Rondônia, - 19:38

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Coronavírus
Enfermeiras do Hospital de Campanha recebem as primeiras doses da vacina contra Covid-19 em Belém
Distribuição das doses da vacina para as regiões paraenses começou ainda na madrugada desta terça-feira, 19.
Publicado Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, às 10:18 | Fonte G1/ Pará 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

Reprodução/Youtube

Shirley Cuimar Cruz Maia foi a primeira imunizada

A enfermeira Shirley Cuimar Cruz Maia de 39 anos foi a primeira paraense vacinada contra a Covid-19 em Belém. Em seguida, a técnica de enfermagem Marielza da Silva Monteiro, 57 anos, também recebeu a primeira dose da CoronaVac. As duas imunizadas atuam na linha de frente no combate a pandemia, no Hospital de Campanha de Belém.

A cerimônia simbólica que marcou o início da vacinação contra o coronavírus aconteceu na manhã desta terça-feira (19), no Hangar, Centro de Convenções, mesmo lugar onde funciona o hospital de campanha da capital. O ato foi acompanhado pelo governador do Pará, Helder Barbalho e pelos prefeitos de Belém, Edmilson Rodrigues, e de Ananindeua, Dr. Daniel.

“Quero de antemão parabenizar a todos os pesquisadores e trabalhadores que estiveram ao longo desses últimos meses emprestando seu conhecimento e tudo aquilo que a ciência pode produzir em nosso país para viabilizar em tempo recorde ter essa vacina disponível para nossa sociedade”, disse Helder.

Durante a cerimônia também foi realizada a primeira imunização do município de Ananindeua, região metropolitana de Belém. O enfermeiro João Bernardo, 37 anos, que trabalha no combate a pandemia foi o terceiro a receber a vacina.

As 173 mil doses de vacina devem imunizar cerca de 86 mil pessoas no Pará. De acordo com Helder, o carregamento que já está no estado precisam garantir as duas doses que cada pessoa imunizada.

 

Demais regiões
Segundo o governo do estado, desde às 3h da madrugada as doses da vacina começaram a ser distribuídas entre as regionais da Secretaria de Saúde (Sespa). Cada prefeitura municipal será responsável por buscar o quantitativo destinado a ela. Apenas nas regiões da Calha Norte e do Marajó, a distribuição entre as cidades será feita pelo governo por uma questão de segurança logística.

Ainda nesta terça, Helder Barbalho segue para Marabá, de onde partirá para o município de Bom Jesus do Tocantins para vacinar a primeira indígena. Uma mulher, idosa de 105 anos, da aldeia Gavião Kyikatêjê. Do total de vacinas, 48.680 são destinadas exclusivamente à população indígena.

Após a região sudeste do estado, Helder vai para Santarém, no Baixo-Amazonas , também nesta terça-feira. Na cidade, o primeiro imunizado será um idoso que vive em um asilo estadual.

Veja as fases do Plano de Vacinação:
1ª fase

Trabalhadores de saúde
Pessoas comais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência
Indígenas aldeados
Profissionais da Segurança Pública na Ativa
2ª fase

Idosos d e 60 a 79 anos de idade
Idosos a partir de 80 anos
Povos e comunidades tradicionais quilombola
3ª fase

Indivíduos que possuam comorbidades
Trabalhadores da educação
Forças Armadas
Funcionários do sistema de privação de liberdade
População privada de liberdade





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Notícias da Amazônia


Força-tarefa no Acre atende desabrigados pela enchente
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) iniciou os atendimentos médicos às famílias desabrigadas e desalojadas devido à enchente que atingiu o município de Sena Madureira......


Exército auxilia apreensão de embarcações na fronteira do brasil com a guiana francesa
No dia 21 de fevereiro, o Comando Conjunto Norte (CCjN), formado pelo Comando Militar do Norte do Exército Brasileiro......


Relatório aponta contradições em versão policial para morte de indígena no Pará
Um relatório apresentado na quinta-feira (25), pela comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, da Assembleia Legislativa do Pará (CDHDC-Alepa)......


Seinfra realiza vistoria em prédios públicos que foram afetados por temporal em Cruzeiro do Sul
Com a forte ventania ocorrida na última terça-feira, 13......

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE