Rondônia, - 10:24

 

Você está no caderno - Rondônia
AGRONEGÓCIO
2º Fórum da Piscicultura discute sustentabilidade e inovação
Evento realizado pelo Sebrae reuniu produtores rurais, estudantes, pesquisadores e autoridades públicas e representantes da cadeia produtiva do peixe
Publicado Quarta-Feira, 9 de Outubro de 2019, às 11:57 | Fonte Assessoria de Comunicação 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

Divulgação / Assessoria.

Para ouvir pesquisadores e as principais lideranças públicas e privadas da cadeia produtiva da piscicultura, produtores rurais de Rondônia se reuniram em Ariquemes durante a segunda edição do Fórum da Piscicultura. O evento, organizado pelo Sebrae, em parceria com a Associação de Criadores de Peixe do Estado de Rondônia (Acripar), reuniu mais de 500 participantes na última semana (4), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia).

 

Do lado das lideranças públicas, os participantes do Fórum ouviram o compromisso do Secretário Nacional de Aquicultura e Pesca Jorge Seif JR para a desburocratização do setor. “Nosso compromisso é tornar todas as atividades relacionadas ao agronegócio mais fáceis aos produtores rurais, em especial a produção de peixes”.

 

O mesmo compromisso foi firmado pelos secretários do Governo de Rondônia de Agricultura (Seagri) e Meio Ambiente (Sedam). “Já temos uma agenda de compromissos com o setor produtivo e estamos trabalhando para tornar a vida do produtor rural mais fácil”, disse Evandro Padovani, da Agricultura. “Já conseguimos acelerar a emissão das licenças ambientais para a piscicultura, mas precisamos avançar ainda mais”, acrescentou Elias Rezende, do Meio Ambiente.

 

Representando o setor produtivo, o presidente da Acripar, Francisco Hidalgo Farina, propôs a criação de um entreposto para a legalização do pescado in natura de Rondônia. “Vamos avançar ainda mais com a criação de um entreposto que possa certificar a qualidade do pescado que sai das nossas propriedades”, destacou.

 

O presidente do Conselho Nacional de Aquicultura da CNA, Eduardo Ono, ressaltou a organização dos piscicultores de Rondônia através do associativismo. “É importante o que está acontecendo em Rondônia. Os produtores rurais estão levantando as demandas do setor e buscando soluções junto ao setor público”, destaca.

 

SEBRAE

O diretor técnico do Sebrae Rondônia, Samuel Almeida, destacou a importância do órgão na consolidação da piscicultura como uma nova potência do agronegócio de Rondônia. “Estamos trabalhando na abertura de novos mercados, na busca de tecnologia para melhorar o desempenho da piscicultura, na transferência de conhecimento e em técnicas de gestão. Tudo isso para que a piscicultura também seja uma realidade nas pequenas propriedades do Estado”, destaca.

 

O analista do Sebrae, Denis Farias, gestor do Projeto de Piscicultura, ressalta a busca da sustentabilidade e inovação na cadeia produtiva do peixe. “Rondônia já é reconhecida pela forma sustentável como produz o pescado, em fazendas, sem agredir o meio ambiente e sem fazer a captura dos peixes nativos dos rios, pois a criação é em tanques escavados. Para avançar estamos buscando técnicas de inovação para os produtores rurais”, esclarece.

 

HOMENAGENS

Durante o Fórum, alguns piscicultores e empresas de Rondônia foram homenageados com a medalha Mérito Rural Rondon que é concedida pelo Governo de Rondônia. São eles: Edson Sápiras (Piscicultor), Elivelton Rodrigues; (Piscicultor), Zaltana Pescados (Piscicultor), Vildemar Xavier (Piscicultor).

 

Também receberam menção honrosa pela realização da primeira edição do Festival Tambaqui da Amazônia: Representantes da piscicultura Agrofish, Edson Sápiras; da Zaltana Pescados  Wilson Guerino Bertoli; pela Acripar, Francisco Hidalgo Farina; representantes da Faperon, Hélio Dias; do Sebrae em Rondônia, Samuel Silva de Almeida; da Sap/Mapa, Jorge Seif; da CNA, Eduardo Ono; Lions Canaã, André Rosseto e representante da Emater Rondônia, Luciano Brandão.

 

Para mais informações sobre as ações do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 98130 5656, InstagramFacebookTwitterLinkedIn e YouTube nos canais Sebrae RO.





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Rondônia


Presidente Laerte Gomes faz entrega oficial da Reforma Administrataiva da ALE ao Tribunal de Contas do Estado
Parlamentar foi recebido pela cúpula do órgão de controle, que parabenizou as novas ações que serão tomadas pela Casa de Leis...


Assembleia Legislativa publica convocação de 40 concursados para várias áreas da Casa de Leis
Convocação foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira e concursados serão empossados após apresentar toda documentação exigida pela Casa de Leis...


Ponte sobre o Rio Jamari coloca em risco motoristas na região de Itapuã do Oeste
Veja a reportagem:...


[27/02/2020] Ministério Público apoia campanha para arrecadação de kits de higiene para casa abrigo e centro de recuperação de mulheres
O Ministério Público do Estado de Rondônia vai realizar no período de 2 a 9 de março uma campanha para arrecadação de kits de higiene para Casa abrigo de Assistência a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, Centro de Recuperação para Dependentes ...

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE