Rondônia, - 16:20

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
CHILE
Sismo de 6,9 registado no Chile ainda sem relatos de vítimas ou danos
O sismo foi registado pelas 3h36 locais (8h36 em Lisboa), a 50 quilómetros a sudoeste de San Pedro de Atacama, cidade que fica na Cordilheira dos Andes do
Publicado Quarta-Feira, 3 de Junho de 2020, às 07:29 | Fonte Observador 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

ULISES RODRIGUEZ/EPA

Um sismo forte de magnitude 6,9 na escala de Richter foi registado esta quarta-feira entre as regiões de Arica e Parinacota e Atacama, no Chile, mas até ao momento não foram relatados vítimas ou danos. 

Segundo a informação divulgada pelo Ministério do Interior chileno, o sismo foi registado pelas 3h36 locais (8h36 em Lisboa), a 50 quilómetros a sudoeste de San Pedro de Atacama, cidade que fica na Cordilheira dos Andes do nordeste do Chile.

O Ministério do Interior chileno, citando o Centro Sismológico Nacional, indica que as características do sismo “não reúnem as condições necessárias para gerar um tsunami nas costas do Chile”. Quanto à intensidade do sismo, foram registados diversos valores, consoante as comunas e regiões, tendo a máxima sido VI (escala de Mercalli), em três comunas da região de Antofagasta.

O sismo foi sentido nas regiões de Arica e Parinacota, Tarapacá, Antofagasta e Atacama. Na região de Arica e Parinacota as autoridades chilenas apontam para valores entre intensidade (Mercalli) entre II e III, na região de Tarapacá entre II e V (nas comunas de Alto Hospicio, Iquique, La Tirana, Pica e El Loa), em Antofagasta as intensidades variaram entre IV e VI e em Atacama entre II e V.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

A escala de Mercalli, que traduz a intensidade, varia entre o Impercetível (I) e Danos quase totais (XII). 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em INTERNACIONAL


Covid-19: Macau alarga isenção de quarentena a nove cidades na Grande Baía
Isenção de quarentena a nova cidades tem a limitação diária de três mil pessoas para estas deslocações, mediante apresentação de ''motivo oficial...


Casos Magnitsky e Khashoggi. Londres sanciona 25 entidades russas e 20 sauditas
Governo britânico anuncia regime de sanções a 49 entidades e indivíduos, incluindo 25 cidadãos russos envolvidos na morte de Sergei Magnitsky e 20 ...


África Subsariana com média semanal de 4.500 novas infeções por HIV em raparigas
Uma média semanal de 4.500 adolescentes e jovens, entre os 15 e os 24 anos, ficaram infetadas com HIV, no ano passado, na África Subsariana...


Costa contra ''critério único'' do Reino Unido para exigir quarentenas
Reino Unido excluiu Portugal da lista de países isentos de quarentena e o impacto no turismo avizinha-se expressivo...

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE