Rondônia, - 17:48

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
Aracaju é primeira capital brasileira a tornar processos públicos 100% digitais
Projeto vai informatizar todos os processos da gestão do município com o objetivo de auxiliar e agilizar o atendimento da população
Publicado Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, às 10:45 | Fonte Olhar Digital 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=361730&codDep=41" data-text="Aracaju é primeira capital brasileira a tornar processos públicos 100% digitais
  
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

 


A prefeitura de Aracaju (SE) está promovendo uma informatização completa dos serviços prestados por todos os órgãos e secretarias do Poder Executivo Municipal. Com a inovação, o município será a primeira capital do Brasil a adotar uma comunicação pública 100% digital.

O projeto, chamado AjuInteliGENTE, tem como principal objetivo inovar e melhorar a eficiência do atendimento da prefeitura à população. A medida teve início oficial nesta terça-feira, 14, e está sendo aplicada em parceria com a 1Doc, empresa de soluções tecnológicas governamentais.

A aplicação da tecnologia digital na gestão pública visa à economia de recursos financeiros, materiais e humanos e à transparência e acesso à informação para todos os cidadãos. Com a gestão totalmente digital, a comunicação dos moradores da cidade com o poder municipal poderá ser feita a qualquer hora direto de casa. A expectativa é que os mais de 650 mil habitantes de Aracaju tenham acesso a serviços mais ágeis, transparentes e eficientes.

De acordo com estimativas preliminares, a informatização de todos os processos da gestão pública municipal deve gerar uma economia de mais de R$ 190 mil por mês. Isso acontece por eliminar os gastos diretos e indiretos com o uso do papel.

Para o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a iniciativa torna a cidade mais humana, inteligente e criativa. “O maior ganho é seu caráter democrático, uma vez que empodera os cidadãos e promove o acesso direto aos serviços da cidade. O resultado é uma Aracaju mais moderna e inteligente", observa o prefeito.

A primeira etapa de informatização dos processos da gestão de Aracaju contemplará os órgãos com maiores demandas da população. Dentre as pastas, estão a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Secretaria Municipal da Fazenda, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social, além da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, a Empresa Municipal de Urbanização e a Controladoria Geral do Município. 

De acordo com a secretaria de administração da cidade, estima-se que em 12 meses todas as secretárias do município estarão integradas. Memorandos, circulares, pedidos de ouvidoria, registro de protocolos e processos e liberação de alvarás serão alguns dos primeiros documentos e procedimentos digitalizados pela iniciativa, bem como a implementação de assinaturas digitais.

 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Samsung começa as vendas do Galaxy A70 nas lojas brasileiras
Intermediário premium da gigante sul-coreana chega ao Brasil para ser o sucessor natural do Galaxy A7 e custará R$ 2.499...


'Desmembrar o Facebook não resolve nada', afirma diretora operacional da rede social
Sheryl Sandberg também afirma que a plataforma tem planos prontos contra a interferência eleitoral para 2020...


Como um grupo de memes do Facebook mostrou a fragilidade de moderação da rede social
Popular grupo de memes foi banido com base em infundadas denúncias de discurso de ódio no começo da semana; Facebook voltou atrás e reconheceu o erro...


Facebook começa a desenvolver criptomoeda na Suíça, mas por quê?
Libra Networks é uma subsidiária da empresa aberta na Suíça e que deve cuidar de projetos com blockchain...

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE