Rondônia, - 21:53

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Saúde
AGE faz alterações no Portal da Transparência da Covid-19
Objetivo é detalhar ainda mais informações sobre gastos com aquisições e contratações em relação a pandemia
Publicado Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020, às 14:41 | Fonte Governo do Pará 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

Pixabay

Após retomar as atividades na Comissão de Acompanhamento das Medidas Administrativas Excepcionais – da qual faz parte – a Auditoria Geral do Estado (AGE) realizou alterações para a melhoria do “Portal da Transparência da Covid-19”. Desde setembro, o site apresenta nova estrutura e novos campos de informações, dando mais transparência a todas as aquisições ou contratações realizadas em relação à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. 

As mudanças, feitas em parceria com a Prodepa, atendem a Lei Federal nº 14.035, de 11 de agosto de 2020, que dispõe sobre procedimentos para aquisição ou contratação de bens, serviços e insumos destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus; as recomendações em decorrência do resultado da Fiscalização realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará no “Portal da Transparência Covid-19”; as sugestões apresentadas pela Comissão de Acompanhamento das Medidas Administrativas Excepcionais e as orientações do “Guia de recomendações para transparência de contratações emergenciais em resposta à Covid-19”, elaborado pelo Tribunal de Contas da União-TCU e Organização Brasileira “Transparência Internacional”. 

Além das informações, já exigidas anteriormente, agora o órgão estadual contratante também deve informar a data da publicação do contrato no Diário Oficial do Estado; o edital e as fases da licitação; se o contratado (a) tem problemas; as notas de empenho; os comprovantes de despesa; o pagamento (ordens bancárias relacionadas à contratação); as publicações no Diário Oficial do Estado da licitação e contratação; a fase da contratação e a data de atualização das informações sobre a contratação.

Todas essas informações devem ser fornecidas no portal no prazo máximo de até cinco dias úteis, contados da realização do ato. Além disso, a AGE ressalta que todas as aquisições ou contratações realizadas para enfrentamento da pandemia, antes da publicação da Instrução Normativa nº 04/2020, deverão ter as informações revisadas e corrigidas, se necessário, complementadas e inseridas no portal em até 30 dias após a publicação do ato normativo. 

"O objetivo da reformulação do portal é aumentar ainda mais a transparência sobre os recursos públicos usados no combate ao coronavírus, especialmente porque são empregados sem processo licitatório. O portal vai facilitar, aumentar e qualificar as informações aos cidadãos, dando efetividade ao princípio constitucional da publicidade”, explicou o auditor geral do Estado, Rubens Leão.





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Notícias da Amazônia


Samu de Cruzeiro do Sul lança campanha Natal Sem Fome
Com o objetivo de oferecer apoio a centenas de famílias carentes de Cruzeiro do Sul, da zona urbana e rural......


Lei Aldir Blanc: Governo do Amapá lança editais com fomento de mais de R$ 10 milhões para cultura
A execução dos editais é coordenada pela Secult e as inscrições, que iniciaram no dia 28 de novembro, seguem até o dia 11 de dezembro. ...


Contran estabelece novo cronograma de renovação da Carteira Nacional de Habilitação
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) faz uma alerta aos condutores de veículos para que fiquem atentos ao prazo de vencimento de sua Carteira......


Polícia Militar inicia seminário de planejamento estratégico do triênio
Dinamizar ações. Estabelecer Metas. Planejar o futuro. Com tais objetivos, a Polícia Militar do Acre......

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE