Rondônia, - 16:09

 

Você está no caderno - Notícias da Região Norte
SAÚDE
Uso correto do Samu ajuda a salvar vidas
Publicado Sábado, 2 de Dezembro de 2017, às 20:21 | Fonte Governo do Acre 0

 
 

Ambulâncias do Samu são equipadas para atender, exclusivamente, casos de urgência e emergência (foto: Júnior Aguiar)

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é a maior referência no Acre em atendimento emergencial e tem como objetivo chegar precocemente à vítima após a ocorrência de alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica ou psiquiátrica, por exemplo, que possa levar ao sofrimento, sequelas ou morte.

Trata-se de um serviço pré-hospitalar,  que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

O Samu está disponível 24 horas, todos os dias da semana, e o acesso é feito pelo telefone 192. A ligação é gratuita e pode ser realizada de qualquer telefone fixo ou móvel. O atendente identifica a emergência e coleta as primeiras informações sobre a vitima e sua localização.

Em seguida, as chamadas são remetidas ao médico regulador, que presta orientações às vítimas e aciona as ambulâncias, quando necessário.

“O Samu não pode ser disponibilizado para fazer o transporte de um paciente pra uma consulta, por exemplo, pois isso foge da sua finalidade. Se um médico regulador autorizar o transporte de um paciente por meio da viatura do Samu para passar por consulta ou exame agendado e ocorrer um acidente ou qualquer agravo que ponha em risco a saúde de um outro cidadão, a regulação de urgência responderá por não estar cumprindo sua missão principal que é atender as emergências”, esclarece a coordenadora do serviço, Lúcia Carlos Paiva.

Lúcia também enfatiza que a responsabilidade pelo transporte de pacientes para outras localidades é do município. “Cabe ao município solicitar ajuda de custo por meio do SUS para os pacientes  que, por falta de condições, não podem ser tratados em seu município e necessitam de transporte para deslocamento”.

Quando chamar o Samu 192

  • Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios
  • Em casos de intoxicação exógena
  • Em caso de queimaduras graves
  • Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto
  • Em casos de tentativas de suicídio
  • Em crises hipertensivas que coloquem em risco a vida do paciente
  • Quando houver acidentes/traumas com vítimas
  • Em casos de afogamentos
  • Em casos de choque elétrico
  • Em acidentes com produtos perigosos. 







Veja também em Notícias da Região Norte


Habilitação do Ministério da Saúde garante recursos para Maternidade Bárbara Heliodora
...


Há dez anos, Ciab presta atendimentos de saúde a operadores da segurança pública
Eles lidam com plantões intensos, situações de tensão e vivem em constante exposição da própria vida para resguardar a da população....


Museu Sacaca lança site oficial para a divulgação de suas atividades
O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) lançou o site www.museusacaca.ap.gov.br, como parte da campanha “Vem pro Museu – Valorize, que é nosso!”. ...


Sesau oferece testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis
O Governo do Estado começou a promover ações de saúde aos imigrantes venezuelanos, que atualmente vivem em abrigos ou são moradores de rua, a fim de detectar possíveis Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). ...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News