Rondônia, - 03:05

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Notícias da Amazonia
Estados buscam doador europeu contra desmatamento
Após decisão do governo sobre o Fundo da Amazônia, maiores Estados da Região Norte passaram a buscar parcerias diretas com doadores internacionais
Publicado Terça-Feira, 13 de Agosto de 2019, às 09:22 | Fonte Exame Abril 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

(Nacho Doce/Reuters)

Desmatamento: entre os estados há consenso de que a devastação avança e que faltam recursos para fiscalizar e proteger a floresta

Após a decisão do governo federal de paralisar as ações do Fundo Amazônia, sob a justificativa de que teria encontrado supostas irregularidades na condução do programa pelo BNDES, os maiores Estados da Região Norte passaram a buscar parcerias diretas com doadores internacionais para financiar ações de combate ao desmatamento. Há consenso de que a devastação avança e que faltam recursos para fiscalizar e proteger a floresta.

Nas últimas semanas, representantes da Alemanha e da Noruega, os maiores doadores do fundo, se reuniram com integrantes desses Estados para discutir alternativas de repasses diretos, sem a necessidade de passar pelo governo do presidente Jair Bolsonaro.

Os encontros e discussões foram confirmados pelos governadores do Pará, Amazonas e Mato Grosso — que está na área de influência da floresta e integra a chamada Amazônia Legal.

Criado em 2007, o Fundo Amazônia é um programa tocado pelo governo federal, em parceria direta com os países europeus. A possibilidade de o acordo acabar acendeu um alerta nos Estados, que analisam a possibilidade de abrir um canal direto com os doadores internacionais, inclusive sem a participação do BNDES.

Os recursos, avaliam, poderiam ser direcionados, inclusive, a instituições financeiras estaduais, como o Banco da Amazônia (Basa) e o Banco do Pará. “Tudo está em aberto. São possibilidades”, afirmou o governador paraense, Helder Barbalho (MDB).

Por Estadão Conteúdo





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Notícias da Amazônia


Operação do MP mira chefes de organização envolvidos com tráfico e massacre que matou 55 em cadeias de Manaus
São cumpridos três mandados de prisão e sete de busca e apreensão na capital. Operação acontece em nove estados...


Operação do MP cumpre 27 mandados de prisão contra crime organizado no AP
Gaeco cumpre também 37 mandados de busca e apreensão em Macapá, Santana e Porto Grande. Ação acontece de forma simultânea em diferentes regiões do Brasil...


Sine tem 39 vagas de empregos em Rio Branco nesta quinta-feira (15); confira a lista
Candidatos interessados devem ir até a OCA, que fica na rua Quintino Bocaiúva, 299 - Centro...


Homem fica ferido, e picape completamente destruída após acidente com três carros, em Manaus
Colisão aconteceu na madrugada desta quinta-feira (15)...

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE