Rondônia, - 15:37

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
Internacional
Turquia convoca embaixadores nos EUA e Israel em protesto por Gaza
Publicado Terça-Feira, 15 de Maio de 2018, às 09:27 | Fonte Revista Exame 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=348466&codDep=24" data-text="Turquia convoca embaixadores nos EUA e Israel em protesto por Gaza
  
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

Faixa de Gaza: porta-voz da Turquia chamou de ''massacre'' a morte de dezenas de manifestantes palestinos na região (Ibraheem Abu Mustafa/Reuters)

 

Ancara – A Turquia chamou nesta segunda-feira os embaixadores do país em Washington e Tel Aviv para consultas em protesto pela morte de 55 palestinos durante as manifestações contra a mudança da embaixada dos Estados Unidosem Israel para Jerusalém.

O porta-voz do governo da Turquia, Bekir Bozdag, afirmou que os dois diplomatas voltarão para Ancara em breve. Amanhã, o parlamento do país também fará uma sessão especial sobre Jerusalém.

Além disso, o porta-voz anunciou a convocação de uma reunião de emergência da Organização da Conferência Islâmica (OCI), que reúne cerca de 50 países muçulmanos. A Turquia preside a OCI neste ano.

“O Estado terrorista de Israel e os Estados Unidos, que protegem este Estado terrorista, e todos os que os apoiam serão obrigados a deixar Jerusalém”, afirmou Bozdag ao fazer o anúncio.

A Turquia também pedirá uma sessão da Assembleia Geral da ONU para discutir a mudança da embaixada americana para Jerusalém.

“Mais uma vez, os EUA estão ficando sozinhos e perderam sua qualidade de mediador para buscar a paz na região”, concluiu Bozdag.

Milhares de pessoas convocadas pela organização humanitária islamita IHH foram às ruas do centro de Istambul para protestar contra a mudança da embaixada americana para Jerusalém.

Alguns manifestantes queimaram bandeiras dos EUA e de Israel durante o protesto, gritando que Jerusalém pertence aos muçulmanos.

A IHH organizou em 2010 uma missão que buscava romper o bloqueio de Israel na Faixa de Gaza. A ação terminou com a morte de dez ativistas turcos, mortos pelas forças armadas israelenses.

Poucas horas antes, Bozgad tinha chamado de “massacre” a morte de dezenas de manifestantes palestinos em Gaza. O porta-voz afirmou que os EUA têm a mesma responsabilidade que Israel pela violência.

 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em INTERNACIONAL


Israelenses deveriam ser julgados como criminosos de guerra, diz Irã
...


Turquia acusa Israel de terrorismo de Estado e genocídio
...


EUA bloqueia na ONU pedido de investigação independente sobre Gaza
...


EUA reforçam segurança de embaixadas no Oriente Médio
...

 
 
 

 


 


::: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE