Rondônia, - 03:14

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
Sheryl Sandberg, diretora do Facebook, ordenou pesquisa sobre George Soros após críticas à rede social, diz jornal
Publicado Domingo, 2 de Dezembro de 2018, às 19:24 | Fonte Gizmodo 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

Jose Luis Magana / AP

 

A diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg, estava diretamente envolvida na decisão da empresa de pesquisar informações sobre o bilionário filantropo e crítico do Facebook, George Soros, informou o New York Times na quinta-feira.

Citando pessoas familiarizadas com o assunto que pediram anonimato para evitar retaliações, o Times informou que Sandberg solicitou especificamente informações sobre os interesses financeiros de Soros. O pedido se deu após as críticas do investidor à rede social durante o Fórum Econômico Mundial em janeiro, quando ele se referiu ao Facebook como uma “ameaça”. Diz o Times:

 

Sandberg, diretora de operações do Facebook, pediu as informações em um e-mail enviado em janeiro ao executivo sênior de políticas e comunicações. O e-mail veio dias depois de um discurso inflamado que Soros fez no Fórum Econômico Mundial, acusando o Facebook e o Google como uma “ameaça” à sociedade e pedindo que as empresas fossem regulamentadas.

Sandberg, que estava no fórum — mas não estava presente no discurso de Soros, de acordo com uma pessoa que compareceu — disse aos subordinados para examinar por que Soros havia criticado as empresas de tecnologia e se ele poderia ganhar financeiramente com os ataques. Na época, o Facebook estava sob crescente escrutínio pelo papel que sua plataforma desempenhara na divulgação da propaganda russa e no fomento de campanhas de ódio em Mianmar e em outros países.

 

O BuzzFeed News informou na quinta-feira que esse e-mail de Sandberg também foi mencionado para a reportagem. Um porta-voz do Facebook confirmou ao BuzzFeed News que a empresa “pesquisou potenciais motivações” de Soros após seus comentários em janeiro, mas não chegou a admitir que realizaria qualquer tipo de ataque subsequente ao bilionário.

“O Sr. Soros é um investidor proeminente, e analisamos seus investimentos e atividades relacionadas ao Facebook”, disse um porta-voz da empresa. “Essa pesquisa já estava em andamento quando Sheryl enviou um e-mail perguntando se o Sr. Soros havia vendido as ações do Facebook.”

Após a publicação da matéria do New York Times sobre a decisão da empresa de contratar a empresa de pesquisa política Definers em 2017 para conduzir investigações de oposição sobre seus críticos, Sandberg inicialmente negou ter qualquer conhecimento sobre a contratação. Mas, na semana passada, em um memorando convenientemente programado para a noite anterior ao Dia de Ação de Graças, Sandberg alegou que as informações sobre a empresa podiam estar contidas em materiais que “passaram por sua mesa”.

No memorando da semana passada, o bode expiatório da empresa — o diretor de comunicações e política do Facebook, Elliot Schrage — assumiu a culpa pela contratação da Definers, bem como pelas consequências das revelações feitas na matéria publicada pelo Times.

“A responsabilidade por essas decisões é da liderança da equipe de comunicações. Sou eu”, ele disse. “Mark [Zuckerberg] e Sheryl confiaram em mim para gerenciar isso sem controvérsia.”

Mas novas reportagens novamente questionam as motivações e o envolvimento do segundo nome na chefia do Facebook. Aparentemente, mais informações parecem sugerir que os chefes da empresa, que haviam negado qualquer conhecimento dos ataques do Facebook a seus críticos, podem saber mais do que eles estão deixando transparecer.

[New York Times, BuzzFeed News]

 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Em São Paulo, quem andar de patinete elétrico na calçada ou sem capacete será multado
Se você trabalha ou passa pela região da Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, sabe que os patinetes elétricos são um sucesso de público....


Conheça o Opera GX, o primeiro navegador de jogos do mundo
O recurso criado terá a finalidade de configuração de jogos e não deve demorar para chegar...


Como ativar as novas funções de privacidade e segurança do Firefox
Versão 67 do navegador da Mozilla traz importantes novidades para lhe deixar protegido na internet. Saiba como ativar estes recursos!...


Novo sistema operacional da Huawei já tem nome; confira
Segundo rumores, o sistema receberá o nome de HongMeng OS e pode ser implementado assim que o suporte do Google for encerrado ...

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE