Rondônia, - 13:54

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Estudantes visitam o Leem no Inpa
Estudantes de Zootecnia da Ufam Campus Parintins visitam o Leem no Inpa
Na última sexta-feira (23), 16 estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam/Parintins) foram acompanhados pelos doutorandos Arlan Paz, Luciana Fé, Fernanda Dragan e Derek Campos para uma visita ao Leem, na qual observaram e realizaram uma série de atividades.
Publicado Terça-Feira, 27 de Novembro de 2018, às 03:56 | Fonte INPA 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=357570&codDep=38" data-text="Estudantes de Zootecnia da Ufam Campus Parintins visitam o Leem no Inpa
  
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

Os alunos da disciplina de Melhoramento Genético Animal foram ao Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular (Leem) para acompanhar na prática o que os pesquisadores realizam no laboratório

 

Na última sexta-feira (23), 16 estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam/Parintins) foram acompanhados pelos doutorandos Arlan Paz, Luciana Fé, Fernanda Dragan e Derek Campos para uma visita ao Leem, na qual observaram e realizaram uma série de atividades.

A professora da disciplina de melhoramento genético animal, Soraya Freitas, contou qual foi o objetivo da visita: “O nosso curso de Zootecnia tem uma vertente voltada para a pecuária, mas o que poucas pessoas conhecem é que também trabalhamos com recursos genéticos do ponto de vista de conservação e preservação, isso reflete no nosso estado, onde a variedade de peixes é enorme. Esse estreitamento com o Leem veio como uma forma de ajudar os alunos a entender esse trabalho com os peixes, onde na academia eles não têm tanto contato”, explicou.

Os acadêmicos tiveram um seminário de boas-vindas, apresentado pelo coordenador do Leem, Dr. Adalberto Val, em que o pesquisador falou sobre a vida dentro da pesquisa, a importância de traçar objetivos e realizar sonhos, e também fez um convite: “Sabemos que não é fácil fazer ciência no Brasil, no entanto, vocês dessa nova geração são o nosso futuro, e quem sabe, depois da graduação não venham trabalhar conosco aqui no INPA”.

 

IMG 4092

 

Após a apresentação, os alunos conheceram as salas climatizadas experimentais que simulam o cenário ambiental para o ano 2100, como previsto pelo IPCC, e também tiveram contato com os equipamentos da bioinformática e biologia molecular, onde acompanharam o processo de sequenciamento genético, entre outras atividades coordenadas pelos pesquisadores do Laboratório.

Arlan Paz comentou sobre a importância dessa ação extracurricular no laboratório: “Foi a primeira vez que fiquei à frente de uma atividade assim. Vejo como algo importante, assim como divulgarmos o que fazemos aqui, tendo um viés social”, relatou o pesquisador.

Rai Vasconcelos, estudante do 7º período de Zootecnia, comentou sobre a sua experiência no LEEM: “Esse fato de conhecer a realidade de pesquisa abre uma possibilidade para fazermos contatos e também da gente se inserir nesse ramo. Eu tenho uma visão de querer valorizar as questões voltadas aos animais silvestres e à piscicultura, pois quero me inserir na área de produção. Durante a visita eu gostei de conhecer o laboratório e acompanhar o processo de extração de DNA”.

Arlan Paz também concluiu falando sobre a importância da socialização da ciência: “Todo mundo que veio conhecer nosso laboratório, além de entender com o quê trabalhamos, enxergou a importância do que fazemos aqui para a sociedade. Eu espero que, cada vez mais, tenhamos iniciativas como essas para mostrarmos nossos projetos e também como uma medida de estimular os estudantes a ingressarem em programas de pós-graduação, além de ser uma medida social”, falou.

 

Por Rayanne Azevedo

 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Notícias da Amazônia


Presidente fala sobre o atendimento médico em distrito indígena de Parintins-AM
O presidente Jair Bolsonaro se manifestou nas redes sociais sobre o apoio médico no distrito indígena de Parintins (AM)....


O terror das queimadas em Amajari-RR deixa rastro de morte
Defesa Civil diz estima que mais de dez propriedades foram afetadas na região....


Auditores fiscais descobrem R$ 820 mil em cargas irregulares em Manaus
As cargas reúnem hidrantes de cobre, engates de mangueiras de incêndio, fios de cobre de telefonia, lápides, moedas antigas, hélices de navio, placas de inauguração de obras públicas e outros objetos...


Governo planeja construção de ponte sobre o Rio Amazonas, hidrelétrica e extensão da BR-163 até o Suriname
Projetos incluem ponte sobre o Rio Amazonas, hidrelétrica e extensão da BR-163 até o Suriname; militares querem marcar posição...

 
 
 

 

Ads Emro Noticias 1



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE