Rondônia, - 02:12

 

Você está no caderno - Notícias da Região Norte
Sedutec
Tecnologia auxilia no aprendizado de alunos da Escola Ulysses Guimarães
Que tal assistir uma aula sobre a tabela periódica de elementos químicos em que se pode conferir virtualmente a presença deles em objetos e situações do dia a dia?
Publicado Domingo, 25 de Março de 2018, às 18:01 | Fonte Governo do Pará 0

 
 

Os estudantes confeccionaram óculos de 3D em miriti, o MiritiBoard, para conhecerem as características e emprego dos elementos químicos

 

Que tal assistir uma aula sobre a tabela periódica de elementos químicos em que se pode conferir virtualmente a presença deles em objetos e situações do dia a dia? Aliar o uso da tecnologia no processo de aprendizado tornou-se realidade para 42 estudantes do 1º ano do Ensino Médio/Tempo Integral da Escola Estadual Dr. Ulysses Guimarães, no centro de Belém, nesta sexta-feira (23) com a implantação pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) do programa Sedutec.

A aula de química inaugurou, na rede estadual de ensino, o Sedutec - programa de aplicação das ferramentas e serviços da plataforma digital Google for Education.

Além de conhecerem as ferramentas digitais como Google Doc, Expedition, Google Sala de Aula, Chromebook e outras, os estudantes confeccionaram óculos de 3D em miriti, o MiritiBoard, para conhecerem as características e emprego dos elementos químicos. “Esse é um momento importante para os estudantes, professores e gestores da escola, porque esse investimento do Governo do Estado possibilita o acesso a recursos tecnológicos estruturais para a gestão escolar, aplicação de conhecimentos e aprendizagem dos alunos”, afirmou a diretora da Escola Ulysses Guimarães, Ângela Silva.

Para receber o Sedutec, a escola soma 22 computadores e oito roteadores. A “Ulysses Guimarães” atende 1.226 alunos do Ensino Médio, e fará avaliação diagnóstica de aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática com os recursos do Sedutec a partir
desta segunda-feira (26).

“Foi uma aula muito interessante, porque entrelaça a realidade virtual com a Química, o que facilita o entendimento”, declarou o estudante Flúvio Pacheco. Para a aluna Gesiele Farias, os recursos tecnológicos ajudam a compreender melhor a disciplina. “Eu estou muito feliz por essa oportunidade de aprendizagem chegar às escolas públicas”, comemorou a estudante.

Responsável pela aula inaugural do Sedutec, a professora de Química Isabel Serrão destacou que “o enfoque do uso prático dos elementos químicos mostra aos alunos que esse conhecimento é importante para a vida deles, ou seja, não é conhecimento em vão”.

O Sedutec será também implantado, em breve, como projeto piloto, na Escola Estadual Manoel Leite Carneiro, no bairro do Tenoné. A Seduc, por meio do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, contratou a empresa Inteceleri – representante da Google na região Norte do Brasil, que vai fixar projeto e também atuar na formação de professores e gestores escolares que utilizarão a ferramenta tecnológica.

O gestor da Inteceleri, Walter Oliveira Júnior, salientou que o jovem do século 21 é muito conectado pela tecnologia, e a escola deve se inserir nesse contexto. “Aqui, na escola, por exemplo, professores e alunos vão dispor de ferramentas com inúmeras possibilidades relacionadas a todas as disciplinas”, afirmou.

Ele também pontuou que ambientes virtuais contribuem para o foco dos estudantes nos conteúdos abordados em salas de aula. O Sedutec registra a criação de 4.649 contas de acesso, e serão viabilizadas mais 200 mil contas de acesso para alunos e professores. 

Por Eduardo Rocha

 







Veja também em Notícias da Região Norte


Final do Campeonato Amazonense de Futsal – Série Prata – acontece hoje na Arena Amadeu Teixeira
...


Premiação de Feira de Tecnologia e Inovação soma quase R$ 7 mil
...


Delegacia do Consumidor disponibiliza números do disque-denúncia da unidade policial
A Polícia Civil do Amazonas, representada por Eduardo Paixão, delegado titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), torna público os números do disque-denúncia da unidade policial: (92) 99962-2405 e 3214-2264, disponibi...


Governo entregou 1.657 coletes balísticos e quase 100 viaturas em 2017
...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News