Rondônia, - 21:24

 

Você está no caderno - Educação
IFRO presente em Ariquemes
IFRO presente em Ariquemes desde a reorganização nacional da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
A sede do Campus localiza-se na Rodovia RO 257, km 13, no sentido Ariquemes a Machadinho do Oeste, e possui atualmente 134 profissionais, sendo 73 docentes e 61 técnicos administrativos e 994 alunos matriculados em cinco cursos técnicos
Publicado Quinta-Feira, 11 de Outubro de 2018, às 14:43 | Fonte da Redação 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=355557&codDep=59" data-text="IFRO presente em Ariquemes desde a reorganização nacional da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
  
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

O município de Ariquemes está fazendo aniversário de 41 anos neste dia 11 de outubro de 2018. Foi com a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), em 29 de dezembro de 2008, que a então Escola Média de Agropecuária (Emarc) fundada em 1981, subsidiada pela Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaureira (Ceplac), transformou-se no Campus Ariquemes, sediando o projeto nacional representado pelo IFRO. A transformação se deu pela Lei 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Realizado processo seletivo, as aulas foram iniciadas em março de 2010, com Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Agropecuária, Alimentos e Informática, sendo os dois primeiros em turno integral); no segundo semestre do ano, foram iniciadas as aulas do Curso Técnico em Aquicultura Subsequente ao Ensino Médio. A partir do segundo semestre de 2011, implantou-se o Curso de Licenciatura em Biologia e cursos técnicos subsequentes a distância, realizados em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), pelo sistema E-Tec Brasil. Ao fim de 2012, teve início o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação e em 2015  o curso de Pós-Graduação Lato Sensu  em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social. No primeiro semestre de 2014 teve início o Curso Técnico Integrado em Suporte e Manutenção em Informática.

O Campus Ariquemes está em fase de expansão de sua infraestrutura, de modo a atender a uma demanda crescente de alunos e a uma maior diversificação de seus cursos, inclusive na modalidade a distância. A exemplo disso, pelo processo seletivo 2018/01 foi implantado no campus o curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica e a Pós-Graduação Lato Sensu no Ensino de Ciências com ênfase em Desenvolvimento Sustentável na Amazônia.

Segundo o Diretor-Geral do Campus Ariquemes, Osvino Schmidt, o IFRO contribui com o desenvolvimento do município ao promover a Educação Técnica e Tecnológica de excelência, congregando Ensino, Pesquisa e Extensão em cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio (Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática, Técnico em Alimentos, Técnico em Aquicultura); Cursos Superiores de Graduação (Ciências Biológicas e Agronomia) e Pós-Graduação (Especialização em Informática na Educação e Especialização em Ensino de Ciências), além de outros Cursos de Formação Continuada – FIC, disponíveis à comunidade.

A sede do Campus localiza-se na Rodovia RO 257, km 13, no sentido Ariquemes a Machadinho do Oeste, e possui atualmente 134 profissionais, sendo 73 docentes e 61 técnicos administrativos e 994 alunos matriculados em cinco cursos técnicos, um superior bacharelado e uma licenciatura. São 14 salas de aula, seis laboratórios da área de informática, física, química e biologia, refeitório, Museu de Arqueologia, reprografia, biblioteca, auditório e miniauditório. Criação de bovinocultura, ovinocultura, suinocultura, piscicultura e horticultura. Além do viveiro, mecanização agrícola, agroindústria da carne, leite, vegetais e frutas.

Para o professor Osvino, o Campus Ariquemes está atento às demandas do município e região, nesse sentido tem trabalhado para expandir a oferta de cursos considerando o potencial produtivo, como é o caso do curso superior em Agronomia, sonho antigo da comunidade ariquemense, que iniciou a sua primeira turma em 2018, ele ressalta a importância do Instituto Federal na produção de pesquisas e na formação de profissionais capacitados e autônomos em áreas estratégicas para alavancar a economia e desenvolvimento sustentável local e regional.

 

 

Ariquemes

Conforme informações da Prefeitura de Ariquemes, em 11 de outubro de 1977, através da Lei nº 6.448, ocorreu a emancipação política com a instalação do município no dia 21 de novembro do mesmo ano.  O nome Ariquemes é uma homenagem a tribo extinta de indígenas Arikeme, que originalmente habitava a região. Com uma população, conforme dados do IBGE, estimada em mais de 106 mil pessoas, o município abriga juntamente com o IFRO uma estrutura educacional no atendimento das demandas de educação superior da região, formada ainda com a Universidade Federal de Rondônia e instituições particulares. Localizado na porção Centro-Norte do Estado, Ariquemes está a 203 quilômetros de Porto Velho. Possuindo grandes atrativos para pessoas empreendedoras, a cidade tem destaque na arrecadação estadual, na pecuária, na produção de café, cacau, guaraná e cereais, mais os setores industriais e de comércio, possuindo ainda área de exploração de cassiterita.

Instalado em uma área com 300 hectares, o Campus Ariquemes é dentro desse contexto regional um ambiente apropriado à produção agropecuária e à instalação do agronegócio, haja vista a qualidade do solo, os índices de precipitação pluviométrica e as reservas naturais existentes. O Chefe do Departamento de Extensão (DEPEX/Campus Ariquemes), Rudimar Giordani Junior, afirma que o “contexto da extensão técnica e universitária traz para a sociedade grande importância e contribuições, pois apresenta o contato dos discentes com a comunidade de Ariquemes e do Vale do Jamari, onde as teorias aprendidas em sala de aula se concretizam. A extensão possui papel fundamental, tanto na vida dos discentes, que colocam em prática tudo o que aprenderam em sala de aula, quanto na vida das pessoas que usufruem deste aprendizado. Torna-se muito gratificante para os que estão na condição do aprender, já que contribuem para um futuro melhor. A população recebe o aprendizado e é beneficiada no que se diz respeito ao desenvolvimento na vida de cada ser, provocando assim, mudanças sociais e econômicas no município de Ariquemes região”.

No campus do IFRO em Ariquemes atualmente há oferta dos seguintes cursos: Nível Técnico Integrado ao Ensino Médio (Agropecuária, Alimentos e Manutenção e Suporte em Informática), Superior Bacharelado (Engenharia Agronômica), Superior Licenciatura (Ciências Biológicas), Subsequente ao Ensino Médio (Aquicultura), Pós-Graduação Latu Sensu (Especialização em Informática na Educação e Especialização em Ensino de Ciências com ênfase em Desenvolvimento Sustentável).

 

Assessoria de Comunicação e Eventos - ASCOM/IFRO
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Reitoria





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Educação


Inep divulga gabaritos do Enem; resultado final sairá em janeiro
...


Caixa prorroga prazo para aditamento de renovação de contratos do Novo Fies
Os estudantes financiados pelo Novo Fies terão até o dia 28 de dezembro para fazer a renovação ou aditamento do contrato....


Estudantes de escola pública criam dicionário de línguas indígenas
Mba’éichapa significa olá na língua indígena guarani....


Instituto Federal de Rondônia lança nova versão do aplicativo ‘IFRO Mobile’
O aplicativo está disponível para celulares smartphones com sistema operacional Android e pode ser baixado através do Play Store. Basta digitar “IFRO Mobile”...

 
 
 

 

Ads Emro Noticias 1



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE