Rondônia, - 01:05

 

Você está no caderno - Ação Parlamentar
Ferramenta de apoio para o vereador
Palestrante destaca que Interlegis é ferramenta de apoio para o vereador
O coordenador de planejamento e relações institucionais do Senado Federal, Luiz Fernando Machado, destacou durante o 1º Encontro dos Legisladores Municipais a função fiscalizadora e legislativa do vereador e os recursos disponíveis.
Publicado Quarta-Feira, 15 de Fevereiro de 2017, às 09:34 | Fonte Ale - Ascom 0

 
 

 

O coordenador de planejamento e relações institucionais do Senado Federal, Luiz Fernando Machado, destacou durante o 1º Encontro dos Legisladores Municipais a função fiscalizadora e legislativa do vereador e os recursos disponíveis. O evento está sendo realizado no auditório da Ulbra, em Porto Velho.

 

“O papel mais relevante do vereador é legislar em assuntos de interesse do município, sem invadir a competência estadual e federal. Mas não se pode desconsiderar que o vereador deve fiscalizar as ações do executivo, não só para atestar a legalidade, mas na eficiência dos atos”, argumentou Luiz Fernando. Ele lembrou que o Ministério Publico tem firmado termos de ajustamento de gestão para exigir eficácia das ações legislativas e executivas nos municípios.

 

Luiz Fernando enumerou áreas onde o vereador deve ter grande ênfase na atuação, como as questões ambientais, “ainda mais em se tratando da região amazônica” e nos espaços públicos da cidade, “em especial na mobilidade urbana e no código de postura”.

 

Mas, para o palestrante, estes aspectos não tornam menos importante a atuação legislativa para fortalecer a saúde e educação, além do esporte e do incentivo às ações sociais.

 

O palestrante revelou que o Interlegis, programa de intercâmbio de informação do Senado Federal em apoio aos legislativos dos Estados e municípios, disponibiliza um excelente banco de dados como iniciativas que deram certo e que podem ser aplicadas nas cidades. “A tecnologia e a maior disponibilidade de informação é um grande aliado do vereador nos dias de hoje”, afirmou.

 

 

 

ALE/RO - DECOM - [Alexandre Badra]

 

Foto: José Hilde 

 

 

 

FOTOS

 

 




Veja também em Ação Parlamentar


O Norte também tem cachaça
Por intermédio do meu amigo Jackson Jibóia tive o prazer de ter acesso ao anuário “A Cachaça no Brasil-Dados de Registro de Cachaças e Aguardentes-Ano 2020” publicado pelo Ministério da Agricultura......


Placas de atendimento prioritário terão de incluir símbolo do espectro autista
Projeto de autoria do deputado Léo Moraes (PTB) torna obrigatória a inserção nas placas ou avisos de atendimento prioritário o símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista em todos os estabelecimentos, que exista atendimento prioritário....


Escola do Legislativo realiza II Ação Cidadã na Escola Capitão Cláudio em Porto Velho
Através de uma solicitação da Associação Mundial de Assistência Social (Amas), neste sábado (05), acontecerá a II Ação Cidadã, evento realizado com apoio da Assembleia Legislativa de Rondônia, através da Escola do Legislativo....


Cleiton Roque recebe agradecimentos pelos R$ 480 mil destinados a São Felipe
O deputado Cleiton Roque (PSB) recebeu em seu escritório parlamentar, em Pimenta Bueno, lideranças do Partido Socialista Brasileiro do município de São Felipe do Oeste. ...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News