Rondônia, - 20:22

 

Você está no caderno - Artigos
Artigos
Lenha na Fogueira com a artista plástica Rita Queiroz
Ontem bateu a nostalgia e num momento de lembranças, eis que o telefone toca e para minha surpresa, do outro lado da linha, uma pessoa muito querida...
Publicado Sexta-Feira, 31 de Julho de 2020, às 14:05 | Fonte Gente de Opinião 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

Lenha na Fogueira

 

Ontem bateu a nostalgia e num momento de lembranças, eis que o telefone toca e para minha surpresa, do outro lado da linha, uma pessoa muito querida.

**********

Querida não apenas por mim, mas, por todos que gostam das coisas de Rondônia no que diz respeito a arte plásticas e contação de história através da arte da pintura.

*********

Foi uma conversa de aproximadamente meia hora, com nos dois lembrando a luta em prol da valorização cultural dos nossos artistas.

*********

Em alguns momentos a conversa partiu para o desabafo sobre a falta de compreensão das nossas autoridades, não apenas as de hoje, mas, as de vários governos que passaram desde o tem de Território Federal do Guaporé/Rondônia.

**********

Sobre os movimentos culturais, liderados principalmente pela por ela. Momentos de muita arte nas praças da cidade, saraus e até protestos.

**********

A conversa lembrou desde o tempo que a Cultura era apenas um departamento da Secretaria de Educação é isso mesmo antes Secretaria de Educação e Cultura.

***********

 

 

Um momento muito legal foi quando chegamos aos momentos do sucesso, quando a artistas com quem conversava foi destaque como Artista Plástica na cidade do Rio de Janeiro,

**********

E daí partiu para voos internacionais, chegando a expor seus trabalhos na Europa (Portugal e França).

**********

O mais legal, foi que o sucesso foi alcançado, graças a pintura de suas vivencia e conhecimento das coisas da Amazônia, suas lendas e causos e tantas outras paisagens da nossa fauna e flora.

***********

Seu trabalho em artes plásticas sempre destacaram as coisas das barrancas dos rios da Amazônia em especial o nosso querido e majestoso rio Madeira.

**********

Voltam os a nos martirizar quando lembramos de novo a falta de reconhecimento e apoio aos nossos produtores culturais.

**********

No caso, ela lamentou o fato de eu Silvio Santos não ter minha produção musical autoral, registrada em um CD ou outra qualquer plataforma. “Olha que teu trabalho é todo voltado para a nossa história e cultura”, lamentou.

**********

 

 

Enquanto eu lamentei a falta de reconhecimento como patrimônio imaterial suas obras que inclusive foram doadas ao estado de Rondônia, mais não estão recebendo o tratamento que deveriam receber.

**********

“Se não fosse você deixando seus afazeres para ir cuidar de suas obras, que estão expostas no Museus da Memória Rondoniense, já tinha tudo ido parar porão do palácio.

**********

Acho que vocês já sabem de quem estou falando! É dela mesmo, a grande a nossa maior artista plástica Rita Queiroz.

**********

Pois é, em tempo de quarentena, nada melhor do que termos uma pessoa tão rica em conhecimentos, como a Rita Queiroz para conversar.

**********

Rita do alto dos seus 86 anos de idade é uma verdadeira aula de conhecimento sobre a arte e em especial a arte que retrata a Amazônia.

**********

Quer saber mais sobre essa mulher, artista plástica de primeira linha, acessa o site www.ritaqueiroz.com.br





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Artigos


A Terceira Margem – Parte XVIII - Rei dos Rios
O INPE, depois de analisadas as imagens de satélite e modelos de elevação digital do terreno gerados com radar orbital (SAR interferométrico), chegou à conclusão que a nascente do Rio Amazonas se origina em um dos córregos......


Ainda há tempo + Bomba relógio + Evangélicos em pé de guerra + Baita abstenção
O Poder Executivo é muito forte no Brasil, mas depende de um ministério concatenado, de cumprir rigorosamente as leis para não judicializar suas ações e só consegue governar com o apoio da maioria do Congresso....


O crime decide se nós vamos viver + Falta equipes para o novo hospital + Mariana pede 2 bi para vacina de Oxford
DE DENTRO DAS CADEIAS, O CRIME DECIDE SE NÓS, AQUI FORA, VAMOS VIVER OU MORRER......


Semana decisiva de Hildon Chaves + Um caso de maldade + Olho no vizinho! + Maconha peruana
A questão elementar sobre a Amazônia, feita pelo menos desde que sementes de seringueira foram contrabandeadas para o Jardim Botânico Real inglês pelo biopirata Henry Wickham...

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE