Rondônia, - 00:44

 

Você está no caderno - Porto Velho
gestão em cooperativas agrícolas
Extensionista da Emater-RO lança livro sobre gestão em cooperativas agrícolas
Extensionista da Emater-RO desde o final da década de 1980, Maria Irenilda tem trabalhado junto às organizações sociais rurais propondo uma reflexão sobre a capacidade de organização
Publicado Quarta-Feira, 7 de Novembro de 2018, às 16:47 | Fonte da Redação 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=356461&codDep=27" data-text="Extensionista da Emater-RO lança livro sobre gestão em cooperativas agrícolas
  
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

Divulgação

Maria Irenilda é extensionista rural da Emater-RO desde o ano de 1987.

A experiência de mais de 30 anos de trabalho da cooperóloga Maria Irenilda de Sousa Dias em atividades de extensão rural resultou em uma abordagem sobre como o modelo convencional de gestão administrativa praticado pelas cooperativas de agricultura familiar tem influenciado nas decisões e no desenvolvimento rural de Rondônia. A obra é fruto de pesquisa junto às organizações sociais rurais e ao trabalho desenvolvido com jovens de Escolas Família Agrícola (EFA) e seus familiares. O livro “Gestão Participativa e Compartilhada: um modelo para as cooperativas da Agricultura Familiar” foi lançado pela editora CRV e já está disponível para compra.

Extensionista da Emater-RO desde o final da década de 1980, Maria Irenilda tem trabalhado junto às organizações sociais rurais propondo uma reflexão sobre a capacidade de organização que leve à prática de um modelo não apenas produtivo, mas de desenvolvimento social e econômico, com gestão participativa e compartilhada.  A ideia é propiciar o envolvimento de toda a família, não somente no trabalho já praticado na propriedade, mas também nas decisões tomadas dentro de casa e nas organizações, inclusive ouvindo também o jovem e permitindo que ele tenha um espaço para deliberar e por em práticas suas ideias.

O livro está dividido em seis capítulos onde a autora detalha cada passo da sua pesquisa e da sua proposta em analisar os modelos de gestão praticados pelas cooperativas e experimentar um novo modelo de gestão compartilhada e participativa. “Fizemos uma análise comparativa do desempenho entre duas das cooperativas envolvidas na pesquisa, enquanto uma delas utilizava o modelo de gestão proposto, a outra se mantinha no modelo convencional, o qual já vinha praticando”, explica Maria Irenilda.

Um novo modelo de gestão compartilhada e participativa.
Um novo modelo de gestão compartilhada e participativa.
Para a cooperóloga, a pesquisa feita por ela deixa evidente que a agricultura familiar é um segmento estratégico para a soberania nacional e que os serviços de assistência técnica e extensão rural são relevantes na preparação das comunidades agrícolas, em especial para gestão de seus empreendimentos. A pesquisa deixa evidente também a influência de um modelo fundamentado na democracia participativa, para a democratização da gestão nas unidades produtivas familiares e sua contribuição para a permanência dos jovens na atividade agrícola e, consequentemente, para a sucessão na agricultura familiar.

Um novo modelo de gestão compartilhada e participativa.

A AUTORA
Maria Irenilda de Sousa Dias é cooperóloga pela Universidade Federal da Paraíba; Sc.M. História, Direitos Humanos, Território e Cultura no Brasil e América Latina pela Universidad Pablo de Olavide (ES); Ph.D. Administração, com ênfase em Gestão de Cooperativas Agropecuárias pela Universidad Nacional de Misiones (AR). Especialista em Gestão Social da Educação Rural e Profissionalização de Agricultores pela Escola Superior de Agronomia de Mossoró; e em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia; Professora colaboradora na Universidade Federal de Rondônia, atuando em projetos de pesquisa, extensão e formação nas áreas de extensão rural e pesqueira, metodologias participativas, cooperativismo e economia solidária. É extensionista rural da Emater- RO desde o ano de 1987.

O livro “Gestão Participativa e Compartilhada: um modelo para as cooperativas da Agricultura Familiar” está disponível para compra aqui.

 

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Wania Ressutti
EMATER-RO





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Porto Velho


Prefeitura de Porto Velho ilumina comunidades rurais e campo de futebol
Trabalho realizado pela Emdur garante mais segurança aos moradores e fomenta práticas esportivas...


Servidores da Upa Leste recebem Moções de Aplausos na Câmara de Vereadores
As moções foram em reconhecimento ao esforço para salvar 11 pessoas vítimas de esfaqueamento...


Contribuinte que pagar o imposto integral até 31 de janeiro terá 20% de desconto
Até o dia primeiro de janeiro a Semfaz entregará os carnês para pagamento...


Bairro Triângulo sai da escuridão após trabalho de iluminação feito pela Prefeitura
Eles passaram quatro anos sem iluminação pública, desde a enchente de 2014...

 
 
 

 

Ads Emro Noticias 1



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE