quando o governo espanhol disseram que a Catalunha não pode realizar um referendo sobre a independência sem violar a Constituição da Espanha.

Na semana passada o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, acertou iniciativas conjuntas com o líder catalão, Quim Torra, mas voltou a descartar qualquer manobra para uma separação regional.

A Catalunha declarou independência unilateralmente em outubro, na sequência de um referendo, levando o então premiê Mariano Rajoy a impor o controle direto de Madri e a convocar uma eleição regional – na qual partidos separatistas voltaram a conquistar uma maioria parlamentar.

Como resultado, Torra disse que a busca catalã pela separação continuará no novo governo.

Sánchez, embora contrário à independência catalã, adotou uma abordagem mais branda para o problema do que Rajoy, privilegiando o diálogo e a remoção dos controles financeiros da Catalunha.

 









Veja também em INTERNACIONAL


Rússia e China criticam teste de míssil dos Estados Unidos
A Rússia e a China manifestaram forte reação ao teste de lançamento de um míssil de cruzeiro terrestre feito pelos Estados Unidos (EUA) no domingo (18)...


EUA querem saída de Maduro e Juan Guaidó diz que regime se contradiz
Após a confirmação de que conversações vem sendo mantidas com a Venezuela, os Estados Unidos esclarecem que o diálogo apenas visa à saída de Nicolás Maduro do poder e a......


Rússia envia seu primeiro robô humanoide ao espaço
A espaçonave Soyuz que carregava o robô FEDOR foi lançada do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, na quinta-feira (22)...


Petroleiro iraniano apreendido deixa Gibraltar
Um navio petroleiro partiu de Gibraltar após a rejeição pelo território britânico do pedido americano de que a embarcação não fosse liberada...

 


ads2507



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News