Rondônia, - 11:01

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Brasil deve preservar Amazônia
Para permanecer potência agrícola, Brasil deve preservar Amazônia
Bioma tem papel crucial nos serviços ambientais do País e necessita de maior atenção do governo federal
Publicado Quinta-Feira, 30 de Agosto de 2018, às 05:19 | Fonte Amazonia.org.br 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=353258&codDep=38" data-text="Para permanecer potência agrícola, Brasil deve preservar Amazônia
  
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

Divulgação - Internet

 

A Amazônia é a maior extensão de floresta tropical, a única que controla seu próprio clima interno, impactando todo o planeta. A biodiversidade do bioma possibilita a manutenção de serviços ecossistêmicos e limpa nossa atmosfera. Mas, para que haja um desenvolvimento social sustentável na região, é preciso uma forte base científica que subsidie políticas públicas que atendam questões relacionadas à população, biodiversidade, meio ambiente e economia. Em entrevista ao Jornal da USP no Ar, Paulo Artaxo, do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física (IF) da USP e membro da equipe do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, que será lançado em 2021, falou sobre a série de eventos que tratam da questão de desenvolvimento da Amazônia.

O professor conta que o último debate aconteceu em Manaus, onde foi discutido o desenvolvimento sustentável do bioma, levando em conta a questão da pesquisa básica, do funcionamento do ecossistema amazônico, os setores empresariais e as ONGs lá presentes. “Hoje a Amazônia sofre uma série de pressões, particularmente do setor agropecuário, que continua a entender que a floresta não tem qualquer valor e que deve-se derrubar a maior fração possível dela para plantar soja ou criar áreas de pastagem. Essa trajetória está levando à destruição muito acelerada do bioma”, esclarece o especialista, que afirma que, em 2017, 8,5 mil km2 de florestas virgens foram desmatadas.

Ele relembra que o Brasil se compromete, através de lei aprovada no Congresso, a reduzir o desmatamento ilegal a zero. Todo o desflorestamento na Amazônia é ilegal. Segundo o professor, quem mais perde com todo o desmatamento são os brasileiros, pois a riqueza da biodiversidade que o ecossistema possui é uma chave fundamental para o nosso desenvolvimento ao longo dos próximos séculos. Ou seja, é extremamente importante que o Brasil siga uma estratégia mais inteligente e não destrua a Amazônia, que deve ser explorada de modo sustentável.

De acordo com o físico, as consequências do que pode acontecer, se não cuidarmos da Amazônia, são muito claras. O ecossistema é um enorme processador de vapor de água que vem do Atlântico Tropical e se transforma em chuva em toda a região do Brasil central e sul, onde se produz grande parte dos alimentos. Uma vez que a floresta é desmatada, esses serviços ambientais, em particular a chuva no sul, são afetados. Portanto, se nós quisermos que o Brasil continue sendo uma potência na produção agrícola, temos que preservar a floresta. É fundamental uma mudança de atitude do governo federal, um reforço no orçamento do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes, que trabalham pela preservação da Amazônia, pela inibição da ocorrência de queimadas e do desmatamento, monitorando o processo de destruição do bioma.

O próximo encontro acontece em 24 de setembro, em Washington, e é uma parceria da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e do Brazil Institute do Wilson Center.

Jornal da USP no Ar, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

 

 

Fonte: Jornal da USP

 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Notícias da Amazônia


Antropólogo destaca conquistas de índios ticuna do Alto Solimões
João Pacheco de Oliveira, que participa do I Congresso Internacional sobre Povos Indígenas em Fronteiras Amazônicas, realiza trabalhos com etnia desde 1974...


Governo prepara MP como opção se leilão da Amazonas Energia fracassar
O governo federal estuda publicar, ainda esta semana, uma medida provisória (MP) autorizando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a escolher uma empresa do setor elétrico para administrar a distribuidora Amazonas Energia a partir de 1º de...


Exército e PF tiram 1.900 garimpeiros de terra ianomâmi
Operação em Roraima apreendeu veículos e 750 kg de ouro em três meses de atividade ...


Comunicadores indígenas contra as fake news
Em tempos de proliferação de notícias falsas via redes sociais e ameaças aos povos da floresta, Rede de Comunicadores Indígenas do Rio Negro traça estratégia para narrar suas próprias histórias...

 
 
 

 

Ads Emro Noticias 1



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE