Rondônia, - 16:03

 

Você está no caderno - Notícias da Região Norte
Atenção Básica
Encontro Estadual para fortalecimento da Atenção Básica começa nesta terça-feira (13/03)
Manaus irá sediar o Encontro Estadual para fortalecimento da Atenção Básica, evento do Ministério da Saúde (MS) promovido em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam).
Publicado Terça-Feira, 13 de Março de 2018, às 09:12 | Fonte Governo do Amazonas 0

 
 

FOTO: Valdo Leão/SECOM

 

Manaus irá sediar o Encontro Estadual para fortalecimento da Atenção Básica, evento do Ministério da Saúde (MS) promovido em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Representantes dos 62 municípios do interior do estado foram convidados para discutir, na terça e quarta-feira (13 e 14/03), estratégias com o objetivo de identificar e solucionar os principais desafios da rede de atenção.

O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, que participa da abertura do evento, às 9h desta terça-feira, no Comfort Hotel Manaus, no Distrito Industrial, defende o fortalecimento das redes de atenção básica nos municípios como única forma de construir um sistema de saúde sólido e eficaz. “O aprimoramento da Atenção Básica gera um impacto positivo na rede estadual de saúde, que é responsável pelo atendimento de alta complexidade”, destacou Francisco Deodato.

Na apresentação de resultados que será feita durante encontro, a nova gestão estadual, que assumiu em outubro, pretende apresentar alguns avanços na cobertura da Atenção Básica, nos últimos cinco meses.

Certificação do Bolsa Família – Durante a abertura do evento, o Ministério da Saúde (MS) irá entregar o certificado ao estado e aos 62 municípios do interior pelo cumprimento das metas do programa Bolsa Família, do Governo Federal. A representante do Departamento de Atenção Básica do MS, Márcia Helena Leal fará a entrega ao secretário Francisco Deodato e ao presidente do Conselho Municipal de Saúde (Cosemes-AM), Januário Neto. Na sequência, Deodato e Januário Neto farão a entrega dos certificados aos representantes dos municípios.

O Amazonas está em primeiro lugar entre os estados que alcançaram a meta de cobertura e acompanhamento na Atenção Básica de saúde, dos beneficiários do programa. A meta do MS era de 80,50% de acompanhamento dos beneficiários do programa e o Amazonas alcançou 88,25%. No estado, 336.967 mil famílias são beneficiárias do Bolsa Família.

De acordo com o diretor do Departamento de  Atenção Básica e Ações Estratégicas  da Susam, Jani Kenta, é papel dos estados coordenar os municípios e acompanhar o cumprimento das metas e condicionalidades do Bolsa Família, que é um programa nacional. Além da Susam, esse acompanhamento é feito pelas secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Assistência Social (Seas). “Na área da saúde, são avaliados critérios como assistência às gestantes no pré-natal, desenvolvimento das crianças e cobertura de vacinação”, informa Jani Kenta.

PROGRAMAÇÃO

13/03
08h00 às 09h00: Credenciamento
09h00 às 10h30: Mesa de abertura com as autoridades locais e Ministério da Saúde
10h30 às 12h00: Conferência Magna – A Política Nacional de Atenção Básica e o panorama da Atenção Básica no Amazonas
12h00 às 13h30: Almoço
13h30 às 15h30: Mesa Redonda – Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica
15h30 às 15h45: Intervalo
15h45 às 18h00: Debate

14/03
08h00 às 09h00: O Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade para fortalecimento da Atenção Básica
09h00 às 09h30: Debate
09h30 às 10h30: Estratégia e-SUS no território e o Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde – PIUBS
10h30 às 11h00: Debate
11h00 às 12h00: Infraestrutura e ambiência das Unidades Básicas de Saúde: o Programa Requalifica UBS e estratégias correlatas
12h00 às 12h30: Debate
12h30 às 14h00: Almoço
14h00 às 18h00: Oficinas temáticas – Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF AB;  Processos de Trabalho na AB;  Saúde Bucal
14h às 18h – Roda de Conversa

 







Veja também em Notícias da Região Norte


Forças de segurança realizam operação em Plácido de Castro e Acrelândia
Seguindo o planejamento estratégico de combate à criminalidade, a Secretaria de Segurança Pública realizou no início na noite deste sábado, 24, operação “Fronteira” de combate a criminalidade em Plácido de Castro e Acrelândia, em ofensiva a crimes ...


Suspeitos de usar Kombi para fazer arrastões em duas zonas de Manaus são detidos
...


Maternidades da rede estadual registram 215 nascimentos durante feriado de Ano Novo
...


Mauro Carlesse nomeia primeiros nomes da equipe de Governo
Após a sessão de posse na Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse dirigiu-se a pé ao Palácio Araguaia, acompanhado de deputados, lideranças e populares....

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News