Rondônia, - 01:34

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
'Pokémon Go' ajuda a zerar taxa de mortalidade em famoso ponto de suicídio
Publicado Segunda-Feira, 3 de Abril de 2017, às 10:15 | Fonte Olhar Digital 0

 
 

 

Tojinbo - (Foto: Wikimedia)

 

 

Mesmo que o sucesso de "Pokémon Go" tenha diminuído, o jogo deixou uma marca importante no Japão. Existe um conjunto de fiordes em Fukui chamado Tojinbo. Banhado pelo Mar do Japão, o local vem há anos construindo uma reputação macabra como ponto de suicídio, mas o problema caiu drasticamente recentemente e há indícios de que "Pokémon Go" tenha algo a ver com isso.

 

A região vem recebendo os cuidados de um ex-policial chamado Yukio Shinge, que montou um grupo de patrulha e conseguiu diminuir as taxas de mortalidade a sete casos em 2014. Infelizmente, os números voltaram a crescer, chegando a 12 em 2015 e 14 em 2016. Só que, no primeiro trimestre de 2017, ninguém se matou no local, e isso acontece num momento em que os índices de suicídio no Japão estão em uma alta histórica.

 

O que mudou, como explica o site Rocket News 24, é que desde o surgimento de "Pokémon Go" o Tojinbo foi tomado por jogadores. A todo momento sua extensão está cheia de gente atrás de algum personagem raro. Isso fez com que o antes desolado e contemplativo coletivo de fiordes se transformasse em área de lazer, afastando os potenciais suicidas.

 

Obviamente, isso não acaba com a questão, já que o fenômeno meramente tira o suicida de um ponto, não significando que ele mudou de ideia só porque topou com pessoas se divertindo. Mas a situação pode, sim, fazer com que a pessoa repense seus planos devido ao atraso que gera.

 

Shinge disse em uma entrevista repercutida pelo mesmo Rocket News 24 que nunca recebeu cartas em que a pessoa diz com todas as letras que deseja morrer; geralmente, explica, o sujeito quer viver, mas sem algum tipo de dor que ele considera pesada demais para seguir em frente. Assim, o tempo necessário para refazer os planos estragados pelos jogadores pode acabar colocando essa pessoa no caminho da ajuda.

 

[Rocket News 24]

 




Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Como fazer vídeos do Facebook pararem de ser exibidos automaticamente
...


Google penaliza empresas lucrando com coronavírus
“Estamos comprometidos em proteger os usuários e em fornecer informações úteis”, disse porta-voz da empresa....


Por que a OMS se recusa a declarar que o coronavírus é uma pandemia?
Neste fim de semana, o surto de coronavírus atingiu oficialmente mais de 100 países, chegando a todos os continentes exceto a Antártida....


Patente mostra celular dobrável da LG
Dispositivo funcionaria como celular, tablet e até mesmo uma espécie de notebook...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News