Rondônia, - 05:57

 

Você está no caderno - Porto Velho
Notícias
Retomada das atividades presenciais no Judiciário será na segunda,19
Vídeo orienta sobre as recomendações e protocolos de saúde
Publicado Sábado, 17 de Outubro de 2020, às 09:33 | Fonte TJ/RO 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

O atendimento presencial ao cidadão pelo Poder Judiciário de Rondônia será retomado a partir de segunda-feira, dia 19, conforme fixado no ato n. 20/2020, publicado em 25 de setembro no Diário de Justiça. De acordo com a norma, o retorno será gradual, e realizado em etapas para garantir a segurança e saúde de servidores, magistrados e jurisdicionados.

O reinício ainda prevê horário reduzido, limitação de servidores nos espaços físicos para garantir o distanciamento social e outras medidas que visam proteger magistrados, servidores, advogados e a população em geral, de acordo com a classificação dos municípios onde estão localizadas as comarcas.

As três etapas de reabertura do TJRO atendem aos mesmos critérios de três, das 4 fases do distanciamento social controlado do Governo do Estado de Rondônia (Decreto n. 25.049/2020). Ou seja, municípios que estiverem classificados pelo Governo como na primeira fase, em que é previsto o distanciamento social ampliado, terão suas comarcas limitadas à essa condição.

Para evitar aglomerações no retorno, o PJRO ainda manterá ações que visam o distanciamento, como priorizar o home office e audiências que podem ser realizadas de forma virtual. A cada etapa, os atendimentos presenciais são ampliados, de modo que, na terceira e última etapa, serão permitidas sessões do Tribunal de Justiça, da Turma Recursal e de júris. A preferência ainda será por sessões e audiências virtuais, mas quando isso não for possível o juiz que preside deve garantir as medidas de segurança sanitárias, respeitadas as condições de acesso e permanência aos prédios do PJRO, e devendo ser guardada a distância de, no mínimo, 2 metros entre os participantes. Outra mudança é quanto aos prazos processuais de processos físicos, que permanecem suspensos apenas nas primeira e segunda etapa da reabertura.

Independentemente da fase em que se encontra o município, algumas regras são comuns para todos os prédios, como a obrigatoriedade de usuários externos e internos serem submetidos aos protocolos sanitários, como aferição de temperatura e uso de máscara e face shields. Dispensers com álcool em gel serão reforçados na instituição, além da limpeza diária.

Apesar da retomada, a instituição vai manter o monitoramento diário de casos de Covid-19 no âmbito do Judiciário e adotar novas providências a cada mudança de cenário.

Vídeo

Para divulgar as ações da retomada foram confeccionados cartazes, banners, adesivos, sinalizadores entres outras peças publicitária a fim de esclarecer as medidas e providências necessárias a um retorno seguro.

Também foram produzidos vídeos de orientação, um deles com a palavra do presidente, recomendando “calma, equilíbrio e cautela” para que o retorno ocorra da melhor maneira possível.





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Porto Velho


Sefin esclarece dúvidas sobre acesso aos dados no sistema ‘Cartão Cidade’
Com o intuito de sanar dúvidas, o Governo de Rondônia, por intermédio da Secretária Estadual de Finanças (Sefin)......


Parceria entre Agevisa e instituição privada vai garantir conhecimento aos profissionais de saúde sobre doença rara
Com vista na ampliação do conhecimento profissional e para um atendimento melhor do usuário na rede pública......


Com mais de 100 livros lidos, socioeducanda é destaque durante inauguração de biblioteca da Unidade de Internação
Na manhã de quarta-feira (14), aconteceu a solenidade de inauguração da Biblioteca da Unidade de Internação Provisória e Sentenciada Feminina (Unif)......


Prefeitura atende indicação do deputado Anderson Pereira e asfalta Rua no Castanheira
Moradores vinham reclamando da má condição da via, propícia a acidentes......

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE