Rondônia, - 03:35

 

Você está no caderno - Geral
A Justiça e o Direito nos jornais desta terça
.
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 11:56 | Fonte CONSULTOR JURÍDICO 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=262295&codDep=31" data-text="A Justiça e o Direito nos jornais desta terça

  
 
 

O Tribunal de Justiça de São Paulo, o maior do país, é um dos que vai contribuir para que vá por água abaixo a expectativa do ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, de que todos os tribunais brasileiros cumpram a Meta 2 — proposta para que todos os processos distribuídos até dezembro de 2005 sejam julgados até o fim do ano. De acordo com o jornal Valor Econômico, até esta segunda-feira (7/12), de acordo com o "processômetro" do CNJ, do total de 490,9 mil processos do tribunal paulista, foram julgados apenas 34%. Na solenidade de abertura da Semana Nacional da Conciliação, em São Paulo, questionado sobre a não concretização da meta, o ministro e idealizador do programa amenizou a questão.
Clique aqui para ler mais sobre o assunto na ConJur.


Cesare Battisti
Preso no Brasil desde março de 2007, por falsificação de documento e uso de passaporte falso, o ex-ativista italiano Cesare Battisti deve viajar neste mês para o Rio, para prestar depoimento ao juiz da 2ª Vara Federal Criminal. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a viagem. O Supremo concluiu que Battisti pode ser extraditado para a Itália. No entanto, a corte deixou a prerrogativa de entregá-lo ou não ao seu país de origem sob decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O governo já indicou que não tem pressa. A Folha de S. Paulo também noticia o assunto.


OAB x Arruda
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do DF, Estefânia Viveiros, entrou nesta segunda-feira (7/12) na Câmara Legislativa com o 11º pedido de impeachment do governador José Roberto Arruda (DEM) por crime de responsabilidade. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, dois pedidos de impeachment — do advogado Evilázio Viana Santos e do ex-deputado distrital Chico Vigilante (PT) — já foram aceitos e encaminhados à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ).


Camargo Corrêa
O Ministério Público Federal pediu, nesta segunda-feira (7/12), a abertura de investigação sobre 14 obras da Construtora Camargo Corrêa que envolveriam conselheiros de tribunais de contas, deputados e senadores em crimes financeiros, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e ilícitos civis e eleitorais. São citados políticos de sete partidos: PSB, PSDB, PT, PMDB, DEM, PC do B e PR. A notícia é do Estadão.


Fraude no Enem
Os cinco envolvidos na fraude que causou o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram denunciados nesta segunda-feira (7/12) pelo Ministério Público Federal à Justiça. De acordo com o Estadão, os crimes podem render de 6 a 60 anos de prisão, somadas as penas em caso de condenação.
Clique aqui para ler mais na ConJur.


Pró-Egresso
O governador de São Paulo, José Serra, anunciou nesta segunda-feira (7/12) um programa que ajudará egressos do sistema penitenciário e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas a entrar no mercado de trabalho. De acordo com o Estadão, órgãos estaduais poderão exigir que até 5% das vagas nas empresas vencedoras de licitações de obras e serviços sejam ocupadas por ex-detentos. O Pró-Egresso é uma parceria entre as secretarias estaduais do Emprego e Relações do Trabalho, da Administração Penitenciária e da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio da Fundação Casa.
Clique aqui para ler mais na ConJur.


Eleições no Chile
A seis dias da eleição presidencial no Chile, a Justiça mandou prender nesta segundaa-feira (7/12) seis acusados de envolvimento na morte do presidente Eduardo Frei Montalva (1964-1970), pai de Eduardo Frei, atual candidato governista e também ex-presidente (1994-1999). De acordo com a Folha de S. Paulo, morto por infecção generalizada em 1982 após uma cirurgia de rotina, Montalva era à época um dos principais críticos da ditadura do general Augusto Pinochet (1973-1990). Embora na ocasião a morte tenha sido classificada como natural, Frei sempre sustentou a hipótese de crime político.


COLUNISTAS

►Ancelmo Gois, de O Globo, informa que no último domingo (6/12) torcedores do Flamengo comemoravam na pizzaria Capricciosa, no Jardim Botânico (RJ), quando chegou também vindo do Maracanã o ministro Marco Aurélio Mello, rubro-negro roxo. A turma puxou o coro: “Aha, Uhu. O Supremo é nosso”.

►Na Folha de S. Paulo, a colunista Monica Bergamo informa também que torcedor fanático do Flamengo, o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, foi festejado na pizzaria Capricciosa, no Rio, ao chegar para comemorar o título com outros flamenguistas. "O Supremo é Flamengo", gritaram alguns. "Não. O Flamengo é que é supremo", respondeu o ministro. O neto dele, João Pedro, 6, por sinal, conseguiu entrar em campo e se perfilar com os jogadores para a foto oficial da vitória.

Ancelmo Gois informa, ainda, que o advogado Sérgio Bermudes recebe o ministro Gilmar Mendes, presidente do STF, na festa de 40 anos de seu escritório, no Rio de Janeiro.


OPINIÃO

Semana da Conciliação
Começou nesta segunda-feira (7/12) a Semana Nacional da Conciliação. Em artigo publicado nesta terça-feira (8/12) no jornal Estadão, o advogado Flávio Luiz Yarshell trata do tema e em uma de suas afirmações diz que “a conciliação não pode e não deve ser vista como forma de desafogar o Judiciário. O desafogo é consequência, e não a meta principal”. Diz ainda que “é preciso cuidado para não passar à população a imagem de que a conciliação é buscada uma vez por ano. Certamente não é essa a intenção da campanha.”







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Geral


Projeto de Lei reduzindo o I.P.V.A. encaminhado à Assembléia
...


‘Era sua primeira missão como secretário de organização do PT’, diz mulher de Ely Bezerra
...


POLÍCIA FAZ APELO PELA CAMPANHA DO DESARMAMENTO EM ARIQUEMES
...


EXPULSO DA IGREJA, FORAGIDO DE RONDÔNIA ESQUARTEJA MENINA DE 12 ANOS E AGORA ESTÁ NA CADEIA
....

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News