Rondônia, - 22:22

 

Você está no caderno - Ação Parlamentar
Escolas dos Legislativos
Presidente da Abel defende escolas dos legislativos em todos os municípios
O presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel) Florian Madruga, abriu o segundo dia do 1º Encontro dos Legisladores Municipais defendendo a importância da criação das escolas do legislativo municipal.
Publicado Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2017, às 12:32 | Fonte Ale - Ascom 0

 
 

 

O presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel) Florian Madruga, abriu o segundo dia do 1º Encontro dos Legisladores Municipais defendendo a importância da criação das escolas do legislativo municipal.

 

Segundo ele, apenas 90 câmaras no Brasil têm escolas legislativas e muitos municípios têm resistências para criar alegando custos.

 

“Primeiro que educação não é custo, é investimento. Segundo, a sala de aula pode ser o próprio plenário e por fim o Instituto Legislativo Brasileiro e o Interlegis permitem que as câmaras possam ter educação a distância, sem custos”, ressaltou o presidente da Abel.

 

Florian disse que a criação de escolas de governo é uma previsão constitucional.  Segundo ele, o parágrafo 2º do Artigo 39 da Constituição Federal determina que a administração pública, em suas três esferas, crie escolas de governo para capacitação dos servidores públicos.

 

Ele citou a Escola de Administração Fazendária, a Escola Nacional de Administração Pública, o Instituto Rio Branco, as escolas do Senado e da Câmara dos Deputados como exemplos de iniciativas de sucesso.

 

“Temos os melhores diplomatas do mundo e uma qualidade de servidores públicos em várias instituições que priorizaram a qualificação”, destacou Florian que citou a Escola do Legislativo de Rondônia como uma das melhores do Brasil.

 

“E digo isso porque participei de sua fundação e tenho acompanhado sua atuação”, declarou.

 

O palestrante disse lamentar que as escolas tradicionais não ensinem cidadania e que 90% dos professores de ensino fundamental sequer sabem a diferença entre um vereador e um deputado.

 

“Isto tem levado o Brasil a ser o país da Lava Jato”, afirmou Florian que conclui dizendo que nas escolas dos legislativos, tanto estadual quanto municipal, a cidadania tem sido valorizada.

 

 

 

ALE/RO - DECOM - [Alexandre Badra]

 

Foto: José Hilde

 

 

 

FOTOS

 

 

 




Veja também em Ação Parlamentar


O Norte também tem cachaça
Por intermédio do meu amigo Jackson Jibóia tive o prazer de ter acesso ao anuário “A Cachaça no Brasil-Dados de Registro de Cachaças e Aguardentes-Ano 2020” publicado pelo Ministério da Agricultura......


Placas de atendimento prioritário terão de incluir símbolo do espectro autista
Projeto de autoria do deputado Léo Moraes (PTB) torna obrigatória a inserção nas placas ou avisos de atendimento prioritário o símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista em todos os estabelecimentos, que exista atendimento prioritário....


Escola do Legislativo realiza II Ação Cidadã na Escola Capitão Cláudio em Porto Velho
Através de uma solicitação da Associação Mundial de Assistência Social (Amas), neste sábado (05), acontecerá a II Ação Cidadã, evento realizado com apoio da Assembleia Legislativa de Rondônia, através da Escola do Legislativo....


Cleiton Roque recebe agradecimentos pelos R$ 480 mil destinados a São Felipe
O deputado Cleiton Roque (PSB) recebeu em seu escritório parlamentar, em Pimenta Bueno, lideranças do Partido Socialista Brasileiro do município de São Felipe do Oeste. ...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News