Rondônia, - 00:01

 

Você está no caderno - Ação Parlamentar
Aposentadoria de servidores
Comissão temporária se reúne com entidades públicas em busca de agilizar aposentadoria de servidores
A Comissão Temporária Especial destinada a debater e acompanhar o andamento dos processos de aposentadoria que tramitam nas secretarias do poder Executivo, bem como no Instituto de Previdência do Estado (Iperon), se reuniu de forma extraordinária na quinta-feira (26), com a presidência do deputado Anderson do Singeperon (Pros) e com o deputado Jesuíno Boabaid (PMN).
Publicado Sexta-Feira, 27 de Abril de 2018, às 16:18 | Fonte Ale - Ascom 0

 
 

 

A Comissão Temporária Especial destinada a debater e acompanhar o andamento dos processos de aposentadoria que tramitam nas secretarias do poder Executivo, bem como no Instituto de Previdência do Estado (Iperon), se reuniu de forma extraordinária na quinta-feira (26), com a presidência do deputado Anderson do Singeperon (Pros) e com o deputado Jesuíno Boabaid (PMN).

Participaram da reunião membros da Secretaria de Educação (Seduc), do Tribunal de Contas (TC-RO), Iperon e servidores. No entanto, a Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), apontada como o órgão onde os processos "travam", não enviou representante, mas encaminhou ofício pedindo reagendamento de data, que em acordo, ficou para o próximo dia 16 de maio.

A presidente do Iperon, Maria Rejane Sampaio dos Santos Vieira, apresentou dados atualizados relacionados a processos de aposentadoria, voltando a informar que no instituto, saem mais processos do que os que estão tramitando. No entanto, reforçou informação já trazida à reunião anterior de que o grande gargalo é, além dos atrasos na Segep, o próprio servidor, que entra com pedido de aposentadoria e na hora de dar o ciente para o processo ser finalizado, pede para cancelá-lo.

"Este procedimento do servidor causa grandes prejuízos, pois se deixa de fazer um processo de um servidor que quer e precisa da aposentadoria", destacou Rejane.

Questionado pelo deputado Jesuino sobre o tempo de análise dos processos no Tribunal de Contas, Adriel Pedroso afirmou que no passado o prazo chegou a ser de até três anos, no entanto, com a modernização de gestão e digitalização dos processos, de um a três meses os físicos e de dias os eletrônicos. A presidente do Iperon afirmou que no instituto, processos que chegam completos, sem pendência de documentação, são despachados em até dois meses.

O presidente da Comissão, deputado Anderson, sugeriu que se faça uma visita ao Iperon e Segep, tendo em vista que são os apontados pelos servidores pelo travamento dos processos. "O trabalho dos deputados é fiscalizar e em havendo problemas, propor alterações na legislação para agilizar os processos. O que não pode é um servidor demorar até três anos para aposentar e nem desistir da aposentadoria provocando um retrabalho em todos os setores".

Ao final da reunião ficou então reforçado o convite a Seduc, Iperon, Segep, TC-RO e Procuradoria da ALE para reunião ordinária no dia 16 de maio, às 16h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

 

 

ALE/RO - DECOM - Geovani Berno
Foto: Ronaldo Afonso

 

 

FOTOS

 

 

 




Veja também em Ação Parlamentar


O Norte também tem cachaça
Por intermédio do meu amigo Jackson Jibóia tive o prazer de ter acesso ao anuário “A Cachaça no Brasil-Dados de Registro de Cachaças e Aguardentes-Ano 2020” publicado pelo Ministério da Agricultura......


Placas de atendimento prioritário terão de incluir símbolo do espectro autista
Projeto de autoria do deputado Léo Moraes (PTB) torna obrigatória a inserção nas placas ou avisos de atendimento prioritário o símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista em todos os estabelecimentos, que exista atendimento prioritário....


Escola do Legislativo realiza II Ação Cidadã na Escola Capitão Cláudio em Porto Velho
Através de uma solicitação da Associação Mundial de Assistência Social (Amas), neste sábado (05), acontecerá a II Ação Cidadã, evento realizado com apoio da Assembleia Legislativa de Rondônia, através da Escola do Legislativo....


Cleiton Roque recebe agradecimentos pelos R$ 480 mil destinados a São Felipe
O deputado Cleiton Roque (PSB) recebeu em seu escritório parlamentar, em Pimenta Bueno, lideranças do Partido Socialista Brasileiro do município de São Felipe do Oeste. ...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News