Rondônia, - 01:08

 

Você está no caderno - Rondônia
SEGURANÇA
Secretaria de Justiça realiza curso de escolta para agentes penitenciários em Porto Velho
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) realiza junto com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o curso de escolta para os agentes penitenciários que trabalham na cidade de Porto Velho.
Publicado Quinta-Feira, 26 de Abril de 2018, às 21:33 | Fonte Secom - Governo de RO 0

 
 

Agentes penitenciários participantes do curso

 

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) realiza junto com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o curso de escolta para os agentes penitenciários que trabalham na cidade de Porto Velho.  Segundo Marcello Manzano, agente federal de execução penal que atuará nas aulas como supervisor da formação concedida aos agentes, a maior lição a ser apreendida é a proteção a todos os envolvidos, nisso inclui: interno, agentes da escolta e a sociedade em geral.

“A escolta acontece porque existe a necessidade do preso ir ao Tribunal de Justiça para uma audiência ou ao médico, mas o procedimento de segurança é conduzir o interno algemado em viaturas e retornar com ele para a cadeia,” esclareceu Marcello.

O curso que começou na quarta-feira (26) tem duração de três dias e capacitará 30 agentes penitenciários. Seis instrutores que são agentes de execuções penais ministram o curso, dois vieram de Brasília.  Assim informou o diretor da Escola de Estudo e Pesquisa da Secretaria de Justiça (Esep), Claudio Negreiros. “Hoje no cenário nacional existe uma preocupação com a padronização de todos os atendimentos táticos operacionais desenvolvidos pelos agentes penitenciários, esse curso vem para nivelar o procedimento dos servidores estaduais ao do federal,” pontuou o diretor.

Claudio Negreiros explica que a proposta da Escola Nacional de Serviços Penais, vinculada ao Depen, é percorrer todo o Brasil, e também, alcançar o Estado de Rondônia. “Todos os 52 municípios serão instruídos na condução dos internos dentro e fora das unidades prisionais. Do mesmo jeito que opera um agente em esfera federal, será o modo que o nosso agente penitenciário atuará aqui em nosso Estado,” afirmou.

Os principais pontos abordados no decorrer do curso serão: sobre como tratar o interno, como dar voz de comando ao preso, abordar a legislação que rege o trabalho do agente penitenciário, a importância das algemas no uso da segurança pública, embarque e desembarque da pessoa presa, como cuidar e transitar com as viaturas. “Até o modo de estacionar uma viatura é importante. Ela deve ser estacionada sempre pensando na possibilidade de saídas rápidas; o agente penitenciário tem que ser rápido em chegar e sair,” finalizou o diretor da Esep.

O secretário de Justiça, Adriano de Castro, participou da abertura do curso.

 

 

Fonte
Texto: Léia Castro
Fotos: Léia Castro
Secom - Governo de Rondônia

 









Veja também em Rondônia


Caixa anuncia financiamento habitacional corrigido pelo IPCA
Nova linha de contratos habitacionais terá taxas reduzidas ...


Mais de 65% dos eleitores fizeram a revisão biométrica em Jaru, RO
Mais de 26 mil eleitores já atualizaram o cadastro. Prazo termina dia 27 de setembro. ...


Concurso da Prefeitura deve ter edital publicado em 30 dias: salários variam de R$ 1 mil a quase R$ 9 mil
São oferecidas 240 vagas para a Prefeitura de Vilhena e para o Saae ...


Vilhenense vence Real Ariquemes e leva vantagem para a grande final do sub-20
O Vilhenense Esportivo Clube venceu o Real Ariquemes por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, 14, no Portal da Amazônia...

 


ads2507



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News