Rondônia, - 06:10

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
Após ataque hacker, viagens saem de graça nos trens de San Francisco
Publicado Segunda-Feira, 28 de Novembro de 2016, às 12:33 | Fonte IDG NOW 0

 
 

 

 

 

 

O sistema de transporte público Muni (Municipal Railway), de San Francisco, nos EUA, foi alvo de um ataque de ransomware no final de semana, de acordo com jornais locais como o Examiner.

 

Segundo a publicação, o ataque iniciado na sexta-feira, 25/11, fez com que uma mensagem com os dizeres “You Hacked, ALL Data Encrypted” fosse exibida em diversas telas de computador de estações do Muni na cidade da Califórnia. A mensagem ainda pedia para que o usuário “cryptom27”, no yandex.com, fosse contactado para desbloquear os dados.

 

Além disso, as máquinas de pagamento nas estações do Muni também mostravam uma mensagem, mas dizendo que estavam “Fora de Serviço”. Por não poder cobrar os passageiros, o sistema estava permitindo viagens gratuitas em seu sistema de trens leves, aponta o Examiner.

 

Acredita-se que o ransomware em questão é uma variante do HDDCryptor, que utiliza ferramentas comerciais para criptografar HDs e fatias de redes, segundo o blog especializado em segurança Salted Hash, da CSO dos EUA. Em setembro, a empresa de segurança Trend Micro afirmou que o malware é uma ameaça tanto para os consumidores quanto para as empresas.

 

No domingo, 27/11, o jornal San Francisco Examiner informou que os sistemas de computação do sistema de transportes foram restaurados após o ataque. A publicação afirmou ainda que uma pessoa que teria espalhado o ransomware estaria pedindo 73 mil dólares da prefeitura da cidade para destravar os dados.

 

Ainda não está claro se o sistema de transporte realmente pagou esse valor ou tomou outras medidas para desbloquear seus dados.

 

Até o fechamento da reportagem, não tinha sido possível contatar o Departamento Municipal de Transportes de San Francisco para comentar o assunto.

 




Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Cidade Empreendedora caminha para 100% de adesão dos municípios de Rondônia
Programa baseado em dez eixos que promove desenvolvimento local foi apresentado a todos os prefeitos rondonienses...


Sebrae realiza mais um ciclo do Capital Empreendedor
Evento gratuito trará expectativa de investidores para 2021 e apresentará caso de participante que recebeu mais de R$ 1 milhão em investimento...


Oi diz que investiu R$ 121 milhões em Rondônia no ano de 2020
A companhia oferece a Oi Fibra nas cidades de Ji Paraná, Porto Velho e Vilhena e conta com 65 mil clientes, além de mais de 205 mil casas aptas para receber o serviço....


Anatel diz que vai instalar fibra ótica em 17 distritos de Rondônia
O objetivo é ampliar o acesso à banda larga no estado, promovendo a inclusão digital e reduzindo as desigualdades sociais e regionais no país....

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM Publicidade:::

Tereré News