Rondônia, - 22:56

 

Você está no caderno - NACIONAL
ex-ministro de lula é preso
Ex-Ministro de Minas e Energia do Lula é preso em operação da PF
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (25), a Operação Fiat Lux (um braço da Lava Jato)
Publicado Quinta-Feira, 25 de Junho de 2020, às 09:49 | Fonte Ligapatriotica 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (25), a Operação Fiat Lux (um braço da Lava Jato) e cumpre 17 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão temporária nos estados do Rio de Janeiro (capital, Niterói e Petrópolis), São Paulo e no Distrito Federal, informa a instituição. Um dos alvos da operação é o ex-ministro de Minas e Energia Silas Rondeau, que atuou no governo do ex-presidente petista Lula. Um deputado federal também estaria entre os alvos de mandado de prisão, informa a CNN. Na capital fluminense, os mandados, expedidos pelo juiz Marcelo Bretas da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, são cumpridos em endereços nobres no Leblon, Ipanema, Recreio dos Bandeirantes e centro da cidade.

Rondeau foi indicado para o ministério de Minas e Energia pelo MDB. Ele esteve envolvido em uma série de gravações obtidas pela PF e em uma delação premiada feita pelo ex-ministro Antonio Palocci. Rondeau deixou o cargo após o surgimento da primeira denúncia de corrupção contra ele, em 2008.


 
De acordo com a PF, o esquema investigado é mais uma etapa que busca atingir os responsáveis por contratos fraudulentos e pagamento de propina na Eletronuclear que não foram abrangidos pelas operações Radioatividade, Irmandade, Prypiat e Descontaminação.

Todas essas foram deflagradas para o cumprimento de mandados contra os nomes envolvidos na organização criminosa que sitiou a companhia.Polícia Federal cumpre mandados de busca em endereço em Ipanema


 
Outro alvo da operação desta quinta, segundo a CNN, é o empresário José Eduardo Telles Villas, acusado de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, corrupção e organização criminosa. No endereço dele, na zona oeste do RJ, os agentes da PF cumprem um mandado de busca e apreensão e um de prisão temporária. Os policiais chegaram ao local por volta das 6h20 em dois veículos.

A investigação da Operação Fiat Lux se baseou na colaboração premiada de dois lobistas ligados ao PMDB, que foram presos em 2017, por ordem da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR.


 
Em 2015, a Operação Radioatividade teve como alvo principal Othon Luiz Pinheiro da Silva, diretor-presidente licenciado da Eletronuclear. Após a prisão dele, o prosseguimento das investigações revelou desvios nas obras da usina Angra 3, com pagamentos indevidos solicitados pelo ex-ministro Moreira Franco.

Segundo as acusações, o esquema contava com a anuência do então presidente Michel Temer (MDB), que chegou a ser preso preventivamente duas vezes em 2019.


 
Othon foi condenado a 43 anos de prisão por Marcelo Bretas, mas hoje está em liberdade pois conseguiu um habeas corpus.





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em NACIONAL


Governo federal sofre pressão para mudar marco de saneamento
O debate se concentra principalmente nos trechos relativos à privatização de estatais e ao repasse de recursos da União para o setor...


Estão abertas as inscrições para o Prouni para o 2º semestre
Estudantes que buscam uma bolsa de estudo em instituições de ensino superior privadas devem acessar o site do programa até sexta-feira (17)...


Paulinho da Força é alvo de buscas em ação da Lava Jato
Ação investiga doação eleitoral irregular de R$ 1,7 milhão ao deputado nas campanhas de 2010 e 2012. Parlamentar diz desconhecer os fatos...


Caixa conclui nesta terça saque da 1ª parcela do auxílio a 1,3 milhão
Com isso, o calendário para a retirada em dinheiro para o grupo de 4,9 milhões (lote 3), que fez o cadastro entre 1º e 26 de maio, termina hoje...

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE