Rondônia, - 06:14

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
Ciência e Saúde
Cuca e Murucututu: o que as lendas têm a ver com o sono das crianças?
Publicado Terça-Feira, 16 de Fevereiro de 2016, às 11:17 | Fonte EBC - Por Turminha do MPF 0

 
 

 

 

As lendas são histórias contadas de geração em geração para explicar acontecimentos misteriosos e geralmente misturam fatos reais e imaginários.  


Afinal, quem é a Cuca?

 

Com certeza, muita gente já ouviu falar na Cuca, vilã descrita por Monteiro Lobato em seus livros infantis e em sua adaptação para a televisão do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Considerado um dos principais seres do folclore brasileiro, a Cuca é uma velha feia que tem forma de jacaré e uma voz assustadora. Dizem que só dorme uma noite a cada 7 anos e quando fica com raiva costuma dar um berro que pode ser ouvido bem longe. Por ficar muito tempo acordada, é usada para amedrontar crianças que não querem dormir cedo, como na cantiga infantil: “Nana nenem que a Cuca vem pegar, papai foi para roça, mamãe foi trabalhar”. 

 

A Cuca também existe na Espanha e em Portugal, onde tem o nome de "Coca" e é representada por um dragão. A lenda teria chegado ao Brasil junto com os portugueses durante o período da colonização.


Murucututu?! Que nome estranho é esse!?

 

No mundo real, é um tipo de coruja que existe em todo o Brasil, sobretudo na Amazônia. A ave ganhou esse nome por ser parecido com o som que emite, um canto grave e longo. Já no mundo da sabedoria popular, a murucututu é conhecida como a mãe do sono ou ave sonolenta. Ajuda a adormecer crianças que demoram a dormir, emprestando seu sono bom para elas. Assim como a Cuca, está presente em algumas cantigas de ninar como a que diz: “murucututu da beira do telhado, leva esse menino que não quer ficar calado...” 




Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


Governo desenvolve ações em parceria com municípios para combater casos de malária em Rondônia
O Governo de Rondônia, por meio da Agevisa vem desenvolvendo ações em parceria com municípios combater os casos de malária... ...


Governo de Rondônia debate políticas públicas na área da Saúde em “Encontro Anual de Prefeitos e Secretários Municipais”
Como forma de encurtar distâncias e auxiliar os municípios, proporcionando mais eficiência no atendimento à população, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau)... ...


Estudo brasileiro pode aumentar “gordura do bem” em óleo de soja
...


Cientistas identificam causa de abortos recorrentes
...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM Publicidade:::

Tereré News