Rondônia, - 15:20

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Estudantes visitam o Leem no Inpa
Estudantes de Zootecnia da Ufam Campus Parintins visitam o Leem no Inpa
Na última sexta-feira (23), 16 estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam/Parintins) foram acompanhados pelos doutorandos Arlan Paz, Luciana Fé, Fernanda Dragan e Derek Campos para uma visita ao Leem, na qual observaram e realizaram uma série de atividades.
Publicado Terça-Feira, 27 de Novembro de 2018, às 03:56 | Fonte INPA 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=357570&codDep=38" data-text="Estudantes de Zootecnia da Ufam Campus Parintins visitam o Leem no Inpa
  
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

Os alunos da disciplina de Melhoramento Genético Animal foram ao Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular (Leem) para acompanhar na prática o que os pesquisadores realizam no laboratório

 

Na última sexta-feira (23), 16 estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam/Parintins) foram acompanhados pelos doutorandos Arlan Paz, Luciana Fé, Fernanda Dragan e Derek Campos para uma visita ao Leem, na qual observaram e realizaram uma série de atividades.

A professora da disciplina de melhoramento genético animal, Soraya Freitas, contou qual foi o objetivo da visita: “O nosso curso de Zootecnia tem uma vertente voltada para a pecuária, mas o que poucas pessoas conhecem é que também trabalhamos com recursos genéticos do ponto de vista de conservação e preservação, isso reflete no nosso estado, onde a variedade de peixes é enorme. Esse estreitamento com o Leem veio como uma forma de ajudar os alunos a entender esse trabalho com os peixes, onde na academia eles não têm tanto contato”, explicou.

Os acadêmicos tiveram um seminário de boas-vindas, apresentado pelo coordenador do Leem, Dr. Adalberto Val, em que o pesquisador falou sobre a vida dentro da pesquisa, a importância de traçar objetivos e realizar sonhos, e também fez um convite: “Sabemos que não é fácil fazer ciência no Brasil, no entanto, vocês dessa nova geração são o nosso futuro, e quem sabe, depois da graduação não venham trabalhar conosco aqui no INPA”.

 

IMG 4092

 

Após a apresentação, os alunos conheceram as salas climatizadas experimentais que simulam o cenário ambiental para o ano 2100, como previsto pelo IPCC, e também tiveram contato com os equipamentos da bioinformática e biologia molecular, onde acompanharam o processo de sequenciamento genético, entre outras atividades coordenadas pelos pesquisadores do Laboratório.

Arlan Paz comentou sobre a importância dessa ação extracurricular no laboratório: “Foi a primeira vez que fiquei à frente de uma atividade assim. Vejo como algo importante, assim como divulgarmos o que fazemos aqui, tendo um viés social”, relatou o pesquisador.

Rai Vasconcelos, estudante do 7º período de Zootecnia, comentou sobre a sua experiência no LEEM: “Esse fato de conhecer a realidade de pesquisa abre uma possibilidade para fazermos contatos e também da gente se inserir nesse ramo. Eu tenho uma visão de querer valorizar as questões voltadas aos animais silvestres e à piscicultura, pois quero me inserir na área de produção. Durante a visita eu gostei de conhecer o laboratório e acompanhar o processo de extração de DNA”.

Arlan Paz também concluiu falando sobre a importância da socialização da ciência: “Todo mundo que veio conhecer nosso laboratório, além de entender com o quê trabalhamos, enxergou a importância do que fazemos aqui para a sociedade. Eu espero que, cada vez mais, tenhamos iniciativas como essas para mostrarmos nossos projetos e também como uma medida de estimular os estudantes a ingressarem em programas de pós-graduação, além de ser uma medida social”, falou.

 

Por Rayanne Azevedo

 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Notícias da Amazônia


Máquina para extração de óleo de andiroba é instalada em comunidade ribeirinha da Amazônia
De alta qualidade e produzido de maneira sustentável, o óleo de andiroba poderá ser comercializado em um futuro próximo...


Contratos do Fundo Amazônia não tem transparência e são inconsistentes, diz ministro
O fundo é gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e tem R$ 1,9 bilhão em projetos sobre redução de emissões...


Rondônia registra mais de mil casos de malária só em 2019
Segundo o Ministério da Saúde, 99% de todos os casos de malária do país se concentram na chamada região Amazônica, formada por nove estados no total....


FAB e Governo do Pará fecham acordo para utilização do Porto Fluvial Brucutu
Medida facilita escoamento de cargas entre a capital paraense e a região afetada pela queda da ponte sobre o Rio Moju...

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE