Rondônia, - 10:36

 

Você está no caderno - Ariquemes Online
Racismo Estrutural é debatido em Ariquemes
Racismo Estrutural é debatido em Ariquemes
Mais igualdade, empresas e instituições de ensino discutem sobre boas práticas raciais.
Publicado Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019, às 21:19 | Fonte Assessoria de Comunicação 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

Divulgação / Assessoria.

Na próxima quarta-feira (20), o Brasil comemora o Dia da Consciência Negra, data instituída em 2003 no calendário nacional. A Águas de Ariquemes, trabalhando na promoção da igualdade e diversidade racial, por meio do Programa Respeito dá o Tom, neste mês intensificou as ações que reforçam a importância desta temática, com novas aprendizagens e quebra de paradigmas.

 

Desta vez, a concessionária convidou, Ana Sena, mestre em Ciências Sociais e militante da causa. A campo-grandense, abriu a manhã da última quinta-feira (14), palestrando para os colaboradores da Águas de Ariquemes e convidados, sobre o Racismo Estrutural e suas vertentes. A ação, que aconteceu no auditório da Acia, proporcionou trocas de experiências e exemplos práticos do quanto o ariquemense precisa avançar nos direitos que tange a igualdade racial.

A noite, os acadêmicos da FAEMA, entenderam melhor sobre a institucionalização do racismo dentro de um contexto histórico, analisando o impacto no desenvolvimento da identidade cultural brasileira. Ana Sena, conta que a música, a religião, política e gastronomia entre outras áreas foram profundamente influenciadas pela cultura negra.

 

“Acredito ser um tempo de equidade e empoderamento para o negro, valorizar a cultura afro-brasileira, e com ela criar condições para superar o racismo estrutural que impede as pessoas de alcançarem seus objetivos, seja no âmbito profissional, social”, Sena conta ainda que, “mais da metade da população brasileira é negra, porém nas cem maiores empresas do país, somente 5% dos cargos executivos são ocupados por essas pessoas, um reflexo claro do retrocesso, falta de oportunidades e empenho que precisam ser considerados pela sociedade”, finalizou.

 

“É gratificante fazer parte de uma empresa que pensa e age a favor das diversidades raciais, traz um sentimento de pertencimento, falar sobre falta de oportunidades que muitas pessoas só por serem negras não tem, ainda é latente em muitos lugares e instituições”, contou, Bruna Patrícia, analista de planejamento.

 

Alessandro Santos, operador de Estação de Tratamento de Água, que palestrou em diversas cidades nos últimos meses sobre Viés Inconsciente e Colorismo, conta que o programa mudou sua forma de pensar.

 

“A concessionária, desde que lançou o Programa Respeito dá o Tom, todo mês aborda um tema diferente. Em 2019 foram realizadas inúmeras ações, a responsabilidade social de propagar as informações é de cada colaborador, levando respeito e dignidade, a começar por frases e citações populares que discrimina e inferioriza o ser negro, elas devem sumir do nosso vocabulário”, pontuou.

 

Para mais informações sobre o Programa Respeito dá o Tom, desenvolvido nas unidades da Aegea Saneamento, acesse www.aegea.com.br/respeitodaotom





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Ariquemes Online


Jovem Rondoniense da cidade de Ariquemes vai disputar o Miss Trans Brasil 2020
“É com muito orgulho e respeito que estarei representando meu estado no concurso, sei da representatividade e responsabilidade que é estar aqui, prometo dar o meu melhor”, afirma...


Equipes do Bombeiros continuam na tentativa de controlar fogo no antigo lixão de Ariquemes
Ações de combate às chamas já duram 12 dias......


Bombeiros de Ouro Preto, RO, se deslocam para conter incêndio na reserva ambiental Margarida Alves
O fogo começou no fim de semana e já se alastrou pela região. Nova União (RO) não tem uma unidade de Corpo de Bombeiros, por isso conta com auxílio dos profissionais de municípios vizinhos......


Amorim fala de seu posicionamento sobre abertura do comércio de Ariquemes - vídeo
O ex-senador, Ernandes Santos Amorim se posicionou sobre a abertura do comércio em Ariquemes.....

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE