Rondônia, - 03:49

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Notícias da Amazonia
Praças Tenreiro Aranha e Adalberto Vale serão entregues dia 11
A informação foi confirmada, na manhã desta quinta-feira (7), pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Publicado Quinta-Feira, 7 de Novembro de 2019, às 12:41 | Fonte D2 AM Amazônia 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

(Foto: Divulgação)

As obras serão entregues na próxima segunda-feira (11), de acordo com o Iphan

Após período de reformas, as praças Adalberto Vale e Tenreiro Aranha, que culminam com a conclusão da restauração do Pavilhão Universal, que compõe o Centro Histórico da capital amazonense, representante do ciclo econômico da borracha, a chamada Belle Époque, serão entregues nas próxima segunda-feira (11), às 10h30, de acordo com informações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Valorizando esses espaços públicos, as obras foram realizadas a partir da parceria entre os governos federal e municipal, com investimentos das duas fontes. As praças receberam recursos de quase R$ 1 milhão por meio do Iphan, e agora estão renovadas, com condições adequadas de acessibilidade, iluminação e paisagismo.

Também foram feitas melhorias de sinalização e implantação de espaços de lazer, estimulando a permanência da população nestes locais. Além disso, entre as intervenções, também estavam a completa restauração do Pavilhão Universal e sua transferência da praça Tenreiro Aranha para a Adalberto Vale. O espaço terá agora novo uso, como Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Para a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, este é um presente pelos 350 anos de Manaus, concluindo uma importante etapa do esforço conjunto que vem sendo feito pela instituição e a prefeitura para revitalizar e valorizar o Centro Histórico. “Esperamos que os moradores recebam esse presente com alegria e cuidem, junto conosco, desses espaços que são parte tão importante e simbólica da cidade”, celebra.

Com o apoio do Iphan, a administração municipal vem realizando o projeto Manaus Histórica, visando atrair turistas para a cidade e estimular o uso do Centro Histórico.

Importância

Os dois espaços possuem grande importância para a capital. Localizada na Avenida Floriano Peixoto, a Praça Adalberto Vale é um dos primeiros cenários do turista que chega pelo Porto de Manaus. Durante a obra de requalificação, foram encontrados vestígios de trilhos do antigo bonde que cruzava a região, ajudando a contar mais um pedaço da história da capital.

A Praça Tenreiro Aranha, por sua vez, data de 1845 e chegou a ser, durante a década de 1970, um grande estacionamento. Agora recuperada, ela passa a ser mais um espaço de convívio, lazer e contemplação.





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Notícias da Amazônia


NASA alerta que queimadas na Amazônia podem ser mais intensas
NASA alerta que as condições climáticas vão tornar a “paisagem do sul da Amazônia mais seca e inflamável”...


Comissão externa discute situação dos povos indígenas na pandemia
Convidados serão ouvidos por videoconferência ...


Internado em São Paulo com Covid-19, prefeito de Manaus segue sem previsão de alta; quadro é estável
Por vontade própria, prefeito foi transferido para hospital em São Paulo após testar positivo par doença há duas semanas...


Carregador de mercadoria é encontrado morto dois dias após cair em rio na Manaus Moderna
Para a polícia, trabalhadores da região que conheciam a vítima contaram que o homem sumiu na tarde de sábado (11)...

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE