Rondônia, - 17:14

 

Você está no caderno - NACIONAL
Nacional
Anvisa suspende importação de insumo para remédio contra azia e úlcera gástrica
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) suspendeu a importação, o uso e a comercialização do insumo farmacêutico ranitidina,..
Publicado Sábado, 28 de Setembro de 2019, às 11:44 | Fonte Diário de Pernambuco 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

Foto: Pixabay

Imagem ilustrativa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) suspendeu a importação, o uso e a comercialização do insumo farmacêutico ranitidina, medicamento usado no tratamento de úlceras gástricas e azia, fabricado pela Saraca Laboratories Limited, empresa com sede na Índia. O motivo da suspensão é a detecção de uma impureza chamada N-nitrosodimetilamina (NDMA).
 

A ação tem caráter preventivo e cautelar - já que estudos recentes, feitos em animais, identificaram a NDMA como um possível agente cancerígeno humano. A NDMA é uma nitrosamina, substância que pode ser encontrada na água e em alimentos, mas não é esperado que cause danos quando ingerida em níveis muito baixos.

Nos EUA, a agência responsável pela regulação de medicamentos, FDA (Food and Drug Administration), identificou níveis baixos de impurezas em medicamentos, mas ainda não há uma definição do real risco já que as quantidades identificadas são pouco maiores do que as que podem ser encontradas em alimentos comuns.

Com a suspensão, o insumo farmacêutico ativo deste fabricante específico não pode mais entrar no país. Os medicamentos com ranitidina têm perfil de segurança bem estabelecido e são amplamente utilizados para azia e úlceras estomacais. Nesse momento, não há recomendação de suspensão, mas existem vários outros medicamentos utilizados para as mesmas indicações que podem ser usados como alternativas terapêuticas - como o Omeprazol, por exemplo.





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em NACIONAL


Enxame de abelhas lança pânico: Várias pessoas picadas e rua fechada
Várias pessoas foram hospitalizadas e uma rua teve de ser encerrada em Pasadena, na Califórnia, esta quarta-feira quando um enxame com cerca de 40 mil abelhas saiu de colmeias...


Juíza nega multa de R$ 1 mi e bloqueio de contas de associações de PMs
A Promotoria alegava suposta 'inobservância das proibições constitucionais de sindicalização e greve de militares...


Juíza solta irmã de prefeito, presidente de ONG e cinco investigados
A ''Presságio'' investiga supostos crimes de corrupção, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro cometidos por servidores da prefeitura e gestores da ONG CBCN...


Serviço militar aberto às mulheres está em discussão no Senado
O relator escolhido para a matéria foi Esperidião Amin (PP-SC). Em seu relatório, porém, ele afirmou que os gastos extrapolariam a Lei de Responsabilidade Fiscal...

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE