Rondônia, - 03:36

 

Você está no caderno - Rondônia
Creches
Três obras de creches estão paradas há quase 5 anos em bairros de Ariquemes, RO
Recurso de R$ 5 milhões para construções veio do FNDE. Município estuda orçamento para assumir as obras; mais de 700 crianças seriam atendidas
Publicado Quinta-Feira, 9 de Janeiro de 2020, às 09:10 | Fonte Franciele do Vale e Rinaldo Moreira 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

Foto: Rinaldo Moreira/G1

Obras de creches, incluindo a Jardim Zona Sul, estão paralisadas em Ariquemes há quase cinco anos.

Três construções de creches estão com as obras paralisadas há quase cinco anos em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. O recurso para os trabalhos veio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o orçamento foi de R$ 5 milhões. Agora, o município estuda financiamentos para assumir as obras.

As creches começaram a ser levantadas simultaneamente nos bairros Jardim Paulista, Bom Jesus e Zona Sul em fevereiro de 2014 e, junto com atrasos, tiveram as obras interrompidas no ano seguinte. A construção localizada no Jardim Zona Sul, por exemplo, está 70% concluída.

A previsão inicial era de que ficassem prontas em seis meses. A estimativa é de que as instituições atendessem mais de 700 crianças da cidade.

A secretária Municipal de Educação, Cleuzini Maria de Jesus, informou à Rede Amazônica que o município vem estudando um orçamento para dar continuidade aos trabalhos e terminar a construção da unidade no Jardim Zona Sul.

"Ficou a cargo do município retomar a construção com recursos próprios. Como temos trabalhado nos dois anos com recursos reduzidos, melhorou por agora. Nós temos o nosso departamento de engenharia para atualização de planilha para podermos licitar e acreditamos que retomaremos pelo menos uma das creches", explicou.

A dona de casa Adelaide Xavier, que é vizinha da obra no Bom Jesus, lamentou o abandono. Segundo ela, há fossas abertas com água tornando-se criadouros do mosquito da dengue, além de saques e vandalismo. "Tem tanta criança que está precisando e está neste estado, jogado", opinou.

A vendedora Janaina Ribeiro disse que está na expectativa da retomada e conclusão da obra da creche na Zona Sul, bairro onde vive. "Ajudaria muitas pessoas, muitas mães. No caso, fica bem mais acessível deixar seus filhos mais perto de casa", reiterou.

Atualmente, Ariquemes atende quase três mil alunos na educação infantil. Há duas unidades educacionais em fase de conclusão: uma para o ensino fundamental, que abrirá 360 vagas, e outra à educação infantil, com mais 180 vagas.

A Rede Amazônica entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC) para saber se há algum planejamento de retomada das obras paradas das creches na cidade. Mas o questionamento não havia sido respondido até a última atualização desta reportagem.

 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Rondônia


Flamengo se acerta com a Inter e fico de Gabigol está por detalhes
Marcos Braz e Bruno Spindel, dirigentes do Rubro-Negro, estão em Milão e se encontraram com diretores italianos para ajustar detalhes da compra ...


Demonstração de métodos incentiva produção de silagem para alimentação do rebanho no período da seca
Com o objetivo de incentivar os produtores rurais a inserir inovações tecnológicas em suas propriedades, a Emater-RO promoveu, no município de Vale do......


MG tem 45 mortes por chuva e mais de 120 cidades em emergência
De acordo com a Defesa Civil, 18 pessoas seguem desaparecidas; relatório aponta que 12.560 pessoas estão desalojadas e outras 2557 desabrigadas ...


Rondônia acompanha operação Yaguaru, no Paraná, e troca experiências sobre a Operação Teixeirão
De 15 a 19 deste mês, o coordenador da Operação Teixeirão II, major Clodomar Rodrigues, viajou para Cascavel no estado do Paraná......

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE