Rondônia, - 01:30

 

Você está no caderno - Artigos
A eleição ao governo de Rondônia
A eleição ao governo de Rondônia não cansa de surpreender
População descrente Ao chegar em junho à Agência Espacial Internacional para se juntar a colegas da Rússia e EUA, o popularíssimo..
Publicado Sexta-Feira, 10 de Agosto de 2018, às 05:54 | Fonte Carlos Sperança 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=352284&codDep=33" data-text="A eleição ao governo de Rondônia não cansa de surpreender
  
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

 

População descrente

Ao chegar em junho à Agência Espacial Internacional para se juntar a colegas da Rússia e EUA, o popularíssimo astronauta e geofísico alemão Alexander Gerst aproveitou a curiosidade da imprensa para avisar que não temos um planeta B para onde ir: até prova em contrário, a Terra é única.

Fixou impressionado ao rever a Amazônia do espaço e constatar que em ampla área da região o verde-escuro da floresta visto anteriormente foi substituído por um verde mais claro, que denota vegetação mais rala e esparsa.  “A mudança climática não é evidente, não é algo que pode ser visto com clareza da rua, ou que possa ser mostrado em uma foto”, disse.
A amplitude da Floresta Amazônica nem sempre permite a quem vive nela – e principalmente a quem a desconhece – focar corretamente os problemas e encontrar as soluções. Faltam respostas até para questões vitais: por que os minérios estratégicos conseguem ser explorados pelo  comércio clandestino e não beneficiam o desenvolvimento nacional?

Sem que os presidenciáveis apontem soluções para o criminoso saque da biodiversidade regional, a população segue entre temerosa e descrente. O temor aumenta com o avanço da biopirataria se afirma quando persistem até problemas como fiscalizar os barcos irregulares do transporte fluvial.

………………………………

Na renovação

A eleição ao governo de Rondônia não cansa de surpreender, caras pálidas de Vilhena, Quilombolas de Pedras Negras e beiradeiros de Praia do Tamanduá. No apagar das luzes mais dois governadoraveis se apresentaram: 1- Tenente Coronel Charlon da Rocha (PRTB) 2- Valclei Queiroz (PMN). Nomes desconhecidos do grande público, apostando na renovação dos quadros.

Tem laranjas?

Com nove candidatos e sabendo-se que alguns não têm sequer a condição de se eleger a vereador na capital ( a bem da verdade Pedro Nazareno até tentou…) tal é reduzida densidade eleitoral, suspeita-se nos meios políticos que existam alguns candidatos laranjas, lançados para descer o cacete em determinados postulantes de ponta. Será? Se for verdade, a coisa não é novidade.

Não tem

Constato nas andanças pela poeirenta Porto Velho – peguei uma virose por conta de tanta poeira – desde ex-invasões, como a Renascer, Ayrton Sena, Porto Cristo, Setor Chacareiro na Zona Leste, ao Jardim Uirapuru, Gurgel, Caladinho, Castanheiras e Cidade Nova, na Zona Sul, que muitos candidatos a estadual e federal que se acham os caras, não têm os votos que apregoam. Estão blefando. É, de fato, uma eleição muito difícil.

Prejudicadas

Também vejo pesquisas destinadas a aferir a situação dos candidatos a ALE e Câmara dos Deputados prejudicadas nesta temporada por situações atípicas e porque na capital, por exemplo, temos candidatos com boa aceitação num bairro e que são quase desconhecidos num outro. E metade da população não quer votar. Como medir quem será prejudicado com esta situação? E como esta difícil angariar voto…

Sem Pelés

No Vale do Jamari, aonde quatro deputados estaduais vão se pegar na briga pela reeleição, a disputa a Câmara dos Deputados por lá não tem Pelés e fica mais equilibrada. Por isto, o páreo rola entre Claudia Moura (MDB) e Tzias (Solidariedade), e correndo por fora o vice-prefeito Lucas Follador (DEM). Como Claudia depende de padrinho (Confúcio) para se eleger, vejo Tziu mais em condições de se sobressair.

 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Artigos


Os rumos da economia no governo Bolsonaro
O presidente eleito Jair Bolsonaro tem os nomes certos para a execução de uma agenda verdadeiramente liberalizante. Pelo perfil de cada uma dessas figuras, pode-se esperar que o país finalmente progrida no corte de tarifas do imposto de importação....


Nova bancada de Rondônia já articula demandas do Estado
O estado do tráfico “A fronteira é nossa”. Essa apropriação de dísticos nacionalistas como “O petróleo é nosso” e “A.....


“Chegou a Banda, a Banda a Banda… A Banda do Vai Quem Quer”
Prometo que nesta coluna, não escrevei nada sobre o show “Tributo ao Menestrel” que a Funcultural vai realizar amanhã sábado, em.....


Contaminação por plásticos em peixes de água doce na Amazônia
Atenção à ciência Com tristeza, a equipe de cientistas do pesquisador Marcelo Andrade, da Universidade Federal do Pará, descobriu,.. ...

 
 
 

 

Ads Emro Noticias 1



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE