Rondônia, - 14:46

 

Você está no caderno - eleições2018
ferramenta para encontrar ações judiciais
Abraji lança maior ferramenta do Brasil para encontrar ações judiciais citando políticos
A ideia é facilitar o acesso a provas, relatórios, comprovantes e documentos anexados a esses processos para ajudar repórteres em investigações jornalísticas
Publicado Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2018, às 20:13 | Fonte Abraji 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=354063&codDep=74" data-text="Abraji lança maior ferramenta do Brasil para encontrar ações judiciais citando políticos
  
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

Abraji

Publique-se

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lança nesta segunda-feira (10.set.2018) o projeto Publique-se, uma plataforma de busca que reúne documentos de mais de 30 mil processos judiciais cujos textos citam mais de 9 mil políticos brasileiros. Nenhuma outra ferramenta no Brasil até hoje identificou e reuniu tantos processos citando candidatos a cargos públicos.

A ideia é facilitar o acesso a provas, relatórios, comprovantes e documentos anexados a esses processos para ajudar repórteres em investigações jornalísticas sobre candidatos a cargos públicos.

A ferramenta é gratuita e pode ser acessada no endereço publique-se.org.br.

Nesta primeira etapa, o projeto baixou dados de centenas de milhares de ações no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Casos notórios de outros tribunais envolvendo grandes investigações sobre o poder público serão acrescentados numa segunda etapa.

“Houve um imenso esforço de captura e tratamento de dados para possibilitar a busca dentro desses documentos. O que você vai achar ali não são apenas processos que têm determinado político como réu ou investigado, mas todas as referências àquele político dentro de documentos em diferentes processos – mesmo que ele não seja parte naquele processo. Certamente há muita pauta escondida ali”, diz Tiago Mali, coordenador do projeto.

Ser citado em uma ação judicial não significa que o político tenha necessariamente participado de esquema de corrupção ou que tenha tido conduta reprovável. A transparência com relação a essas informações, no entanto, é passo importante para uma fiscalização mais ativa das instituições e dos agentes públicos por parte dos jornalistas. Fizemos uma lista de boas práticas para utilizar os dados do Publique-se.

Idealizado pela Abraji, o projeto contou com parceria da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) na captura e tratamento dos dados e conta com o patrocínio do Instituto Betty e Jacob Lafer.

Como funciona 
A base de documentos da primeira etapa do projeto foi criada a partir de downloads automatizados dos bancos de dados de processos eletrônicos do STF e do STJ. Os arquivos baixados passaram por uma ferramenta de reconhecimento de caracteres (OCR) para que seja possível pesquisar o texto dentro deles – muitos dos PDFs são imagens cujo texto não é pesquisável.

Após a extração de texto, o projeto identificou dentro das milhões de páginas de documentos aquelas que mencionam o CPF de cidadãos que se candidataram a qualquer eleição brasileira a partir de 2006 – são mais de 1 milhão de CPFs diferentes. Foram mantidos na ferramenta apenas os processos que citam dentro do seu texto o CPF de algum político.

A partir desta base, que no momento do lançamento reúne documentos de mais de 30 mil processos, é possível buscar diretamente por nomes de políticos ou fazer uma “busca livre” por termos de interesse que estejam presentes nos documentos de processos que citam políticos.

A primeira rodada de download em massa dos documentos foi feita entre os meses de fevereiro e março deste ano, reunindo todos os processos eletrônicos de diferentes anos presentes nas páginas do Judiciário. Uma segunda rodada, que acrescentará os processos iniciados após esse download, está em andamento e deve ser incorporada à ferramenta antes do primeiro turno das eleições.





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em eleições2018


Datafolha: Garotinho cresce e encosta em Romário no RJ; Paes lidera
A nova pesquisa do instituto Datafolha para as eleições do Rio de Janeiro mostrou o acirramento da disputa por uma vaga no segundo turno entre o senador Romário Faria (Podemos) que se manteve com 14% e o ex-governador Anthony Garotinho (PRP), que p...


Doria amplia vantagem sobre Skaf e lidera em SP com 26%, diz Datafolha
Nova pesquisa do instituto Datafolha, divulgada na madrugada desta quinta-feira 20 pelo jornal Folha de S.Paulo, indica uma ampliação da vantagem do ex-prefeito João Doria (PSDB) na disputa pelo governo do estado, apesar de seguir empatado com Paul...


Datafolha: Bolsonaro, 28%, Haddad, 16%, Ciro, 13%, Alckmin, 9%, e Marina, 7%
Mesmo afastado da campanha nas ruas devido ao atentado que sofreu no início do mês, Bolsonaro avançou de 26%, na última pesquisa do dia 14, para 28% nesse levantamento realizado na terça-feira (18) e na quarta-feira (19)....


TSE usa robôs para ajudar a tirar dúvidas de eleitores
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está usando robôs (bots, no jargão técnico em inglês) para auxiliar os eleitores a tirar dúvidas sobre o pleito de outubro e sobre candidatos....

 
 
 

 

Ads Emro Noticias 1



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE