Rondônia, - 05:55

 

Você está no caderno - Artigos
Artigos
A Mostra Sesc de Cinema apresenta nesta quarta Orin: Música para os Orixás + Lenha na Fogueira
Hoje é dia de Santa Bárbara que no sincretismo religioso, corresponde a Iansã
Publicado Quarta-Feira, 4 de Dezembro de 2019, às 18:46 | Fonte Sílvio Santos 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

Divulgação/ Internet

Lenha na Fogueira

Hoje é dia de Santa Bárbara que no sincretismo religioso, corresponde a Iansã

**********

Hoje o Terreiro de Mina de Santa Bárbara o mais antigo de Rondônia, que fica na Vila Tupi tem programação especial: ao meio dia, será servido almoço aos amigos e simpatizantes; as 15 horas: Salve de Santa Bárbara, Voduns e Senhores de Toalha.

As 17 horas, Procissão até a igreja de Nossa Senhora Auxiliadora e às 18 horas, Início da Missa na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora.

*************

As 19 horas retorno ao terreiro, término da ladainha e início do Tambor de Mina para Encantados.

************

O Terreiro de Mina Santa Bárbara fica à rua Ubirajara 234, no bairro Vila Tupi.

************

Iansã representa o arquétipo perfeito da mulher guerreira, aquela que não tem medo de ir à batalha e de se arriscar. Ela muda seu caminho, se julgar necessário, vai à luta e segue como uma figura feminina independente. Aqueles que procuram a ajuda da Orixá encontraram energias de garra e coragem para vender e alcançar os objetivos almejados.

************** 

Santa Bárbara, com quem Iansã se relaciona, é conhecida no catolicismo pelo ciúme descontrolado que seu pai, Dióscoro, tinha por ela. De acordo com a história contada pela Igreja Católica, ele era um homem que não aceitava que sua filha única vivesse no meio da sociedade daquele tempo que ele considerava como corrupta.

*************

Por conta disso, Dióscoro decidiu fechar sua filha Bárbara em uma torre. Isolada de todos, a garota recebia os ensinamentos de tutores em que seu pai confiava. Para ela, aquela situação era como um castigo. Porém, com o tempo, a situação passou a ser vista por Bárbara de outra forma.

************

Lá no alto, a jovem passou a contemplar a natureza e perceber os fenômenos naturais, como as estações do ano, a chuva, o sol, o frio, o calor, os animais e tudo aquilo que compõe o meio ambiente. Esses fatores fizeram com que Bárbara passasse a questionar se tudo aquilo era realmente uma criação de “deuses”, como seus tutores a ensinaram, ou se no fundo existia alguém mais poderoso por trás da criação do mundo.

**************

Com o avançar da idade, Bárbara começou a frequentar a cidade e conhecer o cristianismo, onde se identificou e encontrou respostas para suas inquietações.

************

Foi ali que começou a questionar seu pai e, um dia, em sua cerimônia de batismo, ela fugiu de Dióscoro. Descoberta e denunciada por um pastor, a jovem foi capturada pelo pai e levada até ao tribunal, completamente nua. Nesse momento, um milagre aconteceu. Bárbara foi milagrosamente vestida com um suntuoso manto.

*************

Ainda relativo ao tema temos hoje a noite no Audicine Sesc Esplanada a exibição do filme documentário Orin: Música para os Orixás.

***********

Quer dizer a programação está muito boa neste dia consagrado a Santa Bárbara.

*********

O enterro do Mestre Sala Cabeleira registrou momentos de muita emoção, principalmente quando os sambistas adentraram à capela da funerária cantando sambas em louvor ao nosso maior e melhor Mestre Sala o antônio Chagas Campo.

**********

A emoção continuou junto as homenagens, durante o sepultamento no cemitério de Santo Antônio. Ao toque de lamento do SURDO batido pelo seu filho Júnior o caixão foi baixado, seguido de calorosa salva de palmas e Vivas ao CABELEIRA. Descansa em Paz Mestre!

A Mostra Sesc de Cinema apresenta nesta quarta Orin: Música para os Orixás 

A Mostra Sesc de Cinema cuja programação  em Porto Velho, vai até o próximo sábado dia 7, apresenta na noite desta quarta feira 4, no Audicine Sesc  Esplanada o Documentário: “Orin: Música para os Orixás”.

A programação começa na realidade às 14 horas, com a Sessão Sesc Escola e vai até a noite, com a Sessão Debate, que além de Orin, vai discutir o curta “Quilombo Mata Cavalo”.

Sobre Orin - Os cantos e ritmos de origem africana têm grande influencia na Música Popular Brasileira. 'Orin’ é o nome Iorubá dado às cantigas do Candomblé, que fazem a comunicação entre o mundo material e espiritual. O documentário longa-metragem mostra a trajetória de Iuri Passos, professor de atabaque no terreiro do Gantois e primeiro alabê a conquistar o título de mestre em etnomusicologia pela UFBA. Pessoas ligadas aos terreiros, pesquisadores e artistas como Mateus Aleleuia, Letireres Leite, Gerônimo Santana e Gabi Guedes falam sobre a resistência dessa tradição musical e sua relação com a dança e mitologia dos Orixás.

Mostra Sesc de Cinema

A Mostra Sesc de Cinema tem como objetivo promover a difusão do circuito cinematográfico brasileiro, sendo uma iniciativa de valorização da produção audiovisual no país. Lançada em 2017, conta com representantes de todas as regiões, procurando ampliar o acesso da população a uma filmografia que expresse a diversidade da produção contemporânea.

Na edição de 2019 foram inscritos 1200 filmes, entre curtas, medias e longas-metragens, provenientes de 210 cidades. Deste universo foram selecionadas 42 produções, sendo 10 infanto-juvenis, que compõem o Panorama Brasil. A III Mostra Sesc de Cinema será exibida em todo país até 15 de dezembro de 2019.

Em Rondônia a III Mostra Sesc de Cinema será realizada entre os dias 02 a 07 de dezembro de 2019, no Audicine da unidade do Sesc, Porto Velho – RO. Serão 5 dias de evento, 42 filmes exibidos, quase 25horas de filme, debate com realizadores, 5 sessões com debate, 1 workshop de produção audiovisual, lançamento de livro e 2 apresentações de cinema e música, inteiramente gratuita para população.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 04 DE DEZEMBRO

14h30 (AUDICINE)  SESSÃO SESC ESCOLA

FILMES: Clandestino (SE) Livre 58minO malabarista (GO)
A câmera de João (GO)

16h (AUDICINE)

FILMES:

Abrindo as janelas do tempo (SC)

Almofada de penas (SC) 12anos 75min

Guará (GO) 12anos 21min

18h (AUDICINE)

FILMES

A praga do cinema brasileiro (DF)

Majur (MT) 12anos 80min

Entre parentes (DF)

SESSÃO DEBATE

Orin: música para os orixás (BA) Livre 92min

Quilombo mata cavalo (MT) Livre 15min

DIA 05 DE DEZEMBRO

15h (AUDICINE)

FILMES:

Navios de terra (MG) 12anos 70min

Fabiana (SP) 12anos 80min

18h (AUDICINE)

FILMES

A besta pop (PA) 16anos 90min

No rio das borboletas (AM)

SESSÃO DEBATE

Euller Miller entre dois mundos (PR) Livre 70min

DIA 06 DE DEZEMBRO

FEIRA CASA 378 (Durante a programação)

15h (AUDICINE)

FILMES

Poética de barro (MG) 120min

Estrangeiro (PB) 14anos

18h (AUDICINE)

FILMES

Tipoia (AL)

Aqueles dois (CE) 12anos 65min

Aurora (SE)

Rasga mortalha (PE)

SESSÃO DEBATE

Mateus (PE) Livre 89min

DIA 07 DE DEZEMBRO

15h (AUDICINE)

FILMES

Vivi lobo e o quadro mágico (PR)

Icamiabas (PA) Livre 45min

Hornzz (RJ)

Lily’s hair (GO)

Clandestino (SE)

O malabarista (GO) Livre 58min

A câmera de João (GO)

18h (AUDICINE)

FILMES

Parque oeste (GO) 12anos 85min

SESSÃO DEBATE

Ilha (BA) 14anos 92min





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Artigos


Ao mestre Euro Tourinho, com carinho
Parabéns ao querido amigo e jornalista Euro Tourinho, que mesmo em outra dimensão, completa 98 anos, nesse 17 de janeiro...


A crise no transporte coletivo não é caso isolado
A crise no transporte coletivo urbano de passageiros não é problema único em Rondônia. Em todo o país, o sistema sofre o impacto de.. ...


Surgindo mais um mercado persa em Porto Velho? + Evo quer milícias na Bolívia
ESPAÇO ALTERNATIVO: ESTARÁ SURGINDO MAIS UM MERCADO PERSA NUMA ÁREA NOBRE DE PORTO VELHO? ...


Arte para quê?
A questão do que é a arte e da beleza da arte tem sido um tema sempre permanente nas discussões intelectuais...

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE