Rondônia, - 20:29

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
'Curativo do futuro' trata e monitora ferimentos automaticamente
Publicado Segunda-Feira, 9 de Julho de 2018, às 11:30 | Fonte Olhar Digital 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=350816&codDep=41" data-text="'Curativo do futuro' trata e monitora ferimentos automaticamente
  
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

(Foto: Universidade Tufts)

 

Já imaginou um curativo que, após colocado sobre um ferimento, consegue acompanhar sua evolução e tratá-lo da forma adequada automaticamente? Pois saiba que este "band-aid do futuro" já existe, pelo menos na forma de um protótipo.

Pesquisadores da Universidade Tufts, em Massachusetts, nos Estados Unidos, são os criadores desta novidade. O curativo usa um microprocessador e pequenos sensores capazes de monitorar sutis mudanças no processo de cicatrização de um ferimento.

A partir destes dados, o próprio curativo, equipado com um coquetel de medicamentos e pomadas em doses microscópicas, é capaz de administrar o tratamento da ferida. Assim, a cicatrização pode terminar mais rapidamente do que sem este tratamento.

O curativo pode detectar, por exemplo, se a ferida "está recebendo oxigênio suficiente, se está no nível de pH correto, qual é a temperatura perto da ferida ou se existe alguma inflamação", explicou Sameer Sonkusale, engenheiro que lidera o projeto, ao site Digital trends.

"Toda esta informação é comunicada a um processador central onde o médico programou a liberação do medicamento, como um antibiótico, ou fator de crescimento, para melhorar a cura", diz Sonkusale. No futuro, um dispositivo como este pode ajudar também na cicatrização de cirurgias e queimaduras.

O pesquisador admite, porém, que o protótipo ainda está longe de ser disponibilizado no mercado.

 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Limite de reenvio de mensagens para 5 pessoas no WhatsApp passa a ser global
Objetivo é combater a disseminação de fake news e a desinformação que vem se espalhando cada vez mais entre os usuários do aplicativo de mensagens....


Desafio dos 10 anos levanta debate sobre reconhecimento facial
Jogo que viralizou no Facebook levantou discussão entre especialistas ...


Contra fake news, WhatsApp limita encaminhamentos
Com 1,5 bilhão de usuários, o aplicativo para Android e iPhone tenta minimizar problemas de disseminação de notícias falsas e boatos...


Fim de uma era: Apple deve abandonar telas LCD em iPhones a partir de 2020
...

 
 
 

 

Ads Emro Noticias 1



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE