Rondônia, - 16:14

 

Você está no caderno - Porto Velho
Porto Velho
Governo do Estado fiscaliza evolução das obras de saneamento básico em Ji-Paraná
Uma equipe de engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) realizou vistorias de fiscalização nas obras de construção da rede de esgoto...
Publicado Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020, às 14:44 | Fonte Assessoria de Comunicação 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

O Governo de Rondônia destravou R$ 150 milhões do PAC que estão sendo investidos em saneamento básico em Ji-Paraná

Uma equipe de engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) realizou vistorias de fiscalização nas obras de construção da rede de esgoto, que está sendo executada em Ji-Paraná. Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), desde 2019 o Governo do Estado vem conseguindo destravar os problemas burocráticos que impediam o início dos trabalhos.

O coordenador de fiscalização de obras vinculadas ao PAC pelo DER, engenheiro Gilson Castro de Moraes, explica que o projeto prevê o atendimento de até 80% da população da cidade, com uma rede de 400 quilômetros de tubulação de esgoto, além de toda a infraestrutura necessária para o tratamento dos resíduos coletados, em um investimento em torno de R$ 150 milhões. Até o fim deste ano, a previsão é de 50 quilômetros de tubulação assentados.

Atualmente, a empresa contratada está trabalhando com três frentes de assentamento da rede e uma quarta frente fazendo as ligações domiciliares. De acordo com o engenheiro Gilson Castro, “o trabalho está sendo feito para que, quando estiver tudo pronto, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) só precise fazer a conexão domiciliar”.

OLHAR SOCIOAMBIENTAL

Conjuntamente, com o avanço da obra em Ji-Paraná, uma equipe socioambiental do DER também está em contato com a população diretamente afetada. Segundo a responsável técnica social do DER para os projetos do PAC, assistente social Janair Trindade, “o objetivo é fazer a conscientização das pessoas sobre o uso da benfeitoria, no caso aqui é a rede de esgoto tratado, manutenção e sustentabilidade da obra, por exemplo, sobre não jogar lixo nos vasos sanitários, entre outras tantas informações”.

Em parceria com a equipe da empresa, o trabalho socioambiental desenvolvido pelo DER conta com a produção e distribuição de material informativo, realização de palestras, seminários, divulgação nas mídias tradicionais e sociais. São informações como os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre os 100 milhões de brasileiros que atualmente vivem sem saneamento e convivem com esgotos a céu aberto.

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, destaca que a grande importância desta obra em Ji-Paraná é a melhoria na saúde pública, a diminuição de doenças evitáveis ligadas ao saneamento básico. “A coleta, transporte e tratamento do esgoto, levam a melhoria da qualidade de vida das pessoas, principalmente para as crianças, com uma significativa redução na mortalidade infantil, diminuição de doenças que acarretam um melhor desenvolvimento dessas crianças e também para os jovens, adultos, idosos”, explica Rezende.

Ainda segundo dados do IBGE, apenas 53% da população brasileira tem acesso à coleta de esgoto e 38% desse esgoto coletado não é tratado. “Com base nessa realidade insustentável, o governador Marcos Rocha não só determinou, como vem acompanhando, por meio da nossa fiscalização, o andamento das obras em Ji-Paraná”, finaliza o diretor-geral do DER.

Fonte
Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Luiz Augusto Rocha
Secom - Governo de Rondônia





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Porto Velho


Prefeitura inicia translado de ônibus que transportarão alunos zona rural
Os ônibus foram entregues a prefeitura em maio e desde então estavam estacionados no estacionamento do Porto Velho Shopping ...


Sefin esclarece dúvidas sobre acesso aos dados no sistema ‘Cartão Cidade’
Com o intuito de sanar dúvidas, o Governo de Rondônia, por intermédio da Secretária Estadual de Finanças (Sefin)......


Prefeitura atende indicação do deputado Anderson Pereira e asfalta Rua no Castanheira
Moradores vinham reclamando da má condição da via, propícia a acidentes......


Governo de Rondônia finaliza recuperação e manutenção da RO-484 em Santa Luzia
Em ritmo acelerado para garantir melhor trafegabilidade à população e aos produtores rurais......

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE