Rondônia, - 01:19

 

Você está no caderno - Artigos
A jabuticaba política
A jabuticaba política
Fruto que se supõe só existir no Brasil, o MDB é uma espécie de jabuticaba. É no mundo único partido grande que governa em todas as..
Publicado Quinta-Feira, 2 de Agosto de 2018, às 06:04 | Fonte Carlos Sperança 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

 

Fruto que se supõe só existir no Brasil, o MDB é uma espécie de jabuticaba. É no mundo único partido grande que governa em todas as coalizões há mais de 30 anos e nunca venceu uma só eleição presidencial.

Conseguiu entrar em acordo com a ditadura, que o criou e lhe passou o bastão do poder, mas nunca pôde estabelecer um acordo eleitoral direto com o povo para governar nação. Mesmo assim sempre esteve no governo, indo para a cabeça duas vezes e sempre em situações excepcionais: na eleição indireta de Tancredo e no impeachment de Dilma.

A dramática e tensa convenção estadual do MDB em Rondônia talvez tenha apresentado um desfecho modelar para diversos outros estados e também para a difícil homologação de seu candidato presidencial, Henrique Meirelles.

Quando o governo Temer se encerrar, a jabuticaba do MDB terá em seu passivo dois presidentes mais impopulares da história e a possibilidade de constituir uma nova bancada amorfa e sem um projeto nacional. A “ponte para o futuro” acabou virando uma “pinguela para o passado”.

No entanto, poderá mais uma vez ser o fiel da balança da próxima coalizão: o MDB é a matéria-prima do Centrão, uma jabuticabeira de direita com um discurso de “quase esquerda”.

……………………………………

A indefinição

Mesmo com as convenções realizadas na maioria dos partidos importantes, ainda não temos uma definição de vices para a maioria dos candidatos majoritários. Todo mundo catimbando. E o MDB ainda espera um acordo com os tucanos de Expedito Junior e os Democratas de Marcos Rogério, que terão convenção neste final de semana

As especulações

O grande problema dos partidos ainda é a composição das nominatas para a Câmara dos Deputados. O MDB segue buscando reforços entre seus quadros e nas suas alianças para ajustar a reeleição de Marinha Raupp (Rolim) e Lucio Mosquini (Ouro Preto). O problema é engabelar gente para entrar na peleja apenas para servir de escada dos dois medalhões.

Mesmo dilema

O mesmo dilema para reformar sua nominata para a Câmara dos Deputados é encontrado pelo governadoravel tucano Expedito Junior, que só tem Mariana Carvalho (PSDB) e Expedito Neto (PSD) como nomes de ponteira. É essencial para os partidos eleger deputados federais já que deste numero será definido a partilha do fundo partidário já no ano que vem.

Esta sobrando

Já na aliança PDT/PSB/SD/PTB/PP/PR, sobram candidaturas de peso. Além dos atuais deputados Nilton Capixaba (PTB), Luis Claudio (PR), proliferam nomes de estatura, como do ex-prefeito Mauro Nazif (PSB), Jaqueline Cassol (PP), Amir Lando (PSB), Jidaias Tziu (Ariquemes), Silvia Cristina (Ji-Paraná), o ex-prefeito Melki Donadon (Vilhena), entre outros.

Grupo da Morte

Apesar da desgraceira toda na sua convenção, o MDB tem ainda alguma coisa a comemorar. Tem a nominata mais forte a Assembléia Legislativa, que conta com 5 deputados estaduais e mais as candidaturas de Willians Pimentel, Joelna Houden e Zequinha Araujo (Porto Velho). A nominata foi batizada do “Grupo da Morte”, diante da ameaça de pelo menos 3 deputados estaduais não se reeleger.

 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Artigos


E agora “RORO”, como é que fica?
E agora “RORO”, como é que fica? O pessoal da produção do Musical Mamonas, está querendo saber da posição da presidência da.....


O velho e guerreiro João Paulo II
Deixou de ser novidade a superlotação no Hospital João Paulo II, considerado o maior pronto-socorro de emergência do estado de.....


Esse negócio de querer ganhar no grito já não cola
Esse negócio de querer ganhar no grito já não cola. Estou me referindo a ameaça postada pelo particular amigo (do Silvio Santos), Paulo.....


Técnicos aproveitados no futuro governo
Quem estiver fazendo um bom trabalho no atual governo poderá ser aproveitado no governo do coronel Marcos Rocha (PSL), que assume a partir.....

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE