Rondônia, - 11:08

 

Você está no caderno - Variedades
Variedades
Rover Opportunity, da NASA, entra em modo de hibernação durante tempestade de poeira em Marte
Publicado Terça-Feira, 12 de Junho de 2018, às 05:53 | Fonte Gizmodo 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

 

Uma enorme tempestade de poeira em Marte forçou a NASA a suspender temporariamente as operações de seu rover Opportunity.

A NASA detectou pela primeira vez a tempestade de poeira quando seu Orbitador de Reconhecimento de Marte identificou traços do  sistema meteorológico emergente em 1º de junho. Em poucos dias, a tempestade cresceu e agora cobre uma área de 18 milhões de metros quadrados, o que é maior que os Estados Unidos. O rover Opportunity, da NASA, está atualmente dentro da região afetada, levando os controladores da missão a suspenderem as operações normais, conforme esperam a tempestade passar.

A situação é, na verdade, bastante perigosa. A tempestade de poeira (não confundir com uma tempestade de areia) está aumentando a opacidade atmosférica, ou “tau”, bloqueando a luz do Sol. Portanto, está muito mais escuro na superfície do que de costume. Em 7 de junho, os níveis de força do rover caíram consideravelmente. O Opportunity usa painéis solares para recarregar suas baterias, então a NASA não teve escolha, a não ser colocar o rover em uma espécie de modo de hibernação, para preservar energia. A agência está tendo que administrar um equilíbrio delicado, garantindo que o rover não fique sem energia enquanto mantém seus aquecedores de sobrevivência de alto consumo — um sistema que protege as baterias do rover e evita que elas congelem no frio extremo.

“É como rodar um carro no inverno para que o frio não enfraqueça a carga da bateria”, escreve a NASA em um comunicado. “Existe um risco ao rover se a tempestade persistir por muito tempo e o Opportunity ficar frio demais enquanto espera que o céu se limpe.”

Essa não é a primeira vez que o Opportunity lidou com uma tempestade de poeira desde que chegou a Marte em janeiro de 2004. Em 2007, o rover passou por uma tempestade parecida, que durou duas semanas. Assim como agora, o rover foi colocado em modo de hibernação, conseguindo sobreviver à provação. O mesmo não pode ser dito sobre a sonda que fazia companhia ao Opportunity, a Mars Spirit, que falhou completamente após uma tempestade de poeira em 2008.

A atual tempestade de poeira parece ser pior do que aquela de 2007 em termos de escurecimento. A de 2007 produziu um valor de tau de 5,5, enquanto a atual já produziu um tau de 10,8. A boa notícia é que o Opportunity parece estar bem, por ora. A sonda enviou um olá para os engenheiros da NASA na manhã de domingo (10) — um sinal encorajador, considerando a intensidade crescente da tempestade. A NASA vai monitorar cuidadosamente os níveis de energia do Opportunity à medida que a tempestade continua.

A temperatura no “Vale da Perseverança”, localização atual do rover, é de cerca de -29 ºC. Contraintuitivamente, tempestades de poeira podem limitar as variações extremas de temperatura vivenciadas em Marte. A poeira rodopiante absorve calor, elevando a temperatura na superfície.

Tempestades de poeira não são frequentes em Marte, mas surgem de tempos em tempos. Esses sistemas geralmente aparecem sem aviso prévio e aumentam rapidamente, com duração de algumas semanas a alguns meses. Durante o verão no sul, o Sol aquece as partículas de poeira, fazendo-as subir mais alto no céu. Isso produz mais vento, o que aumenta ainda mais a poeira, criando um ciclo de retroalimentação.

Caso você esteja se perguntando, o rover Curiosity, da NASA, não está nem perto do Opportunity e não está atualmente ameaçado pela tempestade de poeira. As duas sondas estão separadas por cerca de 8.200 km e em lados praticamente opostos do planeta. É solitário em Marte, mas, conforme essa tempestade ameaça o Opportunity, o Planeta Vermelho de repente parece ainda mais solitário.

[NASA]

Imagem do topo: NASA/JPL-Caltech/MSSS

 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Variedades


NASA detalha o corpo celeste mais distante que já observamos
Ele é muito vermelho e parece um boneco de neve...


Bonobos acasalam por obra das suas mães
Este tipo de chimpanzé tem um comportamento muito próximo do dos humanos, segundo um estudo recente...


Presidente posta foto nas redes sociais de calção e sandálias
Simplicidade. Em casa, Presidente postou foto nas redes sociais comentando o resultado do time do coração, o Palmeiras. ...


SpaceX adia novamente lançamento
Missão levaria 60 satélites Starlink...

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE