Rondônia, - 19:12

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
Ciência e Saúde
Paciente teve zika, dengue e chikungunya ao mesmo tempo
Publicado Quinta-Feira, 4 de Fevereiro de 2016, às 20:26 | Fonte Revista Exame.com 0

 
 

 

Aedes aegypti, mosquito transmissor do zika vírus 

 

São Paulo - Um estudo publicado no "Journal of Infection and Public Health" revelou em janeiro o que se acredita ser o primeiro caso de tripla infecção simultânea por zika vírus, dengue e chikungunya em um ser humano. Um grupo de infectologistas colombianos lideraram a pesquisa e relataram os resultados na publicação médica.

 

O paciente é um homem de 49 anos natural da cidade de Sincelejo, no norte da Colômbia, que procurou atendimento sentindo febre e com efeitos de conjuntivite em ambos os olhos, além de manchas vermelhas no corpo. Inicialmente, ele foi testado para dengue e chikungunya, tendo apresentado resultado positivo nos dois exames. A amostra foi posteriormente testada para zika, também sendo confirmada a infecção. Exames de outras doenças, como malária, retornaram negativas.

 

O homem relatou ter viajado recentemente a diferentes localidades do país, as quais tiveram casos confirmados de zika. "É o primeiro caso reportado na Colômbia e na América Latina dessa coinfecção entre dengue e chikungunya e provavelmente a primeira no mundo que também inclui zika", escreveram os pesquisadores Alvaro Faccini-Martinez, Carlos Botero-Garcia, Fabian Benitez-Baracaldo e Carlos Perez-Diaz, que assinam a pesquisa.

 

O paciente se recuperou bem das infecções e foi liberado. Os especialistas alertam para necessidade de pesquisas principalmente sobre o zika. "Apesar de casos de zika não terem sido descritos como severos, o espectro clínico da doença permanece incerto e, considerando o rápido desenvolvimento da epidemia na América Latina, o assunto merece uma futura análise", disseram. 

 

"Médicos deveriam considerar chikungunya e zika em diferentes diagnósticos similares ao de dengue. Finalmente, mais pesquisas sobre essas doenças são necessárias, especialmente sobre o zika que tem informações limitadas em vários aspectos, incluindo formas potenciais de transmissão não-vetorial", acrescentaram os pesquisadores.




Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


Governo de Rondônia debate políticas públicas na área da Saúde em “Encontro Anual de Prefeitos e Secretários Municipais”
Como forma de encurtar distâncias e auxiliar os municípios, proporcionando mais eficiência no atendimento à população, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau)... ...


Pesquisadores provam relação entre zika e microcefalia
...


''Segunda pele'' de silicone promete reduzir rugas
...


7 dicas para plantar uma horta em casa (mesmo com pouco espaço)
...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News