Rondônia, - 14:11

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
Nasa recruta mais cinco empresas para programa espacial CLPS
Entre as selecionadas estão a SpaceX, de Elon Musk, e Blue Origin, de Jeff Bezos
Publicado Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019, às 17:57 | Fonte Olhar Digital 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

 

 

Há cerca de um ano, a Nasa anunciou que estava selecionando nove empresas espaciais para a realização de pequenas missões científicas e de carga à superfície da Lua. Na segunda-feira (18), a agência adicionou mais cinco empresas ao seleto grupo que integrará o programa Commercial Lunar Payload Services, ou CLPS.

 

Muitas dessas empresas, no entanto, nunca haviam feito negócios com a Nasa antes, fato que chamou a atenção de algumas pessoas. "A expansão do grupo de empresas que podem concorrer ao envio de cargas para a superfície da lua impulsiona a inovação e reduz os custos para a Nasa e os contribuintes americanos", afirmou Jim Bridenstine, administrador da agência de exploração espacial. 

A SpaceX, de Elon Musk, e a Blue Origin, de Jeff Bezos, estão entre as selecionadas. A primeira ofereceu à Nasa o uso de sua espaçonave Starship e do foguete Super Heavy, enquanto a empresa do CEO da Amazon ofereceu o foguete New Glenn e o aterrissador Blue Moon, capazes de fornecer mais de 3 toneladas à superfície lunar. Algumas pessoas consideram as ofertas exageradas, pois somente a Starship teoricamente poderia chegar a entregar até 100 toneladas à superfície do satélite da Terra. 

"Este é um programa super legal, poder entregar cargas úteis na superfície da Lua para um cliente. Obviamente estamos entusiasmados com o fato da Nasa ser um cliente em potencial para nosso veículo", disse Gwynne Shotwell, presidente da SpaceX. "O CLPS é uma excelente parte do que queremos que seja feito, a Nave Estelar", concluiu. A executiva revelou que a SpaceX pretende pousar a Nave Estelar na superfície da lua até 2022. 

 

 

Foto: SpaceX/Reprodução

 

 

Entre as surpresas está a Ceres Robotics, empresa pouco conhecida na Califórnia e que está desenvolvendo pequenos veículos de sondagem lunar. Além disso, a companhia conta com Andy Aldrin, filho de Buzz Aldrin, entre seus consultores. 

Nos próximos anos, a Nasa solicitará aos membros do grupo de licitantes propostas para entrega de veículos espaciais, fontes de energia e experimentos científicos, incluindo o Volatiles Investigating Polar Exploration Rover da organização. Os contratos CLPS têm valor máximo acordado de US$ 2,6 bilhões até novembro de 2028, que serão concedidos com base na viabilidade técnica, preço e cronograma. 

"À medida que a Nasa continua se inclinando para a frente e usando serviços comerciais para explorar a lua, queremos o maior número possível de ideias sobre a mesa", disse Steve Clarke, vice-administrador associado de exploração na Diretoria de Missões Científicas da agência. "Estamos realmente no precipício de ver serviços que podem se expandir e florescer, não somente com a Nasa como cliente". 

Via: Ars Technica

 

 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Condor andino conseguiu voar por 5 horas sem bater asas
O maior pássaro voador do mundo — o condor andino — pode ficar no ar por 5 horas e planar mais de 160 km sem bater as asas, segundo uma pesquisa publicada em julho. ...


Twitter engana usuários do iOS ao divulgar nota errada em atualização
Comunicado na App Store informava que a nova versão 8.30 da rede social disponibilizaria limitações nas respostas aos tuítes; no entanto, o recurso ainda não foi disponibilizado para todos os usuários ...


Claro, TIM e Vivo agora têm acordo exclusividade para compra da Oi móvel
Em um acordo anunciado na noite de sexta-feira (7), a Oi informou que Claro, TIM e Vivo agora têm um acordo de exclusividade para compra dos seus ativos móveis. No fim de julho, as três companhias fizeram uma oferta de R$ 16,5 bilhões....


Reddit sofre ataque hacker com mensagens pró Donald Trump
Dezenas de canais do Reddit foram hackeados e modificados com mensagens em apoio à reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump ...

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE