Rondônia, - 22:09

 

Você está no caderno - Porto Velho
Serviços afetados
Serviços afetados pelo coronavírus em Rondônia
Rondônia teve primeiro caso da doença confirmado no dia 19 de março. Governo decretou estado de calamidade pública no dia 20.
Publicado Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, às 09:43 | Fonte G1 RO 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

Diêgo Holanda/G1

Diversas ações estão sendo adotadas por órgãos públicos e empresas do setor privado para evitar a disseminação e o contágio do novo coronavírus. O Governo do Estado decretou no dia 20 de março estado de calamidade pública em Rondônia. A Prefeitura de Porto Velho também decretou calamidade na segunda-feira (23).

O primeiro caso da doença foi confirmado no estado no dia 19 de março em Ji-Paraná.

Entre as ações determinadas pelo documento estão a realização compulsória de exames médicos, o fechamento de alguns estabelecimentos comerciais, a proibição de eventos de qualquer natureza com mais de cinco pessoas, assim como a permanência em áreas de lazer e convivência, inclusive em condomínios e residenciais.

Confira quais outros serviços tiveram alteração no estado:

Hospitais
As visitas a hospitais serão regulamentadas pelas respectivas secretarias municipais de saúde.
Hospitais estaduais tiveram alteração nas regras de visitação. Veja como vai funcionar em cada unidade de saúde.
O Hospital Regional de Vilhena (RO) suspendeu visitas após suspeita de coronavírus na cidade. A proibição vale por 30 dias.
A Maternidade Mãe Esperança, em Porto Velho, alterou os horários de acesso aos visitantes e acompanhantes. Ficará apenas um acompanhante no alojamento conjunto, por 48 horas, sendo de preferência o pai do bebê. Se o pai não puder ficar será disponibilizado um horário de visitação das 15h30 às 16H30 (só para o pai). Todas as visitas externas estão suspensas e a troca de acompanhantes acontecerá das 7h às 8h. Exames e consultas ginecológicas estão suspensas.
Escolas e faculdades
As aulas da rede estadual e de vários municípios do interior foram suspensas por 15 dias, a partir do dia 17 de março, conforme decreto da Secretaria de Educação. O mesmo aconteceu com a rede municipal de Porto Velho.
Várias faculdades de Porto Velho também seguiram o decreto e suspenderam as aulas, como a faculdade FIMCA, São Lucas e Uniron.
As aulas também foram suspensas na rede privada na capital no dia 18 de março.
O Instituto Federal de Rondônia (Ifro) também não vai desenvolver atividades presenciais até 13 de abril.
Já a Universidade Federal de Rondônia (Unir) também paralisou as aulas.
Transportes
Para conter gastos durante a pandemia, a Azul Linhas Aéreas está readequando sua frota e, nesta terça-feira, a empresa suspendeu o voo entre Porto Velho e Manaus.
Os ônibus do transporte coletivo em Porto Velho não poderão carregar mais passageiros que o número de assentos disponíveis, e sempre com as janelas abertas. Também deve ser disponibilizado álcool em gel em todos os ônibus.
Proibido o transporte por mototáxi em todo o estado.
Táxis e motoristas de aplicativos podem transportar apenas dois passageiros por veículo.
A Prefeitura de Ji-Paraná está adotando medidas de prevenção no aeroporto do município. Aqueles que estiveram em cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e São Paulo, onde a contaminação já é comunitária, precisam seguir o protocolo estabelecido com orientações do Ministério da Saúde. A pessoa terá que assinar um documento se comprometendo a cumprir o isolamento em casa
Presídios
As visitas sociais a presos das penitenciárias de Rondônia estão suspensas por 30 dias desde o dia 21 de março. As visitas íntimas estavam proibidas desde o dia 16 do mesmo mês. Além de proibir as visitas e a emissão de novas carteiras de pessoas visitantes, a Sejus determinou que todos os agentes penitenciários passem por triagem de saúde antes de assumirem o plantão carcerário.
Órgãos públicos
O Ministério Público passa a atender em horário reduzido, das 7h às 13h, entre os dias 19 de março e 18 de abril. As demandas recebidas após esse horário serão encaminhadas ao plantão ministerial. Confira os telefones para contato.
O Tribunal de Justiça informou nesta quarta-feira (18) que estão suspensas todas as sessões de julgamento presencial da 1ª Câmara Cível dos dias 24 e 31 de março e da 2ª Câmara Cível de 18 a 25 de março. O atendimento ao público é realizado das 7h às13h.
Os atendimentos foram reduzidos na Polícia Federal nas cidades de de Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena e Guajará Mirim. As emissões de passaportes foram adiadas e os atendimentos a imigrantes são estão sendo realizados em casos de regularização migratória para exercício inadiável de direitos essenciais.
Atendimento ao público nos prédios da Prefeitura de Porto Velho está suspenso por 15 dias.
Atendimento ao públicos está suspenso por 15 dias no Palácio Rio Madeira, Tudo Aqui e Sine.
No Detran, os serviços serão feitos por agendamento prévio a partir de segunda-feira (23). Credenciais terão serviços temporariamente suspensos.
Praças e parques
A prefeitura de Porto Velho anunciou nesta quarta-feira (18) que as visitas ao Parque Natural e ao Parque Adelino da Silva, o antigo Parque Circuito, estão suspensas. A previsão é que as atividades voltem ao normal dentro de 15 dias.
Comércio e indústrias
Teatros, cinemas, boates, danceterias, academias e estabelecimentos de entretenimento de ambiente fechado tiveram o alvará suspenso e não podem funcionar até o início de abril em Porto Velho.
Proibido por 15 dias o funcionamento em todo o estado de bares, teatros, cinemas, clubes, academias, balneários, além de restaurantes e lanchonetes com possibilidade de retirada de alimentos no próprio estabelecimento, além de shoppings e galerias de lojas e comércios não essenciais;
Os comércios que puderem permanecer abertos precisam estabelecer horário para o atendimento exclusivo de idosos e pessoas em grupo de risco;
Para a realização de entrega de produtos a domicílio é necessário que o entregador esteja utilizando máscara, luvas e realize a higienização no veículo ou baú da moto com álcool em gel 70%.
Serviços em geral
As bibliotecas municipais Francisco Meirelles e Viveiro das Letras estão com o atendimento suspenso em Porto Velho até o dia 30 de março.
O atendimento para cadastramento de interessados em castrar cães ou gatos foi suspenso na sede da Secretaria Municipal de Integração (Semi). No entanto, o serviço continua disponível pelo (69) 98473 3320. O departamento responsável fará a convocação para a entrega da guia de encaminhamento ao procedimento de forma limitada, para evitar aglomeração no local.
Em Vilhena, Secretaria Municipal de Assistência Social informou que o atendimento nos setores de Cadastro Único, Bolsa Família e Emissão de RG serão realizados através de agendamento, e que idosos serão atendidos em casa. Dúvidas e agendamentos pelo (69) 3321-1232. 
Onde procurar ajuda?
Em caso de pessoa com suspeita para Covid-19, o secretário estadual de saúde, Fernando Máximo, recomenda que a população priorize o isolamento.

Apresentando os sintomas de coronavírus o correto é ligar para o Disk Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), que atende todo estado pelo 0800 642 5398. Em Porto Velho também está disponível a linha 0800 647 1010.

Dicas de prevenção ao coronavírus
Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Não compartilhar objetos de uso pessoal;
Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

 

Guia de isolamento domiciliar por causa do novo coronavírus — Foto: Arte/G1

Guia de isolamento domiciliar por causa do novo coronavírus — Foto: Arte/G1





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Porto Velho


Procon de Ji-Paraná registra mais de 600 reclamações contra serviços essenciais e privados
Os serviços essenciais e privados dispararam nos atendimentos e reclamações registrados no Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de Rondônia (Procon-RO) de Ji-Paraná......


Empresários devem ficar atentos ao fim da prorrogação de vencimentos do Simples Nacional
Tributos federais referentes a março, abril e maio voltam a ser cobrados a partir de outubro......


Ordem de serviço é assinada para conclusão de pavimentação asfáltica da área urbana de Rolim de Moura
O município de Rolim de Moura recebe a maior obra de pavimentação asfáltica urbana de sua história......


Dsei acata recomendação e irá aprimorar consulta aos indígenas sobre profissionais de saúde contratados
Representantes de aldeias reclamaram de irregularidades e da falta de consulta apropriada a respeito da contratação de profissionais......

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE