Rondônia, - 17:53

 

Você está no caderno - Notícias da Região Norte
SAÚDE
Tião Viana e vereador Jakson Ramos falam sobre projeto de doação de medula óssea
Publicado Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2017, às 12:15 | Fonte Governo do Acre 0

 
 

“Se chegarmos a 30 mil cadastrados, já alcançamos 30% da população do estado. É uma meta”, disse Jakson Ramos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

 

O governador Tião Viana recebeu na tarde desta terça-feira, 21, a visita do vereador Jakson Ramos. Médico e parceiro de longa data do governo do Estado, o vereador apresentou um projeto para ser votado na Câmara Municipal de Rio Branco que pretende ampliar o número de doações de medula óssea na capital.

O Brasil é o terceiro país com maior número de doadores cadastrados de medula óssea, mais de 4 milhões de pessoas. Ainda assim, o Acre é o estado com o menor número de cadastrados, apenas 7 mil doadores. Segundo Ramos, a ideia é beneficiar, noticiar e avançar no número de inscritos, levando informação para a população.

O vereador criou um projeto de lei, a ser aprovado pela Câmara Municipal, que entre os benefícios para quem se cadastrar como doador de medula óssea está a isenção de uma taxa de inscrição, por ano, em concursos da prefeitura.

“Se chegarmos a 30 mil cadastrados, já alcançamos 30% da população do estado. É uma meta. Mais de 16 mil pessoas em todo o Brasil precisam de um transplante de medula e a compatibilidade é rara, por isso precisamos aumentar o número de pessoas que fazem parte do cadastro”, conta Ramos.

O vereador ainda falou com o governador sobre a possibilidade de a rede estadual se preparar para conservar cordões umbilicais com o objetivo de fazer parte do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Tião Viana gostou da ideia e prometeu estudar a possibilidade.

 







Veja também em Notícias da Região Norte


Habilitação do Ministério da Saúde garante recursos para Maternidade Bárbara Heliodora
...


Há dez anos, Ciab presta atendimentos de saúde a operadores da segurança pública
Eles lidam com plantões intensos, situações de tensão e vivem em constante exposição da própria vida para resguardar a da população....


Museu Sacaca lança site oficial para a divulgação de suas atividades
O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) lançou o site www.museusacaca.ap.gov.br, como parte da campanha “Vem pro Museu – Valorize, que é nosso!”. ...


Sesau oferece testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis
O Governo do Estado começou a promover ações de saúde aos imigrantes venezuelanos, que atualmente vivem em abrigos ou são moradores de rua, a fim de detectar possíveis Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). ...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News