Rondônia, - 02:45

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
Cidadãos usam WhatsApp para gerar multas de trânsito no interior de São Paulo
Publicado Quinta-Feira, 6 de Dezembro de 2018, às 19:58 | Fonte Olhar Digital 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=357904&codDep=41" data-text="Cidadãos usam WhatsApp para gerar multas de trânsito no interior de São Paulo
  
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

(Foto: reprodução)

 

Uma parceria entre a empresa municipal de trânsito de Sorocaba (Urbes) e as Polícias Civil e Militar permite que multas de trânsito possam ser aplicadas a partir do WhatsApp na cidade do interior paulista. A infração pode ser registrada pelo celular por cidadãos comuns e enviada à Urbes, que pode emitir a autuação.

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, a prática começou na última sexta-feira (30/11). Até a terça-feira (04/11), a Urbes recebera 145 denúncias, que resultaram em sete multas registradas pelos agentes. A infração mais denunciada foi a de veículos estacionados em local irregular. Ela custa R$ 293,47 e soma sete pontos na carteira de habilitação do condutor.

A ideia de usar o app para emissão de multas foi de Jayme Walmer, juiz da 1.ª Vara Criminal do Fórum de Sorocaba., O magistrado enxerga a ação como efetiva para diminuir os abusos dos motoristas no trânsito. A partir da sua proposta, a prefeitura de Sorocaba criou a Ferramenta Virtual contra Infrações de Trânsito, que funciona em parceria com as Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Ministério Público, Poder Judiciário e a Urbes.

Segundo as regras estipuladas, qualquer cidadão pode registrar uma infração de trânsito com o seu celular. A partir daí, ele acessa o aplicativo e envia uma foto, vídeo, áudio ou texto, com o horário e local do ocorrido.

Uma vez recebida a denúncia, os agentes responsáveis apuram se a infração, de fato, existiu, a partir da ativação das equipes de trânsito nas ruas e analisando as imagens enviadas pelos cidadão.

 

Fonte: O Estado de S.Paulo

 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Após 2 anos do WannaCry, risco de novo mega-ataque ainda é real
Cerca de 1,7 milhão de máquinas ainda não instalaram a atualização do Windows que fecha a vulnerabilidade utilizada para difusão do malware...


Hackers coletam informações de pagamento e senhas de 4.600 sites
O grupo de hackers compromete o projeto de código aberto Alpaca Forms e o serviço de análise Picreel ao implantar código malicioso em milhares de sites...


Fabricante do Gorilla Glass estará presente em telas de notebooks e TVs
Com o nome de Astra Glass, o vidro tornará dispositivos de grandes dimensões mais resistentes à quedas, a exemplo do que acontece com smartphones...


Spotify testa recurso semelhante ao Stories do Instagram
O recurso Storyline está em fase de testes. Não há previsão de quando ele pode chegar para todos os usuários...

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE