Rondônia, - 08:19

 

Você está no caderno - Notícias da Região Norte
Festival de Canoagem do Cantão
Reunião ajusta programação para o Festival de Canoagem do Cantão
O 3º Festival de Canoagem e Ecologia do Cantão foi pauta de reunião ocorrida na sede do Parque Estadual do Cantão, no sábado, 24.
Publicado Quarta-Feira, 28 de Março de 2018, às 05:12 | Fonte Governo do Tocantins 0

 
 

Alvaro Vallim /Governo do Tocantins

O atleta paraolímpico Fernando Fernandes, que tem um histórico de superação e sucesso, marcou presença na edição do ano passado

 

O 3º Festival de Canoagem e Ecologia do Cantão foi pauta de reunião ocorrida na sede do Parque Estadual do Cantão, no sábado, 24. A programação do evento, que já é tradicional na região, ocorrerá no período de 28 de abril a 1º de maio. Como nos anos anteriores, o evento será uma organização de parceiros como o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) por meio do Parque Estadual do Cantão, o Instituto Araguaia de Proteção Ambiental e a Prefeitura Municipal de Caseara. Levar o maior número de participantes e visitantes é a meta da organização do Festival.

“Um evento deste porte, além de incentivar o esporte, também tem como objetivo atrair turistas para Caseara, no sentido de gerar renda para a cidade, além de levar os visitantes a conhecerem o potencial turístico e as belezas cênicas daquela região”, argumentou o superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal Castro, completando ainda que o Naturatins vai colaborar com as atividades, “porque entende que este é um momento de divulgar e conscientizar os turistas sobre o meio ambiente”.

Segundo o pesquisador George Georgiadis, a programação do Festival de Canoagem e Ecologia do Cantão terá atividades esportivas nas modalidades individual e dupla, nas categorias feminina e masculina. Ele destaca que o evento já é uma tradição muito disputada na região. Há informações de que canoístas de outros Estados também virão competir.

“Na área cultural, haverá duas apresentações de balé, uma delas de um grupo de bailarinos profissionais voluntários do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. E a outra, que será montada por este grupo, irá realizar um espetáculo com crianças de Caseara, com o tema Rio Araguaia e Cantão. Teremos também apresentação da orquestra e coral da UFT [Universidade Federal do Tocantins], quando teremos uma orquestra clássica, uma atividade rara em uma cidade do interior”, ressaltou.

A programação do Festival contará também com visitas ao ecossistema da unidade de conservação e passeios de canoas tradicionais maiores, quando os visitantes poderão conhecer a floresta inundada e locais com a presença das ciganas (aves) e dos botos. Também haverá palestras com temas ecológicos, além de pequenos eventos associados ao Festival.

Para Adailton Glória, supervisor do Parque, o Festival de Canoagem contribui de forma positiva, principalmente por conta da publicidade dada ao evento pelos meios de comunicação e pelos parceiros. “Temos também um forte apoio do Instituto Araguaia e da Prefeitura de caseara. E um aspecto muito importante é a valorização dos canoeiros tradicionais, que são as pessoas que usam as canoas de madeira pelos rios da região. Isso é um fator de aproximação da população da cidade com as suas origens. O Festival movimenta a economia porque os hotéis têm as reservas esgotadas, todos ganham, os prestadores de serviços e os comerciantes”, considerou.

 

Tânia Caldas/Governo do Tocantins

 







Veja também em Notícias da Região Norte


Entidades que cuidam de crianças em risco social recebem doação de leite feita pelo Detran-AM e FPS.
...


Investimentos na atenção primária e saneamento básico diminuem internações no Acre
...


Polícia Militar inicia ano letivo da Guarda Mirim em Cruzeiro do Sul
A Polícia Militar do Acre, por meio do 8º Batalhão de Cruzeiro do Sul, deu início na manhã deste sábado, 24, ao ano letivo da Guarda Mirim, projeto que tem como foco a inclusão social e a elevação da autoestima de jovens e adolescentes....


Governador Mauro Carlesse lança programa Opera Tocantins e visita obras no HGP
O governador Mauro Carlesse anunciou na manhã desta quinta-feira, 5, o programa Opera Tocantins. ...

 
      

2019 - ARIQUEMES ONLINE - Informação Sem fronteiras
© 2007 - 2019 • Ernesto & Eugenio Comunicação

E-mail: [email protected]
Fone: (69) 9 9967-8787 (Operadora Oi - WhatsApp)
Porto Velho - Rondônia - Brasil

Política de privacidade e uso






 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News