Rondônia, - 14:46

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
Emissora britânica BBC cria solução para acabar com delay entre streaming e TV
Publicado Sexta-Feira, 14 de Setembro de 2018, às 05:35 | Fonte Olhar Digital 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=354086&codDep=41" data-text="Emissora britânica BBC cria solução para acabar com delay entre streaming e TV
  
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

(Foto: Jeshoots)

Chega de ouvir o vizinho gritando gol antes

 

Se você tentou assistir a algum jogo da Copa do Mundo deste ano em 4K, deve ter notado que há um delay considerável entre o streaming e a transmissão na TV. Mas a emissora britânica BBC parece ter encontrado a solução para esse problema.

Trata-se, na verdade, de uma série de técnicas que aperfeiçoam o envio de dados, conforme explicou o engenheiro Chris Poole no blog de pesquisa e desenvolvimento da BBC. Segundo ele, hoje, os conteúdos das transmissões ao vivo pela internet são “divididos em um número de ‘segmentos’”, que são, na verdade, arquivos separados com 4 a 8 segundos de mídia. E uma das ideias propostas pela emissora é, basicamente, reduzir o tamanho deles.

Mas por quê, exatamente? O atraso notado hoje só acontece porque, primeiro, cada uma das partes em que o conteúdo é dividido precisa ser codificada antes de ser distribuída. Não bastasse isso, os aparelhos que reproduzem o material só o fazem depois de baixar os pacotes inteiros e, por vezes, pré-carregar os seguintes. Só isso já adiciona pelo menos 4 segundos ao delay.

A redução no tamanho dos pacotes, porém, implicaria em diminuir a eficiência da transmissão – pense no volume de pacotes a mais que precisariam ser enviados caso eles tivessem apenas 1 segundo. Por isso, a BBC ainda propõe um envio mais “progressivo”, para que os sistemas não precisem baixar todo o pedaço do conteúdo antes de começar a reproduzi-lo.

Parece até uma proposta distante, que dependeria de um recurso que não existe. Mas já há tecnologia para isso, e Poole inclusive cita o sistema de “chunked transfer encoding”, parte do já consolidado protocolo HTTP 1.1, como base para uma das soluções da emissora. O que esse recurso faz é “antecipar” o envio de cada pedaço de mídia, para que o receptor possa reproduzir cada um de forma independente, sem precisar pré-carregar tanto.

Outras propostas da BBC também incluem aproveitar melhor velocidades de conexão mais altas – segundo Poole, o pré-carregamento em bandas mais largas muitas vezes é desnecessário – e otimizar os processos de codificação.

As soluções serão demonstradas em um evento em Amsterdã, o IBC, ainda nesta semana, mas a emissora não deu datas para implementá-las. É de se imaginar, no entanto, que logo consigamos assistir futebol por streaming sem medo de ouvir o vizinho gritando gol.

 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Apple devolve à Irlanda 14.300 milhões em ajudas consideradas ilícitas
A tecnológica norte-americana Apple pagou este ano à Irlanda 14.300 milhões de euros devido a alegados benefícios fiscais considerados ilícitos pela Comissão Europeia....


Facebook constrói 'sala de guerra' para acompanhar eleições ao redor do mundo
...


Apple deve lançar novos iPads ainda este ano, revela código do iOS 12.1
...


O Twitter vai voltar a mostrar tuítes em ordem cronológica, e espere para ver como isso vai ser legal
...

 
 
 

 

Ads Emro Noticias 1



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE