Rondônia, - 06:24

 

Você está no caderno - Notícias da Região Norte
Notícias da Região Norte
Avanços do Programa Turismo Legal são apresentados na última reunião de 2017 do Fórum Estadual de Turismo
Publicado Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2017, às 11:18 | Fonte Governo do Tocantins 0

 
 

Governo do Tocantins

James Possapp apresentou as últimas ações do Programa Turismo Legal

 

O Fórum Estadual de Turismo do Tocantins (Foestur) realizou nesta quarta-feira, 13, sua última reunião ordinária de 2017. O encontro, realizado na sala de reuniões da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), reuniu o colegiado para discussão de diversos temas que envolvem a gestão do turismo no Estado.

Na oportunidade, o superintendente de Desenvolvimento Turístico da Seden, James Possapp, apresentou os últimos resultados do Programa Turismo Legal, desenvolvido por meio de cooperação técnica entre o Instituto Natureza Tocantins (Naturatins) e a Seden, que prevê a regularização e licenciamento ambiental das  atividades de turismo no Tocantins. “O primeiro passo já foi dado com as agências, que agora estão licenciadas. Neste momento, a Seden está, com acompanhamento do Ministério Público Estadual e Federal, tratando com os proprietários de atrativos naturais para  a implantação da estrutura mínima para o licenciamento das suas atividades”, explicou o superintendente.

Os resultados da atuação conjunta na área de turismo dos estados que formam o consórcio Brasil Central  - Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins - também foram apresentados no encontro. Neste segundo semestre, os estados participaram juntos de duas feiras internacionais de turismo: a Adventure Sports Fair, em São Paulo (SP), e a Festuris Gramado - a Feira Internacional de Turismo, em Gramado (RS). Nos dois eventos, o Consórcio possibilitou a estrutura física e cada estado encaminhou técnicos da área do turismo para apresentar o potencial dos estados da região central do Brasil. Empresários das cinco unidades federativas também marcaram presença nas exposições, levando seus produtos e expandindo suas oportunidades de negócios junto a empresas nacionais e internacionais.

Outras pautas

Durante a reunião, os membros do colegiado decidiram reativar a Câmara de Fortalecimento Institucional do Foestur para apoiar o Governo do Estado na regulamentação da Política Estadual de Turismo e conhecer as legislações ambientais que estão sendo elaboradas. Ainda foram pauta desta última reunião do Fórum a apresentação de projeto voltado à sensibilização para fiscalização de equipamentos turísticos, realizado pela Seden junto à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH); os informes acerca das quatro edições do Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins, realizado pela Seden nas regiões centro-norte (Guaraí), sul (Gurupi), Bico do Papagaio (Araguatins) e sudeste (Taguatinga); os informes acerca do evento Jalapão +10, realizado pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e Universidade Federal do Tocantins (UFT); e a discussão sobre as perspectivas para o turismo no Estado em 2018.

Participação

A reunião contou com a presença de representantes da seden, Naturatins, IFTO, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo Tocantins (Abrajet), Caixa econômica Federal, Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI) e da Associação dos Profissionais de Turismo do Estado do Tocantins (Aprotur). Ainda, participaram desta reunião 11 estudantes do curso superior tecnológico em gestão do Turismo do IFTO, com o propósito de conhecer o funcionamento do Fórum Estadual de Turismo.

 

Patrícia Saturno/Governo do Tocantins

 



Veja também em Notícias da Região Norte


Opas/OMS realiza missão exploratória em Roraima
...


Ação do Governo visa melhoria da oferta gastronômica no Jalapão
Os estabelecimentos comerciais no ramo da gastronomia dos municípios de São Félix do Tocantins e Mateiros, no Jalapão, passam por um diagnóstico realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultur...


Governo entrega mais 600 títulos definitivos de propriedade em Rio Branco
...


Dezenove municípios firmam cooperação com a Susam para gestão das unidades de saúde do interior
...

 



PUB

 
 
 
 

Ariquemes Online