Rondônia, - 11:31

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Encerramento do VII CONIC
Oportunidades na Iniciação Científica e Menção Honrosa marcam encerramento do VII CONIC
No período de 31 julho a 03 de agosto de agosto foram apresentadas 168 pesquisadas realizadas no período de um ano
Publicado Quinta-Feira, 9 de Agosto de 2018, às 08:50 | Fonte INPA 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=352231&codDep=38" data-text="Oportunidades na Iniciação Científica e Menção Honrosa marcam encerramento do VII CONIC
  
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

Fotos: Lailla Pontes – Ascom Inpa

 

Compartilhar vivências na Iniciação Científica e distinguir com menção honrosa os melhores trabalhos de alunos no período de 2016 a 2017 marcou o encerramento do VII do Congresso de Iniciação Científica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) de 2018. Durante uma semana, foram apresentadas 168 pesquisas de graduandos de universidades de Manaus orientados por pesquisadores do Inpa.

Da Mesa Redonda Iniciação Científica: Oportunidades, Desafios e Perspectivas orientadores e ex-bolsistas falaram sobre trajetórias e experiências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Inpa, que este ano completou 27 anos de história. “Este programa funciona como uma ferramenta importante para a iniciação do aluno na vida acadêmica dentro do universo científico”, disse a pesquisadora do Inpa Ana Carla Bruno.

Para a tecnologista do Inpa Genoveva Azevedo, o Pibic ajuda os universitários a darem os primeiros passos e se encontrarem dentro de uma nova área. "Muitas vezes o aluno precisa apenas ouvir uma frase, uma palavra, ou uma dica de incentivo que marcará sua trajetória acadêmica e profissional. Essa diversidade de momentos e de histórias através dessa conversa foi algo muito importante para o fechamento do CONIC", frisou.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Inpa é voltado para o desenvolvimento das ciências a estudantes de graduação. O objetivo é proporcionar aprendizagem e aperfeiçoamento a jovens cientistas, contribuindo para o desenvolvimento científico da Amazônia.

As áreas e subáreas do conhecimento da instituição são: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias (Exatas e Engenharias, Clima e Ambiente, Química de Produtos Naturais); Ciências Biológicas (Botânica, Saúde, Ecologia, Genética, Zoologia I e II); Ciências Agrárias (Agronomia e Recursos Florestais); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Educação Ambiental, Ciências Humanas e Sociais); Multidisciplinar.

Menção Honrosa

O VII Conic agraciou 13estudantes com Menção Honrosa. Um deles foi Ricardo Cabral, que desenvolveu a pesquisa Análise do ciclo de vida do Anophles darlingi (mosquito transmissor da Malária) em um simulador de mudanças climáticas. Veja aqui a Lista Menção Honrosa.

 

 

RicardoeWanderli

 

 

Segundo Cabral, o estudo ajuda a compreender as diversas reações da espécie e das circunstâncias de sua proliferação. Os testes foram feitos com o principal vetor da malária na Amazônia. “Fazer determinados experimentos nos mostrou como essa espécie é mais tolerante às modificações climáticas”, explicou o orientador da pesquisa, o pesquisador do Inpa Wanderli Tadei.

O Programa de Iniciação Científica do Inpa conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que financiam as bolsas de Pibic e Paic, respectivamente.

 

 

Por Ingrydd Ramos – Ascom Inpa

Fotos: Lailla Pontes – Ascom Inpa

 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Notícias da Amazônia


Deputados querem saber do governo sobre criação de reservas em Rondônia
O objetivo, segundo os deputados, é verificar o cumprimento das legislações, tanto estadual como federal, no que se refere à criação de reservas em Rondônia....


ICMBio consegue na justiça reintegração de posse da Flona Bom Futuro
Um grupo de grileiros da região do Vale do Jamari, especializados em invasões de terras públicas e privadas, mediante a disseminação de informações falsas (desafetação, loteamento e legalização de terras invadidas no interior da Flona Bom Futuro).....


Crise em Roraima: Agentes penitenciários queimam pneus próximo ao TJRR
Acesso foi bloqueado na avenida Ene Garcez e em um portão lateral do prédio. Categoria reivindica salários atrasados....


Conselhos aprovam intervenção em Roraima, e Temer assina decreto na 2ª feira
Por lei, conselhos da República e de Defesa Nacional têm de ser consultados sobre intervenção. Segundo ministro da Segurança Instituicional, conselheiros aprovaram por unanimidade....

 
 
 

 

Ads Emro Noticias 1



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE